Eventos

Espetáculos e Mostra de Filmes - BH

Avenida Augusto de Lima, 420

Sesc Palladium

Gratuita

10/08 – sexta - 9h


Começa no dia 09 de agosto a 18ª edição do Festival Mundial de Circo. Criado em Belo Horizonte em 2001, o evento terá nove atrações até o dia 18. As apresentações serão em teatros, ruas, além de um laboratório em formato de residência dedicado ao aprimoramento da arte circense. Fazem parte da programação espetáculos do Brasil e da França, criados a partir de técnicas variadas e que dão a dimensão do quão diverso é o panorama do circo contemporâneo.

Além da importância da formação, o Festival celebra nesses 18 anos parcerias antigas e valoriza a cena atual, com nomes da nova geração do circo de Minas.

A abertura será com os franceses da cia Les Rois Vagabonds, formado por Julia Moa Caprez e Igor Sellem. Eles possuem uma bagagem bastante eclética: acrobacia, dança e teatro gestual. Trabalham juntos desde 2008. Concerto pour deux Clowns é uma montagem que propõe um olhar diferenciado para a palhaçaria.

A paulistana Cia LaMínima é outro destaque da programação. Serão apresentadas duas montagens. A La Carte foi criada em 2001 e esteve presente na primeira edição do Festival Mundial de Circo. Com direção do italiano Leris Colombaioni, a peça é uma homenagem à clássica arte do palhaço.

Já Pagliacci estreou em 2017 dentro das comemorações dos 20 anos do grupo. Tem texto de Luiz Alberto de Abreu e direção de Chico Pelúcio. É mais uma da arte do palhaço. Fazem parte do elenco Alexandre Roit, Carla Candiotto, Fernando Paz, Fernando Sampaio, Filipe Bregantim e Keila Bueno.

O projeto de Pagliacci foi idealizado por Domingos Montagner (1962-2016) e Fernando Sampaio, os criadores da LaMínima, em 2015. Em 2016, com a perda de Domingos, Fernando e Luciana Lima valentemente seguiram adiante. “Arregaçamos as mangas, recompusemos a tripulação, corrigimos a velocidade e a rota certos de que nas noites de travessia iríamos contar com a luz do querido amigo que virara estrela”, afirmam. O Festival Mundial de Circo 2018 é dedicado à memória de Domingos Montagner.

Também faz parte da programação a exibição do documentário Pagliacci, dirigido por Chico Gomes, Julio Hey, Luiza Villaça e Pedro Moscalcoff. O longa conta a história da LaMínima. O filme traz reflexões filosóficas sobre o “ser palhaço” e a importância de rir de si mesmo a medida que acompanha os bastidores da montagem da peça. Após a sessão do filme, dia 14 de agosto, haverá um bate-papo com Fernando Sampaio.

Atrações de rua

O lúdico A Sanfonástica Mulher Lona, da Bahia e OTETO, do Coletivo Na Esquina, de Minas Gerais, uma co-produção com a França são as duas produções de rua do 18º Festival Mundial de Circo. O primeiro é uma intervenção itinerante da artista baiana Lívia Mattos. Ela é pesquisadora sobre a interface música/circo. Começou sua vida artística no Circo Picolino (BA), fundou a Fulanas Cia de Circo (BA) e fez parte do Acrobático Fratelli (SP). Em Sanfonástica Mulher-lona ela realiza um miniconcerto ambulante, vestida de lona de circo.

OTETO tem em cena, os acrobatas Liz Braga e Pedro Guerra, regidos por uma banda formada pelos músicos: José Luiz Braga (Graveola), Juninho Ibituruna (Xafú, Tião Duá) e Pedro Fonseca (Dom Pepo, Filhos trio de Sandra), com participação especial da malabarista Clarice Panadés. O espetáculo é uma mistura de acrobacia, canto e musica ao vivo. Ele nasceu da pesquisa realizada pelo duo de acrobatas, Liz Braga e Pedro Guerra, sobre a palavra SAUDADE, considerada por muitos como intraduzível. Como expressar a ausência através de uma disciplina circense que depende da presença do outro?

O 18º Festival Mundial de Circo tem, ainda, a exibição do filme Jonas e o Circo sem lona. Aos 13 anos, Jonas tem a difícil missão de administrar o circo que ele mesmo criou no quintal de sua casa.

Laboratório

Para artistas com projetos de criação em andamento, serão realizados o laboratório e o encontro da rede Circo Futuro. Trata-se de uma plataforma de apoio à criação artística, construída colaborativamente por uma rede internacional de operadores, produtores, centros culturais, teatros, escolas de circo, festivais e/ou coletivos de artistas da América do Sul. Reúne diversas e potentes iniciativas.

O projeto do Circo Futuro é inspirado no programa europeu Jeunes Talents Cirque Europe, atualmente chamado CircusNext, uma redecom 18 parceiros de 12 países europeus diferentes com todas as atenções voltadas para o lançamento de editais e programas dedicados à pesquisa relacionada ao Circo Contemporâneo.

O Festival Mundial de Circo se inscreve nessas duas esferas. Ao mesmo tempo em que promove uma mostra de espetáculos com diversas linguagens, também investe na formação e no aprimoramento da arte circense. O primeiro Laboratório Circo Futuro terá a participação de 15 artistas circenses. Eles contarão com a monitoria do ator e diretor Luiz Carlos Vasconcelos. Já a reunião do Circo Futuro é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

O Laboratório Circo Futuro é um projeto de pesquisa e desenvolvimento cênico, que tem como objetivo promover o intercâmbio entre artistas, estimular a criação, a criatividade e o aperfeiçoamento profissional na área do circo. Será de 13 a 18 de agosto, das 9h às 13h, em Belo Horizonte. O segundo laboratório será realizado em outubro de 2018.

Festival Mundial de Circo - FMC

O Festival Mundial de Circo - FMC foi o primeiro grande evento internacional na América Latina dedicado exclusivamente a arte circense. Iniciou a sua trajetória em 2001 reunindo em Belo Horizonte (MG), artistas brasileiros e de vários cantos do mundo para celebrar o circo. O grande diferencial está na diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas que o próprio circo oferece. Essa característica faz do festival um evento plural que atinge todas as idades e classes sociais. Ruas, praças, teatros, espaços urbanos, comunidades rurais e, claro, a lona de circo, já foram palco e picadeiro ocupados pela arte circense durante o projeto.

Foto: Paulo Barbuto


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.