Notícias

Bloco Valetes faz grito de carnaval nestedomingo e se prepara para desfile do dia 23, no Funcionário 

Concentração do desfile será às 14h na esquina da Rua dos Aimorés com Rua Rio Grande do Norte; bloco promove o resgate do carnaval de marchinhas com homenagem a Noel Rosa

Desde 2014 presente no Carnaval de Belo Horizonte, o Bloco Valetes promoverá neste domingo (16) uma roda de samba como grupo de carnaval, a partir das 11h, no Boteco Nada Contra (Rua dos Aimorés, 629 - Funcionários). Contando com o velha guarda Seu Domingos do Cavaco, os violonistas Robertinho Junqueira e Betinho Moreno e a cantora Ana Valéria, os Valetes promovem o resgate do carnaval de marchinhas e samba-enredos. A bateria terá participação de integrantes da Escola de Samba Cidade Jardim. O grupo este ano fará homenagem a um dos principais artistas brasileiros, o carioca Noel Rosa.

O encontro deste fim de semana será um grito de carnaval, um esquenta para o desfile do Bloco Valetes 2020, marcado para o dia 23 de fevereiro (domingo), às 14h, com concentração na Rua Rio Grande do Norte 501 (esquina com Rua dos Aimorés). De lá, no clima irreverente de cortejos, romance, diversão, flertes, blefes e galanteios à moda antiga seguirá pelas ruas do bairro Funcionários. Pequeno, o bloquinho sempre recebeu nos seus desfiles famílias, pessoas da melhor idade e muitas crianças.

Fantasias e alegorias relacionadas aos jogos de cartas e ao imaginário romântico do passado marcaram o Bloco nesses seis anos de desfile pelas ruas belo horizontinas. O repertório é eclético, com versões carnavalescas para canções de valetes e damas apaixonadas em diversas gerações. Cazuza, Angela RoRô, Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Noel Rosa e Tribalista, passando por Roberto Carlos, Rita Lee e Zé de Camargo e Luciano são alguns dos artistas que vão tocar o coração dos foliões e foliãs. Participam da ala musical os convidados Aggeo Simões, Ana Villamarim, Artênius Daniel e Alexandre Santini.

SOBRE O BLOCO VALETES

O Bloco Valetes surgiu como uma brincadeira no ambiente descontraído e político de encontros de estudantes. Fundado em 2009, em Salvador, hoje virou movimento cultural em todo o Brasil. Os Valetes e suas Damas já desfilaram em eventos e carnavais nas cidades do Rio de Janeiro, Olinda, Aracaju e Fortaleza.

CIDADANIA PARA OCUPAR O ESPAÇO PÚBLICO

Atentos às movimentações e desafios para o crescimento do Carnaval em Belo Horizonte, os Valetes farão a sua parte promovendo campanhas de cidadania e uso saudável do espaço público. Os foliões e as foliãs serão informados sobre a importância de um carnaval inclusivo socialmente, democrático, com respeito à comunidade local e ao meio ambiente, sem violência, sem racismo, machismo, homofobia ou qualquer preconceito ou opressão. Haverá ainda a distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos. O bloco neste ano tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte através do edital de fomento aos blocos de rua.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.