Eventos

Exposição Babel, do mineiro Miguel Gontijo

Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – Belo Horizonte

Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, Palácio das Artes.

Entrada gratuita

de terça a sábado, das 9h30 às 21h; e aos domingos, das 16h às 21h


Fotografias, textos curatoriais e institucionais compõem o catálogo da exposição Babel, do mineiro Miguel Gontijo, que será lançado pela Fundação Clóvis Salgado em 1º de agosto. Com 108 páginas, a publicação traz detalhes sobre esse trabalho inédito do artista, que ocupa a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard até 20 de agosto próximo. O catálogo será distribuído gratuitamente para o público no dia do lançamento.

Babel conta com mais de 60 obras, entre pinturas, desenhos, assemblages, objetos e instalações. Nesse recente trabalho, Miguel Gontijo discute o fenômeno da desinformação na sociedade contemporânea e privilegia, em suas criações, o corpo humano, embora se utilize de outros elementos pictóricos, empregando-os de forma inusitada pela ruptura da lógica comum. A curadoria é de Augusto Nunes-Filho.

A exposição fica aberta a visitações de terça a sábado, das 9h30 às 21h; e aos domingos, das 16h às 21h. A entrada é gratuita.

Sobre Miguel Gontijo – Vencedor do Prêmio Mário Pedrosa, da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA), de 2010, Miguel Gontijo é natural de Santo Antônio do Monte – MG. Formado em História e Filosofia pela UFMG e pós-graduado em Arte e Contemporaneidade pela UEMG, tem mais de 50 anos de carreira e destaca-se no uso das técnicas de pintura, desenho e assemblage. Desde 1978, participa de Salões de Artes e exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior. Em 2004, publicou o livro Profanas Escrituras, lançado em Portugal junto com a exposição de mesmo nome. Em 2009, publica o livro Pintura Contaminada, lançado na França, e em 2010, em Belo Horizonte. Também em 2010 é lançado o documentário Brazil for Beginners – Uma conversa do artista Miguel Gontijo com o artista belga multimídia Michael Borremans nas TVs culturais europeias. Tem obras em acervos públicos e particulares nos Estados Unidos, Itália e Brasil, dentre outros.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.