Eventos

Solaris Festival Macacos: música e lazer na natureza

Rua Dona Maria da Glória, 300, São Sebastião das Águas Claras

Vila Solaris Pousada e Eventos

R$ 40 | Os Ingressos podem ser adquiridos com antecedência pelo link www.sympla.com.br/solarisfestival

Domingo, 30/4, das 13h às 23h


Aproveitar uma tarde de outono em meio à natureza e às boas companhias, numa das pousadas mais charmosas de Macacos, tomando um chope artesanal e curtindo música autoral de qualidade. Essa é a ideia do Festival Solaris Macacos, cuja segunda edição acontece no próximo domingo, 30/4, com uma programação musical que conta com Wilson Sideral, Maurinho e os Mauditos, Javalli, Falcatrua e Pedro Morais, Preto Massa, Poison Gas e Ben Roots. Discotecagens (com Motoca, Leandro Rallo e Humberto Bosser), motos customizadas, foodtrucks, chopes e drinks também dão o tom da festa, que vai das 13h às 23h, na Vila Solaris Pousada e Eventos, em São Sebastião das Águas Claras.

Criado no ano passado, o festival é fruto da parceria entre o arquiteto e proprietário da pousada, Roy Ziviani, e o músico, fotógrafo e produtor musical JP Sofranz. “Eu fiquei hospedado na pousada, depois de um trabalho de carnaval, e conheci o Roy. Ele também tem toda uma ligação com música, sua mãe, Neyde Ziviani, é professora de canto. E, numa conversa, tivemos a ideia de criar o festival”, conta JP. “Como a pousada é muito perto de BH, sempre a imaginei como um local de eventos. E isso vem se realizando nos últimos anos com eventos de música, gastronomia, casamentos. Nesse processo, pintou o festival e a parceria com o JP”, completa Roy.

A primeira edição contou com shows de nomes como Tianastácia, Affonsinho e Pequena Morte, entre outros, e foi gravada pelo projeto Sofar Sounds, que divulga o trabalho de bandas autorais do mundo inteiro. “Tivemos um público bem legal, e o retorno foi incrível. Muitos disseram que nunca tinham ido a um evento parecido, já que a pousada é inserida numa área de muito verde, tem cachoeiras próximas, o palco é montado no deck da piscina. É um clima diferente”, comenta JP. “Como é uma em meio à natureza, temos também toda uma preocupação com o meio ambiente, fazendo um evento limpo e sustentável”, pontua Roy.

Segundo JP, o line-up da segunda edição foi montado de acordo com a afinidade musical e o interesse das bandas em participar do evento. “Muitos músicos vieram curtir o festival no ano passado e pediram para participar da próxima edição”, afirma. Para Roy, a programação tem opções para todos os gostos. “Tem o Poison Gas, banda de rock, com músicos bem jovens; o Preto Massa, que é formado por músicos que já passaram por bandas como o Pato Fu e Cidade Negra; o Javalli, que vai mais para a linha do country; o Ben Roots, que já aposta no reggae; o Falcatrua, que vai se apresentar junto com o Pedro Morais, outro grande nome da nossa música atual; o Maurinho Nastácia e o Sideral, que dispensam apresentações”, comenta Roy.

JP lembra, ainda, que o evento integra outras atrações para além da música. “Neste ano, o Super Enduro Brasil, de mountain bike, vai acontecer na região. São mais de 100 atletas inscritos, do Brasil e do exterior, coordenados pelo campeão sul-americano Thiago Boaretto, que criou pistas incríveis prometendo inserir o Arraial de Macacos na rota deste esporte”, conta JP, ressaltando que o público do festival também poderá conferir de perto a prova ciclística.

O festival recebe, ainda, a feira de doação do projeto AuQueMia, que busca promover a integração dos animais de rua à sociedade. “Não é só pela música. Tem a gastronomia, o contato com a natureza. É um momento para relaxar, uma pausa no cotidiano, que todos nós precisamos. Por isso, também, queremos ampliar a periodicidade do festival, fazendo pelo menos duas edições ao ano”, revela Roy.

Foto: Thiago Albuquerque


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.