Notícias

Site resgata sambas enredos antigos do Carnaval de Belo Horizonte

Objetivo é contribuir para a preservação da memória carnavalesca da capital mineira

Antes da pandemia, o carnaval de Belo Horizonte estava em franca evolução, com o surgimento de centenas de blocos de ruas e a retomada dos desfiles das escolas de samba e blocos caricatos na avenida Afonso Pena. O que poucos sabem é que na década de 1980 a capital mineira também era destaque no cenário nacional, com o segundo melhor carnaval de passarela do país, a frente de São `Paulo.

Para ajudar a recontar essa história e preservar a memória do carnaval, o Almanaque do Samba – A Casa do Samba de Minas Gerais vai resgatar, nesta semana, sambas enredo de escolas de samba e blocos caricatos de Belo Horizonte dos anos de 1980. Até a próximo domingo, todo dia vamos adicionar ao nosso canal no Youtube faixas de LPs transformadas para o formato digital.

Ouça o LP aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2DwNJoryLus&feature=youtu.be

Começamos com o Carnaval de 1983, em que a escola de samba Cidade Jardim foi a campeã. O samba-enredo "A grande festança das gerais" foi assinado por Serginho do Cavaco e Toninho Ribeiro, hoje os consagrados Serginho Beagá e Toninho Gerais. Neste ano, a agremiação do Conjunto Santa Maria completa 60 anos de fundação.

Outra curiosidade é Marlene Silva interpretando o samba do bloco caricato Os Invasores, mais um exemplo do pioneirismo feminino no samba de Belo Horizonte.

"Marlene Silva foi uma grande professora de dança, uma mulher além do seu tempo. Cantou o samba do Bloco Caricato Invasores (Festa do Maracatu), detalhe: uma mulher cantando samba enredo em 1983 muito antes da Eliana de Lima em São Paulo (Leandro de Itaquera 1989). Belo Horizonte é pioneira", afirma Alvimar Neri, ex-diretor da Acadêmicos de Vila Estrela.

O grupo Favela Samba Show foi a banda base para a gravação do LP, em dezembro de 1982. Participam do disco nos conhecidos do samba de Belo Horizonte, como Bira Favela (tamborim e agogô), Ubiratan (cavaquinho, tamborim e pandeiro), Raimundo do Pandeiro (pandeiro e tamborim), Simão de Deus (surdo, tamborim e agogô) e Trisquei (violão sete cordas). A produção é assinada por Wanderley Gomes.

Nesta segunda-feira (8), o LP em destaque é com os sambas enredo do carnaval de 1984. A exemplo do ano anterior, a gravação foi realizada pela então União das Escolas de Samba e Blocos Caricatos  de Belo Horizonte, em parceria com a MP&S Comunicação. O radialista Acyr Antão, na época, era o coordenador Geral do Carnaval.

Participam do disco Serginho Beagá, Toninho Beagá, Gervásio Horta, Kalu, Ivan Marujo, Babaya, entre outros.

SAMBAS ENREDOS ANTIGOS DAS ESCOLAS DE SAMBA E BLOCOS CARICATO

Onde: canal do youtube do Almanaque do Samba 
https://www.youtube.com/channel/UClXvBE3obW7hFBCZaCnVbtQ

Quando: De domingo (7/02) a sábado (20/02)
Contato: (31) 99916-0588 (whatsap)

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.