Eventos

Conexões musicais - MUSICAIS Projeto

Avenida Afonso Pena, 1534 - Centro, Belo Horizonte

Conservatório UFMG

(31) 3409-8300

Gratuito

Terça-feira, 16 de abril, às 19h30


O Conexões Musicais exibe no dia 16 de abril, terça-feira às 19h30, o Projeto Vitrine ESMU que consiste na apresentação de uma série de recitais de música de câmara com grupos compostos exclusivamente por professores da Escola de Música da UEMG, de forma a mostrar as possibilidades artísticas da Escola e o potencial de seu corpo docente. O intuito do projeto é contribuir para a divulgação e potencialização da produção artística da universidade, expondo a produção cultural da Escola de Música da UEMG.

Sobre o grupo e os integrantes

Alberto Sampaio

Graduou-se bacharel em Flauta Transversal pela Escola de Música da UFMG, em 1993, na classe do Professor Artur Andrés. Possui Especialização em Música Brasileira (2002), pela Escola de Música da UEMG. Possui Mestrado em Música pela UFMG (2005), sob a orientação do Prof. Dr. Maurício Freire.

É professor há mais de duas décadas da Escola de Música da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, onde atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura. Leciona também na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte, escola em que criou e dirige a Flutuar Orquestra de Flautas e a Flautti Orquestra. Tem sido o regente e arranjador da Orquestra de Flautas em edições sucessivas do Festival Internacional de Flautistas da ABRAF.

Alexandre Silva

Alexandre Silva é clarinetista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e professor da Escola de Música da UEMG. Doutor em Música pela UFMG e bacharel em clarinete pela mesma instituição, é mestre em performance musical, com louvor, pelo Conservatório da Suíça Italiana e licenciado em música pela UEMG. Foi bolsista da Williamson Foundation for Music e da Familien-VontobelStiftung. Paralelamente a atuação performática, desenvolve intensa atividade pedagógica sendo frequentemente convidado a participar de festivais de música e encontros de clarinetistas no Brasil tanto como professor quanto como recitalista. Desenvolveu durante anos atividades pedagógicas sociais voltadas a alunos carentes no Projeto Cariúnas e na Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte, tendo sido também professor da Civica Filarmonica di Valsolda na Itália e professor suplente do Conservatorio della Svizzera Italiana na Suíça, assim como professor substituto na UFSJ. Junto à Oficina Música Viva e ao grupo Sonante 21, desenvolve atividades ligadas à música moderna e contemporânea, tendo encomendado e estreado algumas obras entre elas Mercury para requinta e eletrônica do compositor João Pedro Oliveira. Para além das atividades orquestral, camerística e pedagógica, desenvolve pesquisa ligada aos movimentos dos músicos, tendo trabalho publicado sobre a metodologia da captura dos movimentos dos dedos dos clarinetistas.

Bárbara Penido

Bárbara Penido é doutora em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em canto pela Universidade de Montréal (Canadá) e professora da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Como educadora somática, pesquisa as interfaces entre a pedagogia vocal e o Método Feldenkrais.  Soprano, integrou os elencos de: La Descente d'Orphée aux Enfers de Charpentier, Il Ballo delle Ingrate de Monteverdi (I e II Semanas de Música Antiga da UFMG), Dialogues des Carmélites de Poulenc (Montréal, Canada), Cenas de Óperas Brasileiras de Elomar Mello (Vitória da Conquista, BA) e Chorus Line (São Paulo). Em 2011, passou a fazer parte do Casting database of artists do Cirque du Soleil, tendo participado de audições nos EUA e no Canadá. Atuou como coralista e solista junto ao coro Madrigale (BH) por cinco anos e, atualmente, realiza recitais de música de câmara em duo com o violonista Dudu Barretto.

César Baracho 

César Baracho é saxofonista e professor. Natural de Diamantina-MG, iniciou seus estudos musicais na Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz e frequentou e concluiu o curso técnico em Saxofone pelo Conservatório Estadual Lobo de Mesquita na mesma cidade. Mudou-se para Belo Horizonte para ingresso no curso de Bacharelado em Saxofone pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), tendo como orientador o Professor Dilson Florêncio. É pós-graduado em Educação Musical pela UCAM-PROMINAS (Universidade Cândido Mendes) e atualmente cursa o mestrado em Práticas Musicais pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) onde atua como professor efetivo de saxofone desde 2017. É professor de saxofone no projeto Música de Sarzedo e na orquestra jovem do TJMG/COINJ. Artisticamente, participa de formações variadas tanto da música erudita quanto da popular, tendo atuado em grupos como: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Banda Sinfônica da UFMG, Banda Sinfônica do Pronatec, Gerais Big Band, MG Big Band e Big Band Palácio das Artes.

Fernanda Zanon 

Fernanda Zanon é professora-fundadora do Ateliê da Música e também leciona na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU-UEMG). Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre pela Universidade de Aveiro (Portugal), Pós-graduada em Educação Artística pela Universidade do Porto (Portugal), Bacharel e Licenciada em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolve pesquisa na linha da Educação Musical, tendo realizado trabalhos sobre a ansiedade na performance musical. É participante ativa em diversos congressos, publicando artigos sobre diversos temas. É integrante fundadora do Grupo Quinto, conjunto formado por pianistas que propõe apresentações artísticas inovadoras.

