Eventos

Circuito Gastronômico de Favelas/ Aglomerado da Serra

Rua da Passagem (esquina com Avenida Jeferson Silva)

Aglomerado da Serra

Consultar

domingo - 12h às 18h


Depois de uma edição de estreia em 2017, que movimentou o morro e o asfalto em torno de pratos e histórias inspiradores, o Circuito Gastronômico de Favelas está de volta, de 3 de junho a 29 de julho, com uma grande festa de encerramento nos dias 11 e 12 de agosto. Uma iniciativa que vai além de todos os eventos similares, pois coloca como protagonistas as cozinheiras e os cozinheiros de mãos cheias que vivem em dez comunidades de Belo Horizonte e da região metropolitana. Eles esbanjam receitas deliciosas, influências diversas e engajamento desde o modo sustentável do preparo até a generosidade do compartilhamento na hora de servir os pratos.

“São atores gastronômicos que sempre relacionaram comida com a sobrevivência, mas principalmente com o afeto. São pessoas que estão à frente dos sabores que marcam nossas vidas. Algumas possuem seus estabelecimentos e outras até atuam em restaurantes famosos, mas nunca foram protagonistas de suas criações. Quando pensei no Circuito, minha intenção era ressaltar essa identidade, promover o intercâmbio e, por meio de parcerias, oferecer ferramentas de empoderamento, como cursos de capacitação”, explica Danusa Carvalho, idealizadora do evento.

Sob a batuta da Casulo Cultura, o Circuito Gastronômico de Favelas fortalece diversos aspectos das cadeias produtivas das comunidades. A degustação dos aperitivos, lanches, pratos principais e sobremesas conecta os comensais com a cultura local, como arte produzida por moradores, seja ela artesanato ou música. O incentivo social vem de A Rebeldia, com o rapperFlávio Renegado atuando como um embaixador das quebradas tão ricas nas tradições e nos movimentos de renovação.

Prato Principal

Que é que você troxe na marmita, Dito?

Troxe ovo frito, troxe ovo frito

E você beleza, o que é que você troxe?

Arroz com feijão e um torresmo à milanesa,

Da minha Tereza!

Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro

Para participar do Circuito Gastronômico de Favelas não há ingredientes obrigatórios. Todo o lucro sobre as vendas dos produtos vai para os atores gastronômicos. O entorno também é amplamente beneficiado (padarias, mercearias, sacolões e pequenos comércios locais). “O mais interessante dessa liberdade é que chegamos a um evento bastante espontâneo em todos os sentidos. Do primeiro ano para cá, percebemos como os participantes estão entusiasmados, com receitas inventivas, tanto na elaboração quanto nos nomes. Eu me sinto muito feliz em fazer parte desse momento porque são pessoas fortes, são sobreviventes”, explica Danusa.

Pó de quiabo para incrementar o frango nosso de todo dia ou do domingo; uma típica paella, só que mineira; o inusitado creme de dobradinha e, como não poderia faltar, uma comida para os orixás: Ajeum D´Xangô. Bolos de pote e delícias que vêm do legado das quitandas mineiras marcam presença no evento. Faça sua rota!

O Aglomerado da Serra é a maior concentração de favelas de Minas Gerais, localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Divide-se em oito vilas: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Santana Cafezal, Novo São Lucas, Fazendinha, Chácara e Vila Marçola. Conta com uma série de artistas notáveis na música, em especial, samba e rap. No dia 24 de junho, domingo, o Circuito passa ali.


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.