Notícias

Espanca! apresenta Dente de Leão na programação do Verão Arte Contemporânea

Espetáculo tem texto inédito de Assis Benevenuto, direção de Marcelo Castro e poderá ser visto na capital mineira entre os dias 21 e 25 de janeiro, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna

O grupo Espanca apresenta curta temporada de seu mais recente espetáculo,Dente de Leão, na programação do 9º Verão Arte Contemporânea – VAC 2015.Sexta montagem do Espanca, Dente de Leão marca a estreia de Marcelo Castro na direção e conta com texto inédito de Assis Benevenuto, antigo parceiro do grupo.A peça estabelece uma reflexão sobre a forma como aprendemos a representar papéis na família, na escola, no trabalho ou no palco. É também um olhar sobre a juventude, sobre a inquietação de quem ainda não se conformou com a repetição.

 

Sobre o espetáculo:

Três estudantes, seus pais e professores se preparam para a Feira de Ciências da escola. Questionando os papéis sociais que desempenhamos, estes jovens resolvem surpreender a todos, mudando a forma de representação de si mesmos.Dente de Leão é aquela flor branca e cheia de sementes, pequenos paraquedas facilmente levados pelo sopro ou pelo vento; mas também é a ferramenta natural usada pelo mamífero carnívoro da família dos felídeos para dilacerar e triturar seus alimentos. Esta imagem de pura leveza e, ao mesmo tempo, força de um feroz animal, sintetiza a pesquisa desenvolvida pelo Espanca desde sua origem.“Acreditamos que nosso trabalho é a escrita cênica do que chamamos de “poética da violência”. Por isso o nome do grupo nos representa tão bem, porque tem coisa que espanca mas espanca doce.”, diz Gustavo Bones, integrante do grupo e ator da montagem.

 

O processo de pesquisa e construção do texto contou com a leitura de materiais com características bem políticas e de comprometimento com seu tempo.“Chegamos a adaptar ‘O Envelope’, do italiano Spiro Scimone, um texto sobre as instituições de repressão do Estado. Depois estudamos ‘Tentando fazer uma peça que mude o mundo’, texto do grupo chileno La Resentida, sobre teatro político e utopias. Terminamos optando pela criação de um texto inédito, escrito durante o processo pelo Assis e que trazia um pouco de tudo o que discutimos em quase um ano de trabalho”, explica Marcelo Castro. Assis Benevenuto também atua em ‘Amores Surdos’ (segundo trabalho do Espanca) e é integrante do grupo Quatroloscinco, como ator e dramaturgo.

 

Além de Bones, o grupo convidou novos parceiros para o elenco (Lira Ribas, Gabriela Luiza e Raysner de Paula), além dos atores Alexandre de Sena e Gláucia Vandeveld, que já estão em outros trabalhos da companhia. A luz é assinada por Nadja Naira, integrante da Companhia Brasileira de Teatro. Os curitibanos da Brasileira e os mineiros do Espanca! já se tornaram grupos parceiros. Juntos, realizaram um projeto de intercâmbio criativo e se encontraram em três edições doActo - Encontro de Teatro. Nadja também assina a luz de ‘Congresso Internacional do Medo’, terceiro espetáculo do Espanca. “Conseguimos reunir uma equipe que mistura novos e antigos colaboradores. Esses parceiros de trabalho são essenciais no desenvolvimento da nossa linguagem ”, conta Marcelo.

 

O espetáculo estreou em Belo Horizonte em 11 de setembro de 2014. O projeto foi patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. “Há mais de 3 anos, a Petrobras tem sido uma parceira extremamente importante para o desenvolvimento das atividades do grupo”, diz a produtora Aline Vila Real.

 

Sinopse:

Um grupo de alunos troca ideias sobre suas vidas e projeta o futuro enquanto mata aulas no auditório do colégio. No final do ano, pais e professores se juntam aos estudantes na esperada Feira de Ciências. Insatisfeitos com seus destinos, os adolescentes preparam uma apresentação capaz de questionar as imagens que representam e abalar as instituições que os rodeiam.

 

Sobre o Espanca:

Sediado em Belo Horizonte, o grupo Espanca foi fundado em 2004 e, desde então, concebeu projetos e trabalhos ancorados na busca por uma arte contemporânea que reavalie ética e conceitualmente sua linguagem. Nos últimos 10 anos, a companhia criou 6 peças de teatro, um conjunto de obras que revela sua pesquisa sobre a encenação de dramaturgias contemporâneas, propondo discussões sobre os códigos do fenômeno teatral e uma escrita cênica chamada de “poética da violência”. Há mais de 3 anos, o grupo ainda mantém um espaço cultural no hipercentro de Belo Horizonte, aberto a propostas artísticas de diversas linguagens.

 

Com ‘Por Elise’ (2005), ‘Amores Surdos’ (2006), ‘Congresso Internacional do Medo’ (2008) e ‘Marcha Para Zenturo’ (2010) o Espanca criou espetáculos inéditos escritos pela dramaturga Grace Passô. Estes textos foram publicados numa coleção de livros que pode ser adquirida em livrarias de todo o país, pela internet ou com o próprio grupo. ‘O Líquido Tátil’ (2012) foi escrito e dirigido pelo argentino Daniel Veronese, um dos maiores nomes do teatro mundial. Na última década, estes trabalhos fizeram 566 apresentações em 57 cidades de 15 estados brasileiros, além de Alemanha, Colômbia e Uruguai.

 

O Espanca também já realizou 3 edições do ‘ACTO!-Encontro de Teatro’, um evento que é, ao mesmo tempo, um festival de teatro e um encontro íntimo entre companhias brasileiras. O grupo ainda ministrou 14 oficinas formativas em 11 cidades do Brasil e dirigiu ‘Delírio em Terra Quente’ (2010), espetáculo de formatura do curso profissionalizante de teatro do Palácio das Artes (MG). Além disso, criou a cena ‘Onde Está o Amarildo?’ (2013) a convite do Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto.

 

A companhia estima que seus projetos já alcançaram aproximadamente 100.000 pessoas.

 

Sobre o Verão Arte Contemporânea – VAC

A 9ª edição do VAC mantém  a proposta de realizar um evento pautado na diversificação da manifestação artística, expressando a pluralidade de informações culturais próprias da contemporaneidade.

 

Com este objetivo, o evento reúne artistas e grupos das áreas arquitetura, artes visuais, cinema, dança, gastronomia, literatura, moda, música e teatro. Todos esses artistas e grupos têm em comum um mesmo objetivo: levantar questões e propor respostas que sensibilizem o público e que venham enriquecer e ampliar a sua relação com a arte e com a própria vida.

 

A cada edição o VAC insere novidades na programação, seja na utilização do espaço, seja na alteração do formato das atividades propostas. A 9ª edição valoriza a intervenção das artes visuais em espaços abertos, ampliando a possibilidade do público de  ter acesso ao processo de criação das obras  que serão realizadas no tapume e nos vidros do corredor do anexo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade.

 

A 9ª edição do VAC acontece entre os dias 9 de janeiro e 12 de fevereiro de 2015 com uma programação que ocupará 24 espaços culturais da cidade, com 46 atrações de Belo Horizonte e convidados de outras localidades do país e do exterior.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.