Eventos

A projeção das alamedas (1973-2023)

Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte

Palácio das Artes

(31) 3236-7400

Gratuito

Terça-feira, 21 de novembro, às 18h e às 20h


O dia 11 de setembro de 2023 marcou os 50 anos do golpe militar que derrubou o governo de Salvador Allende, então presidente eleito pelo povo do Chile. Como parte das atividades destinadas a lembrar a importância da data, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) e o Instituto Cervantes promovem, na terça-feira (21/11) e na quarta-feira (22/11), o ciclo “A projeção das alamedas (1973 – 2023)”, no Cine Humberto Mauro.

A iniciativa celebra mais uma ação conjunta entre a Fundação Clóvis Salgado e o Instituto Cervantes, parceria que foi recentemente firmada também durante a 25ª edição do FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, durante o mês de outubro deste ano.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “A projeção das alamedas (1973 - 2023)”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Vitor Miranda destaca que a mostra tem percorrido grandes cidades em diversos países, justamente por retratar um fenômeno recente da história com ampla repercussão, não apenas na América Latina, mas em todo o mundo.

mostra acontece ainda sob este cenário dos 50 anos do golpe militar, mas com quatro produções recentes, todas elas lançadas a partir de 2010. Teremos, portanto, a oportunidade de acompanhar novas perspectivas acerca deste tema tão marcante para diferentes gerações. Merece destaque a apresentação do documentário ‘Allende, meu avô Allende’, dirigido por Marcia Tambutti, neta do ex-presidente chileno", conclui Vitor Miranda.

Programação:

21/11 terça-feira
18h Post Mortem (Pablo Larraín, Chile, 2010) | 16 anos | 1h38
20h Allende, Meu Avô Allende (Allende, Mi Abuelo Allende, Marcia Tambutti Allende, Chile-México, 2015) | 12 anos | 1h30

22/11 quarta-feira
17h30 Santiago, Itália (Santiago, Italia, Nanni Moretti, 2018) | 12 anos | 1h21
19h30 Aranha (Araña, Andrés Wood, Chile-Argentina-Brasil, 2019) | 16 anos | 1h45

Sinopse dos filmes:

“Allende, Meu Avô Allende”

Esta proposta da série de filmes “A projeção das alamedas 1973/2023” gira em torno da figura de Salvador Allende, não como presidente democrático, mas como pai e avô, pois é sua neta, Marcia Tambutti Allende, quem nos mostra a realidade do político chileno a partir de uma perspectiva tão próxima que só a família pode oferecer.

“Aranha”

O chileno Andrés Wood explora as origens ideológicas do ultranacionalismo de extrema direita com este filme que procura incomodar as pessoas a partir da perspectiva de uma mulher moderna, Inés, que, em nome da honestidade de pensamento, defende o indefensável. O passado não está sempre presente?

“Post Mortem”

Os dias que rodearam o golpe de Estado chileno servem de pano de fundo para justificar a aclimatação da barbárie neste filme aterrorizante e chocante de Pablo

Larraín que fala sobre violência, psicopatia e devastação humana.

“Santiago, Itália”

O compromisso político do grande realizador italiano Nanni Moretti é o centro das atenções neste documentário que mostra como a embaixada italiana serviu de asilo e de salvação para centenas de refugiados que se opuseram à ditadura militar de Augusto Pinochet.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

A projeção das alamedas (1973-2023)
Data: 21 e 22 de novembro
Horário: consultar a programação
Local: Cine Humberto Mauro
Entrada gratuita
Classificação indicativa: consultar a programação
Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

Foto: Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.