Eventos

Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura - 7ª edição

Praça da Liberdade, 10, Funcionários – BH/MG

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura

(31) 3289-8900

Entrada Gratuita

16 de maio de 2018 - 19h30 às 21h


O design faz parte do nosso cotidiano – nas construções urbanas, na moda, nos móveis e nos objetos que utilizamos. Em todo o mundo a Itália é conhecida por um design que se destaca na forma e no sentido estético. Para falar sobre este assunto aCasa Fiat de Cultura traz no dia 16 de maio o renomado designer Peter Fassbender, para participar do programa de palestras Quartas Italianas. Com o tema “A influência do design italiano no cotidiano brasileiro” Fassbender mostrará como o traço italiano mudou a moda, os automóveis e diversos produtos no país. A palestra será realizada das 19h30 às 21hcom entrada gratuita e espaço limitado a 200 lugares. Distribuição de senhas a partir das 18h30.

Peter Fassbender é diretor da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) Design Center Latam, apaixonado pelo design italiano e responsável pela criação dos últimos lançamentos da Fiat para a América Latina: os carros Uno, Mobi, Toro, Argo e Cronos, que ganharam diversos prêmios nacionais e internacionais de design. Na palestra o especialista irá mostrar como a origem do design de um produto pode, ainda que de forma inconsciente, influenciar o consumidor no momento da compra. “O típico design italiano, particularmente, traz uma diferenciação baseada em um modo de raciocínio, pensamento e metodologia com raízes muito específicas”, explica o designer. O público descobrirá, assim, a importância que este atraente design ganhou no dia a dia brasileiro.

Desde 2015 o programa Quartas Italianas apresenta palestras gratuitas de especialistas em arte, história, música, cinema, design e literatura italiana e mais de duas mil pessoas já participaram da iniciativa. O ciclo de palestras é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Consulado Italiano em Belo Horizonte, e uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com o apoio da Fiat Chrysler Automobiles, Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações, Banco Safra, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Peter Fassbender

Formou-se em Design Industrial com especialização em Design Automotivo na Fachhochschule Pforzheim, na Alemanha, e, em 1989, foi para a cidade de Turim por seu amor e paixão pelo design italiano. Trabalhou por 12 anos no Centro Stile Fiat, onde ocupou o cargo de Chief Designer Exterior para a marca Fiat. Em 2002, mudou-se para a Fiat Automóveis S/A no Brasil para fortalecer o Centro de Estilo da América Latina em Belo Horizonte, parte do Centro de Desenvolvimento de Engenharia Giovanni Agnelli, que foi o primeiro e único Centro de Design da Fiat fora da Europa e hoje é um dos pools globais de Design da FCA e responsável pela região da América Latina. Atualmente Fassbender é diretor da FCA Design Center Latam.

Casa Fiat de Cultura

Há 12 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, algumas das mais relevantes e prestigiadas exposições já realizadas no Brasil. Foram mais de 40 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea. Sua contribuição à renovação da produção artística e à formação de público se estende por meio de uma programação diversificada de música, palestras e de um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre. A Casa Fiat de Cultura integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Em sua sede no histórico edifício do Palácio dos Despachos apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 350 mil participaram de suas atividades educativas.

Fundação Torino

A Fundação Torino atua como Escola Internacional, da educação infantil ao ensino médio, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, oferecendo dupla diplomação aos seus alunos. Há 42 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, possibilita o ingresso dos alunos nas mais conceituadas universidades do Brasil e da União Europeia, além de prepará-los para os exames de seleção das melhores universidades das Américas. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes e tecnologia, dentre outros.

Foto: Studio Cerri


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.