Eventos

Orquestra Juvenil da Bahia – Primeira formação NEOJIBA

Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto – Belo Horizonte

Sala Minas Gerais

R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)

25 de julho - 20hrs


Em 2007, a Bahia via nascer um programa de orquestras e corais que transformaria a vida de crianças, adolescentes e jovens. Para celebrar os 10 anos de fundação do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), a Orquestra Juvenil da Bahia realiza turnê em quatro cidades brasileiras. Em Belo Horizonte, o grupo se apresenta no dia 25 de julho, às 20h, na Sala Minas Gerais. Sob regência de Eduardo Salazar e Ricardo Castro, que também atua como solista ao piano, a principal formação do Programa interpreta o Concerto para Piano nº 2, de Ludwig van Beethoven, o Prélude à l'Après-midi d'un Faune, de Claude Debussy, e a Sinfonia nº 5 de Dmitri Shostakovich.

 

A Turnê 10 anos – Orquestra Juvenil da Bahia conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, do Instituto CCR e da CCR Metrô Bahia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

As obras do repertório da turnê – que também abrange as cidades de Salvador, São Paulo e Campos de Jordão – refletem três estilos contrastantes, com abordagens de interpretação e realização diferentes. Debussy será executada sem partitura e sem maestro; o concerto de Beethoven surge em seu formato original, com o solista regendo do teclado; por fim, a sinfonia de Shostakovich, regida por Eduardo Salazar, representa o lema que inspirou a criação do NEOJIBA:  “Tocar e lutar”. Salazar é um importante expoente do El Sistema, programa de orquestras venezuelano criado pelo maestro José Antonio Abreu, em 1975.

 

Para Ricardo Castro, diretor fundador do NEOJIBA, esta sétima turnê da Juvenil da Bahia em 10 anos representa uma vitória do Programa: “Em um ano de crises institucionais e econômica, celebramos nosso décimo aniversário levando uma mensagem de superação, de cada integrante, e do Programa como um todo, que continua a investir, com todas as suas forças, na infância e na juventude, para que todos tenham oportunidades à altura de suas capacidades”.

 

Outra importante ação relativa é o intercâmbio entre o NEOJIBA e a EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo). Quatro bolsistas da escola tocam junto à Orquestra Juvenil da Bahia nas quatro cidades da turnê. Os músicos chegam a Salvador no início de julho, para ensaiar e conhecer as atividades de prática coletiva musical desenvolvidas nos Núcleos do Programa na Bahia. “Somos dois programas musicais de excelência, nos quais os jovens brasileiros encontram oportunidades inéditas. Colaborar com a Orquestra Jovem Estadual de São Paulo segue a linha de nossas colaborações com outras instituições de prestígio, como a Haute Ecole de Musique de Genebra ou a Youth Orchestra of the Américas”, afirma Ricardo Castro.

 

Foto: Lenon Reis


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.