Eventos

Me Mostra Livre – Mostra de Cenas Curtas do Teatro em BH

Av. Afonso Pena, 1.537

Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes

(31) 3236-7400

Entrada Gratuita

15 a 17 de maio - 19h às 22h30


Com o objetivo de propor um lugar de experimentação de suas criações artísticas, os alunos do curso de Artes Dramáticas doCentro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, promovem do dia 15 a 17 de maio a segunda edição da Me Mostra Livre, mostra de 16 cenas curtas produzidas inteiramente pelos estudantes.

Até a criação da Me Mostra Livre no ano passado, os alunos do curso de Teatro só fariam uma montagem autônoma no terceiro ano de curso. Portanto, a mostra vem como um espaço experimental, criador e democrático, proporcionando essa experiência de criação no começo dos estudos dramatúrgicos dos estudantes.

As cenas são concebidas pelos alunos, da primeira ideia até o resultado final, apresentado no palco, incluindo aspectos técnicos como iluminação e sonorização, com supervisão e orientação técnica do Coordenador da Escola de Teatro, Geraldo Octaviano.

O coordenador ressalta que os estudantes são incentivados a desenvolver autonomia como jovens artistas da cena teatral de Belo Horizonte, mas que atua como um orientador para ajudá-los a manter o padrão técnico da Fundação Clóvis Salgado. “Cobri com os alunos o cerco da profissionalização das relações da mostra com o Teatro João Ceschiatti, fazendo reuniões, documentações técnicas e mapa de luz, como se fosse uma produção real, de fora da casa”, comenta. “O aluno vai atuar numa cena, cuidar da iluminação em outra e dirigir na próxima. É uma experiência cooperativa rica e completa para os alunos, que tiveram uma vivência muito positiva na última edição.

Neste ano eles estão mais preparados e, portanto, vieram com uma proposta mais ousada. ”, completa o Coordenador do Programa de Residência para Pesquisas Artísticas do Cefart, Fabrício Martins. Para ele, os alunos saem da zona de conforto de ser dirigidos por professores e ganham um lugar de protagonismo.

Segundo Geraldo, outro avanço interessante em relação à mostra de 2017 é a parceria firmada pelos alunos com o Teatro Universitário da UFMG. Quatro das 16 cenas que serão apresentadas na Me Mostra Livre virão na íntegra da Mostra Tu, mostra do Teatro da UFMG. “Fazer esse vínculo é muito interessante, já que tínhamos dificuldade de fazer essa troca devido aos cursos serem no mesmo horário”, comenta.

Kaka Corrêa, aluno do segundo ano do curso de teatro e um dos organizadores das duas edições da Me Mostra Livre vê o evento como um espaço necessário de experimentação artística. “A iniciativa vir de dentro da Fundação é algo muito importante, e muito além disso, ela faz com que criemos autonomia e independência, porque nós participamos de todo o processo, de pré-produção à realização das peças, incluindo até mesmo a seleção de figurinos”, comenta.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.