Eventos

O espetáculo TERRA

Rua Campos Sales, 1036, Nova Suíssa - BH

RC2 Teatro Escola

(31) 9 9477 4692

20 reais a inteira e 10 reais meia entrada.

13/01 (Sábado) às 19h30 e 21h00; 14/01 (Domingo) às 19h00 e 20h30.


No espetáculo "terra.", resultado do Curso Avançado da RC2 Teatro Escola, o diretor Guilherme Colina e seu elenco evocam, mais uma vez, os fantasmas sociais que tanto assombram o ser humano. Seguindo a produzir espetáculos inspirados nos elementos constituintes do homem - como o ar e a água -, a terra é o elemento central dessa peça que usufruiu não apenas dos dramas pessoais de cada intérprete - seus fantasmas individuais - para sua criação, como também de um dos maiores dramas vividos pelo país: a política.

O consciente e o inconsciente da personagem central refletem o que somos nós, cidadãos espectadores. A trama, recheada de crítica ao poder hegemônico, ao patriarcado e, sobretudo, ao momento político atual, elucida a lama em que vivemos no Brasil. É preciso clamar por justiça, porém, mais do que isso: é necessário lutar, pois os colonos ainda estão aqui e nos estupram todos os dias.

Com grande experiência no teatro, o premiado Guilherme Colina trocou o palco para dirigir e formar atores, especialmente iniciantes. Nesta segunda vertente cultural, o diretor se consagrou nos espaços teatrais de Belo Horizonte e Região Metropolitana, incluindo grandes palcos como FUNARTE MG e Galpão Cine Horto.

Com sua metodologia pautada na prática da pesquisa teatral, os atores formados por Colina ganham notoriedade profissional, participando de montagens com grande repercussão e fomentando a cena cultural da capital mineira. Como a Cia Intrépidos, parceiros do Rotary International, composta exclusivamente de artistas que são ex-alunos de Colina.

Desde 2014, época em que apresentou ao público sua primeira turma de estudantes de teatro, Colina demonstrou que a arte de interpretar está além dos tablados. Seu ensino é atrelado às questões contemporâneas, com leitura de mundo proveniente dos próprios atores. Com essa proposta, a catarse é vivida tanto pelo público como pelos artistas, instigando análise sobre posturas sociais.

“Além de exercícios que exploram voz, corpo e ambiente para que se tornem um corpo cênico com linguagem e expressão, minhas aulas dão ao ator uma base de pesquisa fundamentada no exercício do teatro. E não apenas a execução de peças e cenas, mas um conhecimento amplo deste exercício”, explica Colina. Com o trabalho consolidado, o diretor possibilita aos alunos condições de ingressarem em cursos técnicos e superiores de artes cênicas com mais segurança. Hoje, são mais de sessenta novos atores em 4 montagens de espetáculo em nível profissional formados pelo diretor e professor.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.