Notícias

Lives “Histórias de Carnaval” reúnem artistas mineiros consagrados no Brasil e no exterior para um bate-papo no Instagram

Toninho Geraes, Serginho BH, Douglas Felipe (ex-Olodum), Manu Dias (Lindo Bloco do Amor) e Geo Cardoso (Baianas Ozadas) são os convidados do projeto

Em 2021, com a pandemia do coronavírus, carnaval bom e seguro é em casa. Para ajudar os foliões a se manterem longe de aglomerações, o Almanaque do Samba – A Casa do Samba de Minas Gerais realiza de hoje (10/02) a domingo (14/02), o projeto “Lives Histórias de Carnaval”.

Por meio do canal do Instagram do Almanaque (@almanaquedosamba), o jornalista Zu Moreira conversa com personalidades sobre as memórias, lembranças e fatos marcantes ocorridos durante as celebrações carnavalescas recentes ou do passado.

O convidado que abre a série de entrevistas, nesta quarta-feira, às 19 horas, é o cantor e compositor Toninho Geraes. Criado no bairro Santa Amélia, região Norte de Belo Horizonte, Geraes é o principal nome mineiro na cena atual do samba. Gravado por Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Beth Carvalho, participou ativamente do carnaval de passarela de Belo Horizonte, na década de 1980. Compôs e foi intérprete de vários sambas-enredo. Em 2020, foi homenageado pela escola de samba Raio de Sol.    

Na quinta-feira (11/02), às 22 horas, é a vez do multi-instrumentista e compositor Douglas Felipe contar suas histórias. Ex-integrante do bloco baiano Olodum, parceiro de Carlinhos Brown e "cria" da extinta escola de samba Inconfidência Mineira, Douglas nasceu e cresceu no mundo do samba. É filho do sambista Oscar Balduíno (Kalu) e sobrinho de José Luiz Lourenço, o Mestre Conga.

Na sexta-feira (12/02), às 20 horas, o convidado especial é o jornalista, publicitário e agitador cultural Geo Cardoso. Ele é o responsável por um dos mais celebrados blocos de rua do atual carnaval de Belo Horizonte, o Baianas Ozadas. Natural de Ilhéus (BA), com passagem por São Paulo, antes de se radicar em terras mineiras, Cardoso é hoje um o principal divulgador da cultura baiana na capital mineira.

No sábado de carnaval (13/02), às 14 horas, quem nos dá a honra da presença é o cantor e compositor Serginho Beagá. Autor de clássicos gravados por Agepê, Jovelina Pérola Negra e Neguinho da Beija-Flor, com que trabalhou no Rio como cavaquinista, Serginho é um dos grandes nomes do carnaval de passarela de Belo Horizonte. Já defendeu  e recebeu títulos em várias escolas de samba, fundou sua própria agremiação, a Nova Era, e até hoje compõe sambas-enredos.

A série chega ao fim no domingo (14/02), às 14 horas, com a participação da cantora e compositora Manu Dias, vocalista dos blocos de rua Pescoção e Lindo Bloco do Amor. Natural de Ouro Preto, terra de um dos mais tradicionais carnavais do país, Manu Dias reforça a cada ano sua presença na folia belo-horizontina. Há dois anos, ela é uma das intérpretes da escola de samba Raio de Sol.

LIVES “HISTÓRIAS DE CARNAVAL”

Convidados: Toninho Gerais, Serginho Beagá, Douglas Felipe, Geo Cardoso e Manu Dias

Onde: canal do Instagram do Almanaque do Samba (@almanaquedosamba)
Quando: De quarta (10/02) a domingo (14/02), em vários horários
Contato: (31) 99916-0588 (whatsap)

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.