Eventos

32ª Feira de Cerâmica de Belo Horizonte

Av. Augusto de Lima, 744, Centro - BH

Central de Belo Horizonte, no Piso do Mezanino

(31) 3274-9497

Entrada Gratuita

de 7 a 10 de dezembro de 2017 (de quinta a domingo)


A 32ª Feira de Cerâmica de Belo Horizonte - o mais tradicional evento da cidade dedicado à arte da cerâmica contemporânea mineira apresenta de 7 à 10 de dezembro próximo (quinta à domingo) no Mezanino do Mercado Central de Belo Horizonte, (Av. Augusto de Lima, 744) obras de arte, utilitários e peças de decoração de 36 artistas ceramistas.

São trabalhos em diversas modalidades, estilos e técnicas que revelam o diálogo com o design, com a arte contemporânea e com a arte popular. Tigelas, pratos, vasos, oratórios, flores, animais, esculturas, formas surreais, mandalas, bijuterias entre outros, são moldados pelas mãos de diferentes gerações de artistas ceramistas que estarão presentes para conversar com o público, o que confere um charme especial à feira.

Entre as novidades deste ano, estão o aumento do número de oficinas e demonstrações gratuitas para o público de todas as idades que serão na entrada da Vila do Papai Noel (também no Mezanino do Mercado Central). São 4 oficinas - modelagem de flores, modelagem de bichinhos da floresta amazônica, técnica do belisco (pinch po) e produção de objetos sonoros. As demonstrações de torno e raku em forno de microondas serão no mesmo local. As aulas serão ministradas pelos ceramistas nos dias 8, 9 e 10 de dezembro (sexta a domingo). O objetivo é democratizar a arte da cerâmica, aproximando o público das técnicas e incentivando seu aprendizado.

Outra novidade serão as 3 apresentações do grupo musical Oco que cria composições – paisagens sonoras - a partir de peças e esculturas em cerâmica confeccionadas pelo grupo junto com instrumentos convencionais (violão e flautas). As apresentações gratuitas serão na quinta, sexta e no sábado e irão possibilitar uma nova experiência sensorial do público com a cerâmica, a partir da sonoridade das peças criadas para a performance.

Elaboradas com argilas de diferentes tonalidades (fruto da variedade de pigmentos do solo ferroso de MG), moldadas à mão ou no torno, queimadas em diversos fornos - à lenha, elétrico ou à gás - pintadas ou não, as obras da feira evidenciam a singularidade de cada ceramista em suas pesquisas. Trazem histórias de vida que no encontro com a alquimia do fazer cerâmico geram trabalhos originais, verdadeiras obras de arte onde cada peça é única.

Idealizada por Erli Fantini e fruto de mais de 15 anos de mobilização, reunindo várias gerações, a feira é um movimento único no Brasil, resultado da parceria e da troca constante de informações entre mais de oitenta ceramistas do estado. Além da capital mineira participam artistas-ceramistas de mais 8 cidades: Tiradentes, Ouro Preto, Nova Lima, Brumadinho, Contagem, Esmeraldas, Betim e Caeté. O evento também atrai ceramistas mineiros que vivem em outras regiões do paí e aproveitam a oportunidade para voltar no mês do Natal e participar.

A 32ª edição da Feira de Cerâmica é também uma opção diferenciada para o feriado de 8 de dezembro (Imaculada Conceição) momento para aprender, conversar, apreciar e adquirir esta arte que tem em MG um importante polo de produção no país.

participantes : Aivete Santa Cecilia, Ângela Maciel, Bel Resende, Bernadette Santiago, Carla Nogueira, Ateliê Casa da Terra, Ateliê Cibele Tietzmann, Clarete Santos, Cerâmica Santana, Cláudia Resende, Djenane Vera, DuoArte Atelier, Elemental-Arte & Cerâmica, Emmanuela Tolentino, Eliane Maia, Enilda Felício Araújo, Flávia Guimarães, Flávia Picinin, Flávia Rocha, Francisco Alessandri, Germana Arthuso, Ioni Laurentys, Leninha Latalisa, Letícia Panisset, Lídia Miquelão, Marcílio Figueiredo, Marlúcia Temponi, Mário Tolda Maura Ferreira, TerraSer Cerâmicas, Roberto Lott, saracura três potes, Sônia Imanishi, Sônia Rigueira, Susana Fornari e Teresa Nasci.

Oficinas gratuitas/demonstrações de técnicas:

Horários: Sexta-feira, 8 de dezembro: às 10h / 12h

Sábado, 9 de dezembro: às 9h / 10h / 13h / 15h / 16h

Domingo, 10 de dezembro: às 11h

Oficinas: modelagem de flores, modelagem de bichinhos da floresta amazônica, técnica do belisco (pinch po) e produção de objetos sonoros.

Demonstrações de técnicas: Torno e raku de microondas

Na entrada da Vila do Papai Noel, Mezanino do Mercado Central, (adjacente ao da Feira de Cerâmica). Público: Todas as idades Inscrições gratuitas no local, meia hora antes do seu início. Vagas limitadas por oficina.

Apresentações gratuitas Grupo musical Oco: Quinta-feira, 7 de dezembro: 14h

Sexta-feira, 8 de dezembro, 9h e no sábado, 9 de dezembro, 14h

Local: Dentro da Feira de Cerâmica, no Mezanino.

Foto:  Feira de Cerâmica/Divulgação


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.