Eventos

Exposição “Visualidades e Memória”

Av. Santos Dumont, 174 – Centro Belo Horizonte – MG

Centro Cultural UFMG

(31)3409-8290

Entrada Franca

05 de Outubro a 04 de fevereiro


Nos últimos anos o Centro Cultural UFMG, vinculado à Diretoria de Ação Cultural (DAC-UFMG), comprometeu-se especificamente nas artes visuais com o seguinte desafio: a realização de exposições que atribuíssem valor à produção de artistas atuantes em Minas.


Embora possa parecer simples, tal desafio exige grandes esforços, por se tratar do circuito belo-horizontino. Visitar uma exposição nem sempre é uma experiência reveladora do esforço despendido para sua realização. O comprometimento de seleção das obras, a articulação de um conceito capaz de nortear a organização obra/espaço, bem como os princípios básicos da expografia, como o planejamento de iluminação, organização do espaço ou a escrita de um texto sobre o artista e suas obras, são elementos capazes de realizar uma mediação entre o público e as obras. Elevando-se o interesse de atribuição de valor ao evento, aos artistas e suas obras, existe ainda a preocupação com a elaboração de um catálogo com boas reproduções fotográficas das obras. No momento em que uma exposição é inaugurada, todas estas questões desaparecem aos olhos dos não especialistas. O ideal, embora não frequente na maioria dos espaços expositivos, seria a composição de uma equipe multidisciplinar capaz de realizar outros níveis de mediação entre o público e a proposta da exposição. Entretanto, o Centro Cultural conta com uma equipe dedicada, que não mede esforços para a concretização dos projetos, além de contar com o empenho e a disponibilidade dos artistas participantes.


A realização desta exposição é coerente com o Programa de Extensão do Centro Cultural: Visualidades e Memória, o qual propõe a articulação de dois cenários essenciais para a compreensão da cultura:Visualidades, que se refere à ação de tornar visíveis, socialmente, os grupos ou artistas sem espaço de apresentação, os quais, por motivos diversos, não conseguem expor suas obras ao público geral ou familiarizado com a área de artes visuais; e a Memória, responsável por revisitar o passado, valorizando-o, atualizando-o ou propondo novas questões por meio de pesquisas e problematizações do presente.


A exposição realiza uma retrospectiva dos artistas que expuseram no Centro Cultural UFMG nesses últimos anos.

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.