Coberturas

Lançamento da candidatura de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco

Abras

Prefeitura de Belo Horizonte, 15/10/2018
Por Luiza Miranda

O “Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia”, evento promovido pela PBH através da Belotur, aconteceu na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Belotur, no dia 16 de outubro, onde foi lançada a candidatura de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, com a seleção marcada para junho de 2019.

O encontro contou com uma programação voltada para o turismo gastronômico, tendo como foco principal os destinos brasileiros que possuem o reconhecimento de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco. Na ocasião, foram apresentados cases de sucesso, a serem seguidos para o desenvolvimento da candidatura de Belo Horizonte.

Participaram da cerimônia profissionais consagrados no turismo e gastronomia como Marcus José Rocha, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis; Cristina Maseda, secretária de Cultura de Paraty; Mônica Lobato, assessora da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém e Rosa Milagros Ochoa Koepke, diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil.

Segundo o presidente da Belotur, Aluizer Malab, a candidatura contempla o processo de reconhecimento da riqueza gastronômica mineira frente ao Brasil e América do Sul, no que tange ao desenvolvimento urbano sustentável, visando corroborar com o projeto de cidade que está sendo desenvolvido pela Belotur, em que a gastronomia possui um grande valor.

Será elaborado um dossiê reunindo os projetos do Poder Público e do setor privado, a fim de que Belo Horizonte se destaque no setor. As ações do Programa Municipal de Turismo Gastronômico serão elaboradas estrategicamente pela Belotur com o apoio técnico da Comissão de Gastronomia do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Frente da Gastronomia Mineira.

O processo será feito em parceria com órgãos, entidades, empresas e universidades para que os frutos desse intercâmbio de conhecimento possam se refletir na prática das atividades turísticas em Belo Horizonte e consequentemente no sucesso da candidatura. A iniciativa busca colocar a gastronomia da cidade como fator de competitividade entre os destinos turísticos nacionais e internacionais. 

“No dossiê apresentaremos todos os atrativos de Minas Gerais, que inclui os festivais, o café, o queijo, o vinho, a cachaça, a cerveja, os restaurantes e bares, pois nossa cadeia produtiva oferece todas as condições para ganharmos. O crescimento do turismo inclui também o fato de que a partir do momento que você oferece a experiência, como um dos objetivos principais do destino do turista, nada melhor do que proporcionar uma gastronomia forte, para que as pessoas possam, por meio do paladar, terem uma vivência forte com nossas raízes. O desenvolvimento do turismo não é simplesmente projetado, mas sabemos que ele existe, sendo que Belo Horizonte é uma cidade que romperá todas as frentes através da diversidade e do fortalecimento dos seus pilares, que inclui a gastronomia mineira”, concluiu Aluizer Malab.

O premiado chef belo-horizontino Léo Paixão, que será o embaixador da candidatura na capital mineira, ressaltou: “Acho muito importante a candidatura de Belo Horizonte, que é o centro gastronômico de Minas, devido ao fato de que vai gerar turismo, fomento da gastronomia e desenvolvimento do setor. Para ganharmos necessitamos de muita união da cadeia produtiva, dos produtores aos chefs, para mostrar a técnica, tradição e criatividade da gastronomia local. O evento de hoje é muito relevante, para mostrar a todo mundo o que estamos fazendo, assim como a força das pessoas que compareceram na divulgação do mesmo”.

Desde 2004, a Rede de Cidades Criativas da Unesco ressalta a criatividade de seus membros dentro de sete áreas temáticas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. Atualmente, conta com um total de 180 cidades em 72 países, oito delas no Brasil: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), no do design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes folclóricas; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.

O programa possui o objetivo de promover a cooperação internacional entre cidades que investem na cultura e na criatividade como fatores de estímulo ao desenvolvimento sustentável. Para integrar a rede, a cidade deve preparar um plano de desenvolvimento no campo criativo em que a cidade se candidatou. O processo de seleção é feito por dois comitês: um técnico, com representação em cada categoria, designado pela Unesco e um comitê de representantes das cidades já integrantes da Rede, em cada categoria.

A candidatura deve demonstrar o compromisso e a capacidade da localidade em contribuir com os compromissos da Rede. É preciso ainda apresentar um plano de ação realístico, incluindo detalhamento de projetos, iniciativas e políticas a serem executadas nos quatro anos seguintes à admissão ao programa.

Fotos: Thiago Miranda
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