Notícias

Seminário on-line de boas-vindas aproxima milhares de gestores municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Promovido pela Secult MG, webinário conta com mais de 2 mil visualizações e apresenta a estrutura da pasta, programas e ações de desenvolvimento para os dois setores

Estado e municípios precisam andar de mãos dadas para oferecer o melhor serviço para a população. Fortalecer essa proximidade foi o mote do encontro virtual com os novos gestores municipais, recém empossados, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) nesta quarta-feira (3/2). O encontro, que foi realizado por videoconferência e transmitido ao vivo pelo canal da pasta no Youtube, já conta com mais de 2 mil visualizações e está disponível, na íntegra, AQUI.

O seminário foi pensado com o objetivo de apresentar aos prefeitos, gestores municipais e regionais programas e ações da Secult em prol do desenvolvimento dos setores no Estado, oportunidades para os municípios esclarecerem dúvidas e reforçar a disponibilidade da Secretaria no apoio e execução das políticas públicas.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, realizou a abertura do encontro. “É uma alegria dar as boas-vindas a vocês, mostrar caminhos, apresentar a estrutura da nossa secretaria e do nosso sistema estadual de cultura, que tem muita interseção com o turismo. Costumo dizer que a transversalidade entre cultura e turismo se desenvolve por todas as áreas: pela cozinha mineira, pelo patrimônio histórico e cultural, pela natureza, pelas paisagens, pelas águas e pelas mais variadas experiências que os nossos municípios mineiros proporcionam. Contem com a Secult para o que vocês precisarem, estamos de portas abertas para o diálogo, para as trocas, para saber como esta pasta pode contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e para trabalhar de forma coletiva em prol da cultura e do turismo em Minas Gerais.”, reforçou o secretário.

Secretário comentou sobre a campanha turística que será lançada em breve e revelou a intenção da Secult de tornar a cozinha mineira patrimônio cultural de Minas Gerais e do Brasil. Ele fez um apelo aos novos gestores, “comecem a identificar o que é peculiar na cozinha de sua região. Junto com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) proximamente faremos a nossa cozinha se tornar patrimônio cultural”, ressaltou Oliveira.

Na sequência, a subsecretaria de Turismo, por meio das Superintendências de Políticas de Turismo e de Marketing de Turismo apresentaram programas e ações da pasta e orientações para primeiros meses de gestão e desenvolvimento de políticas para o turismo.

As orientações e apresentações da subsecretaria de Cultura foram realizadas pelas Superintendências de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia e de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público E Equipamentos Culturais, e pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC); Fundação Clóvis Salgado; Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG).

Também participaram do seminário o presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Marcos Januário; a assessora de Cultura e Turismo da Associação Mineira de Municípios (AMM), Brenda Grandioso, e o presidente da Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo, Sérgio de Paula que destacou a importância de fortalecer esse diálogo. “O encontro foi muito produtivo e esclarecedor, nunca antes houve algo parecido. Todos os gestores elogiaram a iniciativa”, ressaltou Sérgio de Paula.

Documento Orientador

Além do seminário, a pasta disponibilizou, na última sexta-feira (29/1), o documento orientador “Recomendações para o Início do Mandato”, que reúne diretrizes específicas para o desenvolvimento de políticas públicas para o turismo e para a cultura.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, desenvolver o Turismo e a Cultura em Minas Gerais é um compromisso que exige não só o esforço da pasta, como também o constante diálogo e troca de experiências com os gestores municipais de todo o estado. Segundo Oliveira, para fortalecer esses setores e toda cadeia produtiva na busca por resultados práticos e satisfatórios que promovam Minas Gerais como um estado de políticas públicas eficientes, é fundamental que Estado e municípios estejam unidos e em um trabalho colaborativo com foco na retomada de trabalho, renda e na ativação da nossa rica economia criativa.

“Por isso, preparamos este material orientador para os primeiros meses de mandato com informações esclarecedoras sobre Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Fundo Estadual de Cultura, ICMS Turismo e Cultural, identificação das legislações de turismo e de cultura vigentes, Conselho Municipal de Turismo, associação às Instâncias de Governança Regionais, Observatório do Turismo de Minas Gerais, promoção e comercialização de destinos turísticos, protocolos do plano Minas Consciente para retomada das atividades turísticas e estratégias para identificação e enfrentamento de crises e desafios do setor. Esperamos que os gestores municipais façam ótimo proveito desse material e que ele contribua para uma gestão de resultado e eficiência. Como diz João Guimarães Rosa, 'é junto dos bão que a gente fica mió', e unidos vamos potencializar ainda mais o turismo em Minas Gerais”, ressaltou Oliveira.

Foto: Divulgação

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.