Notícias

Feirinha Aproxima de Carnaval oferece 04 dias de imersão na gastronomia mineira durante o feriado

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a Feirinha realizada pelo Projeto Aproxima convida foliões, turistas e o público que procura aproveitar o carnaval longe da folia

O Carnaval de Belo Horizonte em 2020 promete ser o maior da história da cidade. Com expectativa de público recorde, ultrapassando 05 milhões de pessoas, muitos dos quais vindo de fora do estado, o feriado se consolida cada vez mais como uma importante oportunidade de vivência cultural. Assim, expandindo essa oportunidade, a Feirinha Aproxima promove uma edição especial de carnaval entre os dias 22 e 25 de fevereiro, convidando não só foliões e turistas, mas também as pessoas que procuram por programas que fogem do ritmo carnavalescos, à celebrarem a rica e virtuosa gastronomia mineira. O evento será realizado no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim.

A proposta do projeto, que é realizado de forma itinerante, é valorizar e, como diz o nome, aproximar os pequenos produtores regionais, restaurantes e chefs do público em geral, estimulando o desenvolvimento da economia local sempre compromissado com ações de sustentabilidade. Desta forma, a Feirinha Aproxima se consolidou como uma referência nacional de conexões gastronômicas e exemplo de economia criativa, reforçando a tradição de feiras de ruas em Belo Horizonte e reforçando o reconhecimento dado a BH como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

A Feirinha Aproxima de Carnaval conta com a parceria da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes em Minas Gerais (ABRASEL-MG) e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e Belotur. A expectativa do evento é receber 03 mil pessoas por dia ao longo do feriado.

ATRAÇÕES GASTRONÔMICAS

Em 2020, A Feirinha Aproxima de Carnaval apresenta ao público diversos chefs, restaurantes e produtos típicos da gastronomia mineira como queijos, doces, quitandas, cafés, pães, cachaças, cervejas artesanais e charcutaria. Dentre os destaques estão alguns participantes que já são queridinhos do público, como o “Pizza Sur” com suas famosas empanadas com recheios mineiros E o “Pitza 1780” com suas deliciosas e leves pizzas.

Quem procura por quitutes, doces e produtos locais, encontrará na “Biscoitos Reais” uma seleção de biscoitos que carregam o sabor da comida afetiva, além das intensas e saborosas geleias da “Dolce Frutteto” e dos molhos Chimichurri artesanais intrigantes da “Pimenta em Pedaços”.

Compromissada em apresentar novidades, a Feirinha conta com participações inéditas, como a Padaria Wals Gastropub oferecendo pães artesanais de métodos de preparos diversos, ideais para montar sanduíches, levar para casa ou degustar junto a um bom azeite ou queijos frescos, os “Pastéis da Cris”, que traz os famosos salgados de Sabará para Belo Horizonte, além de outros expositores de produtos variados que participam pela primeira vez.

A Feirinha Aproxima ainda oferece opções veganas e vegetarianas, como o Temperando Ateliê que oferece diversos salgados veganos deliciosos, surpreendentes em sabor e texturas sem utilizar de ingredientes de origem animal.

AULA SHOW

Outra notícia de destaque é que no último dia do evento, na terça-feira (25 de fevereiro) às 12h, a Feirinha Aproxima recebe como convidado notório André Barreto, criador do portal Cozinhe Pra Ela, dedicado a receitas e projetos ligados a gastronomia, para uma aula-show aberta ao público. Ao longo do encontro, Barreto preparará um Arroz de Bacalhau, convidando o público não só a degustar do prato que leva a iguaria da gastronomia portuguesa, como também ter a oportunidade de aprender dicas e sugestões para o preparo.

Quem também seguirá o formato de “cozinha ao vivo” é a Serra Negra Doces, já consagrada produtora de doces mineiros artesanais que, ao longo da programação, prepara em tempo real seu famoso pé de moleque para quem quiser aprender e, em seguida, degustar do famoso quitute mineiro.

Para manter a atmosfera e o clima agregador já consagrado da Feirinha, a Edição Especial de Carnaval oferece também um inédito espaço de embarque e desembarque para o público 60+, assegurando a segurança e conforto necessário para a locomoção na chegada e saída ao evento.

Ainda, a Feirinha promove outras duas atividades de inclusão: o Espaço Especial, voltado para o lazer e entretenimento de pessoas com acessibilidade especial e deficiências, além de uma parceria com o Viva Down, projeto dedicado ao melhoramento, inclusão e fruição cultural de portadores de down na sociedade.

::Sobre o Projeto Aproxima::

O Projeto Aproxima surgiu em junho de 2014 como um movimento de divulgação e valorização da gastronomia mineira. Desde então tivemos muitas conquistas e a maior delas, foi Belo Horizonte ter recebido o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Acreditamos que a valorização da nossa cultura é um trabalho conjunto. Ainda no ano de 2014, Eduardo Maya, idealizador do Projeto Aproxima, disse “se todos dermos as mãos, colocaremos Minas Gerais no lugar que merece: o grande estado da gastronomia”.

O Projeto Aproxima foi inovador em muitos aspectos: fomos os primeiros a fazer feira de rua de gastronomia na cidade, colocando chefs cozinhando lado a lado com os produtores. Fomos os primeiros a unir em um só lugar as cervejarias artesanais de Minas Gerais. Falamos deste o início da importância de valorizar um produto para ter um prato de excelência. Fizemos circuitos incentivando restaurantes e chefs a valorizar produtos do nosso estado, trouxemos para as Feirinhas produtores de todos os cantos de Minas para unir todas as pontas do mercado: produtores, cozinheiros e consumidor final.

É com muito orgulho que vemos hoje vários estabelecimentos divulgando produtos mineiros e abraçando nossa cultura gastronômica, algo que não existia há poucos anos. Fizemos quase 100 eventos nesses 6 anos de jornada: ajudamos a revitalizar mercados - fizemos nossas primeiras edições no Mercado Distrital do Cruzeiro e em 2014 e início de 2015 fizemos a Feirinha no Mercado Novo, antes dele estar “na moda”.

Fomos o primeiro evento de gastronomia dentro do Mercado Central à noite, rodamos várias praças e ruas da cidade, ajudando a ocupar a nossa cidade, a valorizar o espaço à nossa volta. Rodamos vários bairros: Lourdes, Sion, Barreiro, Savassi, Pampulha, Funcionários, Belvedere, Cidade Jardim, Cruzeiro, Centro. Fomos pioneiros em feiras de gastronomia dentro de shopping centers. No ano de 2016 começamos um trabalho de sustentabilidade e no final do ano de 2019 entregamos o selo sustentável para vários produtores, que com nosso auxilio estão se tornando cada vez mais ecológicos.

O Projeto Aproxima faz compensação de carbonos, recicla de maneira correta os lixos dos eventos e do escritório, e faz um trabalho sério de sustentabilidade social, ajudando pessoas e instituições. Nosso intuito é terminar o ano de 2020 sem nenhum plástico nos nossos eventos. Nossa ideia é sempre ajudar a cadeia produtiva: ajudando os produtores a ter mercado consumidor, a melhorar a produção e crescer de maneira sustentável.

Foto:Guilherme Girão

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.