Júnia Canton

Júnia Canton é mestre em performance musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Especialista em Práticas Interpretativas da Música Brasileira" pela Universidade Estadual de Minas Gerais (2002) e Bacharel em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). É professora de piano na Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais desde 1998 e atualmente seus alunos são detentores de mais de 300 premiações em concursos no Brasil, EUA, Alemanha, Itália, Espanha e Bélgica. Atua regularmente como professora ou pianista em festivais nacionais e 

internacionais de música, como por exemplo, no " Internacional Piano Week" na "Cushing Academy", Ashburnham, MA, Estados Unidos em 2015 e 2016, no Festival de Maio de Belo Horizonte desde 2013. Como pesquisadora e intérprete de Almeida Prado, em 2015, foi convidada pela Universidade de Évora, Portugal, para proferir palestra sobre este compositor. Em 2007 e 2008, a convite da diretoria artística da Fundação Clóvis Salgado de Belo Horizonte, atuou como primeiro piano em "Le Noces" de Igor Stravinsk e Catulli Carmina de Carl Orff, para coro, 4 pianos e percussão. Frequentemente, se apresenta como solista ou camerista em cidades do Brasil, EUA, Itália e Portugal. Participou de gravações de CDs, televisão e rádio, destacando-se gravação ao vivo para a rádio portuguesa '' Antena 1" em 2013 e 2014, durante a Semana Internacional de Piano de Óbidos, Portugal. Estudou piano com renomados professores e pianistas brasileiros e estrangeiros atribuindo sua formação aos pianistas Celina Szrvinsk e Luis Senise. É detentora de numerosos prêmios em concursos brasileiros. Atualmente, cursa o Doutorado em Educação Musical pela UFMG.

Miriam Bastos

Miriam Bastos é Doutora em Música pela  UFMG, na linha de pesquisa Performance Musical. Possui Mestrado em Música Brasileira pela UNIRIO e Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1996 atua como docente na Universidade do Estado de Minas Gerais, onde também foi coordenadora do Centro de Extensão, Vice-diretora e atualmente coordena o Centro de Música Brasileira, Nestes 25 anos de trabalho na UEMG tem obtido importantes prêmios de alunos em concursos nacionais e internacionais de piano.  

Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento Musical como: IX Semana Internacional de Piano, em Óbidos, Portugal; Curso Internacional de Pescara – Itália. Em 2007 e 2008 aperfeiçoou-se na Academia de Piano e Música de Câmera de Konz, Alemanha, onde também deu recitais. Participou do Curso de Aperfeiçoamento Musical 2009 em Maenza - Itália. 

Coordenou a série de concertos “Projeto Segunda Musical” realizada no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre 2001 e 2008. Prestou assessoria pedagógica e artística para o Conservatório Municipal da cidade de Patos de Minas de 1994 a 2010; na mesma cidade, idealizou e é diretora artística da série de concertos “Terra Sem Sombra”, que acontece desde 2005 com o apoio da Prefeitura Municipal e grandes empresas como CEMIG e COPASA. Como palestrante foi convidada para ministrar o tema “Música Brasileira para Piano no Século XX” em Konz, Alemanha, 2008, em Maenza, Itália, 2009 e na IUNA- Universidade de Buenos Aires, 2012.

Renata Cicarini

Renata Cicarini, pianista, educadora musical e regente de coral infanto-juvenil, é Mestre em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais, especialista em Educação Musical e Ensino de Artes e Bacharel em piano pela Escola de Música da UFMG.

Desde o ano de 2002, atua como professora de Ensino Superior na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Em 2006, conquistou o primeiro lugar no concurso para pianista no Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, onde atuou por 10 anos.

Na área de Educação Musical, possui vasta experiência em escolas e projetos sociais, como professora de musicalização infantil e regente de coral infantil e juvenil. 

Participou de gravações de CDS de diferentes estilos musicais, erudito e popular.

Apresenta-se em vários eventos artístico-culturais como solista, e também em duos, trios e grupos de Câmara por todo o Estado de Minas Gerais.

Rodrigo Miranda

Rodrigo Miranda é natural de Belo Horizonte, onde iniciou seus estudos de piano em 1982. Depois de concluir o Curso Livre de piano na FUMA – atual UEMG – graduou-se em piano pela UFMG em 2001, sob orientação de Guida Borghoff. Estudou na Hartt School of Music em Hartford, Connecticut, finalizando o Graduate Professional Diploma e o Mestrado em piano, sob a orientação de Luiz Carlos de Moura Castro. Em 2013, concluiu o doutorado em performance pianística pela University of Connecticut, onde foi aluno do Dr. Neal Larrabee. Rodrigo Miranda possui diversos prêmios em concursos de piano, incluindo o Concurso Arnaldo Estrella, o Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares e o Concurso Art Livre. Rodrigo se apresenta regularmente como solista e camerista, e atualmente é professor de piano e pianista colaborador, além de chefe do Departamento de Prática Musical, na Escola de Música da UEMG.

Thaïs Marques

Thaïs Marques é bacharel em Piano pela UFRJ, especialista em Educação Musical, mestre em Piano e doutora em História pela UFMG. Estudou nas classes de Joel Bello Soares, Miriam Grosman e Lucas Bretas. Como pianista, participou de masterclasses de pianistas renomados, como Arnaldo Cohen, Gilberto Tinetti, Fernando Lopes e Maria José Carrasqueira. Atua desde 2000 como docente da Escola de Música da UEMG, onde ministra disciplinas teóricas e das áreas de canto coral e piano.

CONEXÕES MUSICAIS
Projeto Vitrine ESMU
Grupos de Câmara professores ESMU-UEMG
música erudita
Data: 16 de abril de 2024 Terça-feira / Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG Entrada franca. Info: 3409-8300

Foto: Vitrine ESMU


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.