Notícias

Sebrae Minas participa do 5° Encontro Marianas - Mulheres que Inspiram

No último sábado (8/02), a cidade de Mariana foi palco de um evento voltado para mulheres empreendedoras. Em sua 5ª edição, o Encontro Marianas – Mulheres que Inspiram levou para o Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães, workshops de empreendedorismo e novos negócios, mostra Mulheres Empreendedoras, desfiles de moda e palestras para a população da região. Artistas como Luciano Huck, Tais Araújo e Regina Casé já demostraram apoio ao projeto nas redes sociais.  A apresentadora da Globo News em São Paulo e colunista do G1, Aline Midlj foi uma das personalidades que marcaram presença no evento, que é uma realização do projeto Marianas Mulheres e da Central Única das Favelas (CUFA), com o apoio do Sebrae Minas.

De acordo com o analista do Sebrae Minas Aristides Araújo, além das atividades, as participantes do evento puderam conhecer o Sebrae Delas, um programa gratuito de capacitação, networking e fortalecimento de redes de apoio ao empreendedorismo feminino. “Como consequência da parceria entre o Sebrae Delas e o projeto Marianas Mulheres, durante o evento foram realizados atendimentos para as empreendedoras que possuem o seu negócio e para aquelas que desejam ter. As atividades previstas para o ano também foram divulgadas”, destaca. 

 O Projeto

O Marianas - Mulheres que Inspiram é resultado do trabalho de interação social que a fundadora do projeto, Marciele Delduque, começou há cinco anos com outras mulheres da comunidade de Mariana. À época, Marciele trabalhava como esteticista e sentiu a necessidade de estreitar o relacionamento com suas clientes, muitas delas empreendedoras, assim como ela.

“Inventei um café na varanda da minha casa, para ter momentos mais próximos com minhas amigas e clientes”, lembra Marciele. À época eram 14 mulheres que se reuniam uma vez por mês, para discutir os mais variados assuntos: “compartilhávamos nossas iniciativas no trabalho, nossos sentimentos, necessidades e dificuldades. Isso nos fortalecia”, conta.

Hoje, o “Marianas – Mulheres que Inspiram” reúne 420 empreendedoras de Mariana, Ouro Preto e região. Os encontros foram atraindo mais e mais mulheres e o movimento foi crescendo de maneira exponencial. Professoras, costureiras, esteticistas, doceiras e outras empreendedoras, formais e informais, foram chegando. A rede fomenta ações de compra, venda, capacitações e parcerias que beneficiam todo o grupo.  “O nosso papel é trazer oportunidades de desenvolvimento para essas mulheres, incentivando-as a participar de ações de capacitação e orientação”, destaca Marciele.

 A parceria com o Sebrae

Em julho do ano passado, o Sebrae lançou o programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, na Microrregião Alto Paraopeba e Inconfidentes.  O objetivo é contribuir para que elas se tornem mais confiantes em suas capacidades, busquem conhecimentos e desenvolvam habilidades para tornar seus negócios mais competitivos.

Mais de 300 mulheres da região demonstraram interesse em participar do programa. Destas, 178 que têm negócios formalizados foram alvo de um diagnóstico de gestão realizado pelo Sebrae. Cada uma delas vai receber um retorno sobre os pontos fortes e fracos do empreendimento, já com sugestões de ações para incrementar a gestão e o desempenho dos negócios.

A partir de março, as ações do programa serão intensificadas na região. “Queremos fortalecer a relação das mulheres com o empreendedorismo, tanto as que já têm empresas quanto as que exercem atividades informais”, destaca a analista do Sebrae Minas Michelle Chalub.

Sebrae Delas

O programa foi estruturado em três pilares: MEU, EU, NÓS, que buscam mesclar os saberes e a força feminina direcionada aos negócios. Ao longo do primeiro ano, foram selecionadas 214 empresárias e 207 potenciais empreendedoras de diversos perfis, distribuídas entre as nove regionais do Sebrae em Minas Gerais. Elas serão acompanhadas durante dois anos para que possam aprimorar e acelerar seus negócios. Além delas, cerca de mil mulheres já foram beneficiadas com outras ações de capacitação, que incluem palestras, workshops e oficinas, entre outras.

 Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.