Notícias

Palestra da Academia Mineira de Letras fala sobre os 200 anos do Colégio do Caraça

O Colégio do Caraça faz parte da história do Brasil, com conjunto arquitetônico e paisagístico tombado, e formador de diversas personalidades do país, como Afonso Pena e Arthur Bernardes. O escritor e poeta Aluízio Quintão fala sobre “Colégio do Caraça bicentenário – relembranças e curiosidades”, em palestra da Academia Mineira de Letras. O vídeo estará disponível no YouTube da AML, dia 11 de fevereiro, a partir das 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 193019), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH - por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

O palestrante apresenta ao público desde surpreendentes aspectos históricos, até sua relevância como patrimônio material, cultural e religioso. Também serão abordadas características e curiosidades da vida carecense, a participação de um dos padres na revolução liberal de 1842, o fascínio pelo latim e até o uso da palmatória.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Sobre o palestrante:

Aluízio Alberto da Cruz Quintão é natural de Taquaraçu de Minas, ex distrito do Município de Caeté, sétimo dentre nove filhos do casal Professor Raimundo das Chagas Quintão e D. Rita da Cruz Chagas Quintão. Fez Curso Primário na terra natal, Curso Secundário no Colégio do Caraça, dois anos de curso do Seminário Maior de Petrópolis/RJ, Direito na Faculdade de Direito da UFMG e matérias correlatas no Instituto Superior de Ciências Social e Política da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.

SERVIÇO:

Palestras online “200 anos do Colégio do Caraça” – com Aluízio Quintão

Data: a partir de 11 de fevereiro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Mais ainda, fomenta a geração de empregos e renda em nossa cidade, além de viabilizar projetos socioculturais para a comunidade. São iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura e foram gerados 16 mil postos de trabalho.

Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Foto: Guto Cortes

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.