Notícias

Os premiados músicos brasilienses Pedro Martins e Daniel Santiago, apresentam o show instrumental gratuito do álbum SIMBIOSE, em Belo Horizonte, nos dias 24 e 25/01

Disco que ganhou projeção nos Estado Unidos, Alemanha e Grécia, após lançamento virtual em 2016, tem sido apresentado desde dezembro em turnê nacional por São Paulo, Gama, Brasília, com encerramento na capital mineira, agora em janeiro.

Nos dias 24 e 25 de janeiro (quinta e sexta-feira), os músicos brasilienses Pedro Martins e Daniel Santiago, destaques da cena nacional e internacional quando o assunto é música instrumental, apresentam show do disco Simbiose, com sessões às 20h, no IDEA - Casa De Cultura. A entrada é gratuita. Sujeito à lotação: 65 lugares. Classificação indicativa: livre. Duração: 60 minutos. A Casa IDEA é adaptada para o acesso de pessoas com deficiência e o projeto Simbiose também prevê distribuição de programas em Braile. Informações: (31) 3309-1518. Este projeto musical é contemplado pelo FAC - Fundo Apoio à Cultura do DF.

Músicos premiados e reconhecidos pela qualidade técnica e artística de seus trabalhos, Pedro Martins e Daniel Santiago, além de amigos de longa data, se tornaram parceiros na música. “Tocamos juntos há muito tempo por afinidade e somos referência um para o outro. Simbiose talvez tenha sido o nome mais acertado para esse projeto”, explica o guitarrista Pedro Martins.

No show, Pedro, guitarra, e Daniel, violão, apresentam composições próprias, registradas em álbum homônimo independente, além de pérolas de domínio público do cancioneiro brasileiro, incluindo a música mineira do Clube da Esquina. Lançado virtualmente em 2016, no Brasil e nos EUA, Simbiose ganhou rápida projeção internacional com menções em sites especializados na Grécia e Alemanha, logo de começo. Hoje, o álbum é acessado mundialmente através das principais plataformas de streaming além de várias outras menos conhecidas.

Sobre os Músicos

De carreiras consolidadas, Daniel Santiago acumula indicações e prêmios como Tim Jazz Festival e Grammy Latino de Melhor Grupo Instrumental, ao lado de Hamilton de Holanda, enquanto Pedro Martins conquistou os prêmios, do júri oficial e do público, de Melhor Guitarrista no Montreaux Jazz Festival, em 2016.Ambos participaram de vários projetos musicais com grandes artistas como Hamilton de Holanda, Milton Nascimento, Teatro Mágico, Ellen Oléria, entre outros.

As composições e escolhas de repertório dos artistas recebem forte influência do Clube da Esquina, com destaques para Bituca, Toninho Horta e Tavinho Moura, até de artistas internacionais do rock e música clássica, como Pat Mettheny, Pink Floyd, Led Zepelin, Debussy, entre outros.

 

Para o músico Hamilton de Holanda, a obra de Daniel Santiago e Pedro Martins são atemporais. Segundo o compositor e bandolinista, “eles criam uma música que possui elementos de todas as épocas. É atual e contemporâneo, mas carrega ancestralidade ao mesmo tempo que dá um abraço no futuro, com certeza uma música que emociona e inspira muita gente”, explica.

Projeto Simbiose

Simbiose é a celebração da união desses dois brasilienses que criaram uma linguagem própria em temas simples, porém, sofisticados e infinitamente belos.

O projeto de circulação de Simbiose pelas cidades de São Paulo e em Belo Horizonte, uma no Plano-Piloto e outra no Gama, terra natal de Pedro Martins é realizado com recursos do FAC e conta os parceiros Acontece no Museu do Museu Correios, em Brasília, o Espaço Semente, no Gama, e a Rádio Cultura FM.

time de produção traz uma equipe com produtores que há mais de uma década desenvolvem projetos da cena instrumental brasiliense, Jenny Choe,Mariana Baeta e Francisco Pessanha, que trazem na bagagem projetos como a “Sinfonia Monumental”, de Hamilton de Holanda, “Em Movimento”, de Gabriel Grossi, Baile do Almeidinha (Edições Brasília), além lançamentos musicais e turnês na capital federal.

Foto: Dani Gurgel

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.