Notícias

Piratas Lança Menu Inovador, Com Referências De Diversas Partes Do Mundo

Bar na rua Alberto Cintra usa conceito da pirataria para ‘saquear’ e transformar receitas, com criatividade e ousadia

O Piratas, situado há três anos na rua Alberto Cintra, no bairro União, transformou seu cardápio em um verdadeiro tesouro. Nos últimos meses, a equipe do bar fez um intenso trabalho de pesquisa e experimentação, em busca das melhores referências gastronômicas dos sete mares. O resultado foi a criação de um menu variado e inovador, com combinações inéditas de sabores e releituras de clássicos de várias cozinhas pelo mundo, que prometem fazer do Piratas uma referência na mais nova cidade criativa da gastronomia.

As mudanças na casa começaram com a contratação do bartender Conrado Salazar, um dos maiores nomes da especialidade em Minas Gerais. Logo em seguida, o chef Kiki Ferrari foi convidado para reformular e assinar o novo menu. Para completar, a casa também redesenhou sua marca, trazendo um conceito mais moderno para harmonizar com todas as novidades do bar e da cozinha.

CARTA DE COCKTAILS

No “Diário de Bebidas do Capitão”, Conrado brincou com o conceito da pirataria, mesclando a cultura destes navegadores dos séculos XIV a XIX com o conceito de pirataria digital. Com isso, o gin e o rum foram as bebidas que tiveram mais destaque na carta. Por influências, tomou a coquetelaria latina/caribenha clássica e um flertou com a coquetelaria Tiki, esta criada nos EUA no início dos anos 1930, inspirada pelo imaginário que envolvia as paradisíacas praias polinésias. “Essa ponte entre as escolas caribenha e Tiki se alicerça em pontos comuns para ambas: a origem tropical, o fato de usarem e abusarem do rum e a típica refrescância de seus coquetéis”, explica o bartender.

Conrado dividiu o cardápio em seções que contam um pouco das histórias da pirataria e da coquetelaria. O destaque são os drinks LOS PIRATEADOS, que reúne criações exclusivas e versões “pirateadas” de alguns clássicos, dando-lhes a cara da casa. Dentre os exclusivos, temos o Yo-Ho-Ho (rum carta blanca e gin), o Groggy Jack Sparrow (rum carta blanca e Cynar), o El Destello Verde (spiced rum e xarope de manga com pimenta) e o El Perla Negra (Jagermeister) – este último, servido em um copo de caveira. Já nas releituras “pirateadas”, temos o Francis Drake’s Mojito (uma versão mais rústica do Mojito), o Grace O’ Malley Gin Fizz (versão extremamente refrescante do Gin Fizz) e o Ching Shih Sling (versão do exótico Singapore Sling, à base de gin).

Vale ressaltar também a seção LES CLASSIQUES, que mais parece um baú do tesouro: tanto clássicos atemporais da coquetelaria como “clássicos esquecidos” enterrados no tempo.

“Além de técnica e criatividade, Conrado estudou História e tem um profundo conhecimento da origem das bebidas e dos povos que as criaram. Ele conseguiu combinar tudo com técnicas modernas de elaboração dos cocktails”, ressaltou o sócio da casa, Marlon Saraiva.

NOVO MENU

Já o chef Kiki Ferrari usou o conceito da pirataria para criar um cardápio globalizado, usando especiarias e comidas típicas, que antigamente eram saqueadas em diversas partes do mundo. Europa, Ásia, Américas do Norte e do Sul se encontram e se misturam aos temperos brasileiros, ganhando toques especiais.

Dentre as novidades do menu está o Xpeto, que é um sanduíche de pão de alho com o espeto à escolha do cliente, acompanhado de cheddar furioso, batata palha, barbecue de goiabada caipira e parmesão; o Buffalo chicken, que são tiras de frango empanadas ao molho buffalo picante amanteigado e acompanhadas de sour cream de cebola refrescante; e a Pança do bucaneiro, que são fatias de panceta enrolada e pururucada ao creme agridoce de pimenta suave com gengibre.

Há, ainda, o Tortuga burgers, que são minicheeseburgers servidos no espeto, com barbecue de goiabada caipira e fatias de cheddar no pãozinho especial assado na brasa. Mas a grande atração do novo cardápio é, na verdade, a Espada do capitão: 250g de picanha, 150g de calabresa e mais 100g de bacon, acompanhados de chimichurri, barbecue de pimenta biquinho e farofa. Tudo isso, servido em uma espada de verdade!

“O chef Kiki Ferrari é um dos mais capacitados e criativos profissionais da nova geração. É especialista em culinária rústica, como churrasco, defumação, fogo de chão e parrila. Assim como os piratas de séculos atrás, Kiki aproveitou os sabores e elementos de várias regiões do mundo e testou várias combinações até chegar em um cardápio único, que vai dos pratos clássicos aos mais inovadores”, destaca Marlon.

Somente um aspecto não mudou no Piratas: a qualidade do atendimento e a atenção ao cliente, fatores que os donos fazem questão de exigir de toda a sua tripulação.

Foto:Victor Schwaner.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.