Notícias

Janeiro no Memorial Vale - oficinas, exposições, lives e show de mágica

Janeiro no Memorial Vale é tempo de férias com programação especial para crianças, com shows de mágica, teatro, oficinas de contação de histórias e para movimentar o corpo e fazer baobás e carrancudas, criações inspiradas nas carrancas do rio São Francisco. O show do Trem Tan Tan, no dia 31 de janeiro, apresenta ao público a diversidade e a riqueza da arte feita pelos integrantes da luta antimanicomial. As apresentações continuam online, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, feitas pelo Youtube. Estão também disponíveis nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e no site. As transmissões feitas pelo Youtube ficam disponíveis permanentemente no canal do Memorial.

A reflexão sobre temas da cultura de Minas Gerais também estará presente em três exposições que serão discutidas em lives nos dias 12, 19 e 26 de janeiro: “NGomas: Saravano Tambus, peço licença pra meu canto firmá”, de Ridalvo Félix, “Entramos nesta casa com a Bandeira na frente”, de Bárbara Mançanares e “Coleções de Passagem”, de Fernanda Coimbra. As três são parte do projeto Novos Pesquisadores, que visa trazer pesquisas acadêmicas para serem expostas dentro do museu.

12/01, 19/01 e 26/01 – LIVES DO PROJETO “DIÁLOGOS COM NOVOS PESQUISADORES”

O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale propõe, nos dias 12, 19 e 26 de janeiro, de 17h às 18 horas, no canal do YouTube, uma série de lives intitulada “Diálogos com Novos Pesquisadores”. Elas fazem parte do projeto Novos Pesquisadores, cujo propósito é transformar teses e dissertações defendidas nos últimos cinco anos, na área das Ciências Humanas em uma exposição museal. No dia 12/01 a live será com Ridalvo Félix, que falará da sua pesquisa de doutorado que resultou na exposição “Ngomas: Saravano Tambus, Peço Licença Pro Meu Canto Firmá”. Essa live contará com a participação do Capitão David, falando um pouco sobre o candombe mineiro. No dia 19/01 é a vez de Bárbara Mançanares falar da exposição “Entramos Nessa Casa Com a Bandeira na Frente”, na qual ela traz para o museu a Festa do Divino de São Bartolomeu; e, por fim, no dia 26/01, Fernanda Coimbra falará sobre a exposição “Coleções de Passagem”, na qual ela analisa a coleção de Milton Ferreira. As lives terão tradução ao vivo em libras.

16/01 – SHOW DE MÁGICA “MAGIA & ILUSÃO”, COM A FAMÍLIA KRADYN

No dia 16 de janeiro, às 15 horas, a Família Kradyn apresenta o espetáculo “Magia & Ilusão”, fruto de uma coletânea de efeitos mágicos que ao longo de anos foram feitos em seus shows. Um espetáculo alegre e divertido recheado de lenços coloridos, água, jornal, papel mesclado com um tema musical vibrante e muito humor indicado para todas as idades. A apresentação integra o projeto “Eu, Criança, no Museu!” do Memorial Vale.

Durante 45 minutos de apresentação, a Família Kradyn transporta o público literalmente ao mundo da Magia & Ilusão com efeitos mágicos de prender o fôlego. Com seu fictício e inesgotável baú de ilusões, a Família Kradyn convida todos os participantes a voltarem no tempo e novamente serem crianças, pois o impossível vai se tornar possível e a fantasia passa a comandar a festa nesse reino mágico. Um espetáculo para adultos e crianças se deliciarem e vivenciarem o mundo do faz de conta, das fadas e dos duendes diante de todos.

A Família Kradyn é um grupo de mágicos de Minas Gerais formada pelo casal Cláudio Medina (Kradyn) e Eliana Medina e pelos filhos Carol e Cláudio. Se apresentam por todo o Brasil. “Somente nos últimos 2 anos realizamos perto de 250 shows e fomos assistidos por mais de 70 mil pessoas em nossas apresentações ao vivo em teatros, escolas, shoppings, clubes, creches, asilos, residências, praças públicas ... Nosso show trabalha com música, diálogos humorados e mensagens positivas. Muito colorido e alto astral”, fala Kradyn.

26 a 29/01 – CONTAÇÃO DE ESTÓRIA “SEU DAZIM CONTA..”, COM KEU FREIRE

Nos dias 26, 27, 28 e 29 de janeiro, às 11 horas, o Memorial Vale apresenta o espetáculo de contação de estória “Seu Dazim Conta...”, com Keu Freire. Será um convite a uma boa prosa sobre lendas brasileiras. Um cafezim, um queijo dos bons, uns minutim de conversa, música com viola caipira e pronto! Seu Dazim propõe que o público embarque junto a ele nas lendas brasileiras e nos mais curiosos causos de que já se ouviu falar. O evento integra o projeto “Eu, Criança, no Museu!” do Memorial Vale.

Keu Freire é ator, diretor, professor e produtor teatral formado no Teatro Universitário da UFMG (2011) e graduado pelo curso de Licenciatura em Teatro da UFMG. É membro fundador da Insensata Cia. De Teatro; idealizador, coordenador geral e integrante da equipe de Curadoria do FeNAPI (Festival Nacional de Arte para as Infâncias), além de ter idealizado e coordenado a 1ª e 2ª Mostra InMinas de Teatro.

31/01 – TREM TAN TAN: SAMBABILOLADO E TREM NEGREIRO

No dia 31 de janeiro, às 16 horas, o Memorial Vale traz o grupo Trem Tan Tan para apresentar o show “Sambilolado e Trem Negreiro”. Será uma síntese dos últimos trabalhos produzidos pelo coletivo, um repertório recheado de sambas reflexivos, românticos, funk, samba rock e outros que fazem denúncias sociais dos preconceitos vividos pelo cidadão com sofrimento mental. A apresentação integra o projeto “Gerais Cultura de Minas” do Memorial Vale.

O grupo musical Trem Tan Tan tem duas décadas de trajetória artística. É formado por um coletivo de compositores portadores de sofrimento psíquico. Nascido nas oficinas dos Centros de Convivência Venda Nova e Providência, dispositivos da Política de Saúde Mental de Belo Horizonte, o coletivo propõe a inserção social, o resgate de cidadania do cidadão com sofrimento psíquico e o tratamento em liberdade em uma rede de serviços substitutivos ao manicômio. O nome Trem Tan Tan também é o título de uma música criada pelo grupo e faz referência aos trens que, na década de oitenta, levavam loucos de hospícios públicos de Belo Horizonte para o grande manicômio da cidade de Barbacena. O coletivo Trem Tan Tan é o primeiro grupo vinculado à saúde mental em BH a ter um registro fonográfico, a realizar um show em teatro, assim como a realização do DVD, que propõe um registro sonoro das histórias de vida e inclusão, mostrando sua irreverência e criatividade associados ao discurso a favor da liberdade, da sustentabilidade e de uma Sociedade sem Manicômios. O coletivo coleciona em sua trajetória artística dois Cds (Trem Tan Tan e Sambabilolado), além de ter participado em importantes eventos na cidade e outros estados, acumulando em sua história um conjunto de premiações.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.