Eventos

“Itinerário de uma aposta coletiva"

Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes

Galeria de Arte BDMG Cultural

Entrada Franca

19 de maio - 19hrs


Na próxima sexta-feira, 19 de maio, às 19h, o BDMG Cultural realizará a abertura da exposição Itinerário de uma aposta coletiva, do coletivo Casagravada Ateliê & Escola de Gravura. A mostra apresentará xilogravura, gravura em metal e serigrafia. A exposição ficará aberta à visitação de 20 de maio a 21 de junho, com programação paralela desenvolvida pelos próprios artistas.

A exposição é resultado da união de artistas pela pesquisa da gravura. “A gravura precisa de espaço e maquinário, que custam caro. Então ela traz essa característica de formar coletivos. É normal que os artistas se unam. Por isso, a Casagravada nasceu, porque até então não havia espaço coletivo destinado a gravura em BH”, explica Carolina Mazzini, integrante do grupo.

Essa mostra, em especial, é um relato em forma de estampas do itinerário da aposta de um sonho, que só é possível ser realizado pela força da ação coletiva. Além de Carolina, o Casagravada é composto por Alessandro Lima, Ana Feria, Ana Kossoski, Betho Freitas, Eduardo Rosa, Gizelle Cândido, Luiza Pacheco, Jaider Laerdson, Rafael Casamenor e Tales Bedeschi. A exposição apresenta obras individuais, que expressam um pouco de cada artista na gravura do outro, que se contamina pela troca de experiências, técnicas e convivência. “Por mais que cada um tenha a sua poética, trabalhamos juntos. Então algumas vezes um dá ‘pitaco’ no trabalho do outro. Essa contaminação acontece por estarmos juntos há muito tempo”, afirma Carol.

Além dos trabalhos individuais, a exposição contará com uma obra inédita, criada para a Galeria de Arte BDMG Cultural, produzida com a técnica da xilogravura e com a participação de todos os artistas. A xilogravura consiste em fazer sulcos na madeira para proporcionar um contraste entre o claro e o escuro.

A Casagravada representa três anos de resistência, esforço e dedicação de onze gravadores, vários amigos e parcerias, e de uma iniciativa cultural independente, alimentada por artistas que produzem e divulgam a arte de gravar e imprimir. O ateliê, localizado na Avenida do Contorno, oferece aos frequentadores acesso aos meios para criação e produção em gravura metal, xilogravura, linoleogravura, serigrafia, alumiografia e offset. Além dos trabalhos dos artistas do coletivo, são expostas no ateliê obras de gravadores da capital e de outras localidades.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.