Notícias

Kolping Minas Gerais está com quase 800 vagas para cursos de qualificação profissional, socialização e arte

O Projeto Preparando o Futuro, realizado pela Kolping Minas Gerais, está com inscrições abertas, para diversos cursos nas modalidades de qualificação profissional, socialização e arte para jovens de 12 a 24 anos. São 720 vagas e os cursos gratuitos serão realizados em três locais distintas, sendo 240 vagas em cada um deles. Para fazer as inscrições, basta comparecer nos endereços de cada unidade portando cópia da identidade do menor e do responsável, declaração de escolaridade e de endereço.

O projeto Preparando o Futuro tem por objetivo preparar jovens para o mercado de trabalho. De acordo com o diretor-presidente da Organização Kolping Minas Gerais, com este projeto, a kolping espera contribuir para oportunizar que jovens construam seus projetos pessoais e melhore a sua vida, de suas famílias e da comunidade. “Além de participarem dos cursos de qualificação profissional, os alunos serão orientados e encorajados a buscarem oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, serão estimulados para o desenvolvimento de sensibilidades para assumir causas coletivas, com vista a sua participação em conselhos de controle social”, explica.

Bairro São Salvador (BH) – 240 vagas

unidade Padre Teodoro da Vila Belém localizada no Bairro São Salvador, em Belo Horizonte, serão disponibilizadas aulas de Informática, Inglês, Violão, Jogos teatrais, Graffiti, Assistente Administrativo e Desenvolvedor de aplicativos móveis. Nesta unidade, as vagas gratuitas são para jovens de 14 a 24 anos. “Cada uma das turmas terá o máximo de 20 alunos para o bom desenvolvimento de cada um deles”, explica Alessandro da Silva, coordenador do Projeto e diretor de formação da Kolping de Minas Gerais.

Para fazer inscrição nesta unidade, os jovens devem comparecer a Rua Barbosa, 355, bairro São Salvador ou ligar para (31) 3475-3588

Bairro Minas Caixa (BH) – 240 vagas

Na unidade Minas Caixa localizada no Bairro de mesmo nome, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, haverá cursos de Fotografia, Inglês, Informática Básica, Informática para escritório, Culinária e Jogos para jovens de 12 a 24 anos. “A escola e a família que tradicionalmente eram responsáveis pela a educação e construção dos projetos de vida tem apresentado limitações em responder os anseios e os sonhos da juventude. Assim o projeto pretende somar esforços para o fortalecimento destas instituições junto aos jovens”, conclui Cíntia Erondina Figueiredo Dias, coordenadora do Projeto na Unidade Minas Caixa.

Para fazer inscrição nesta unidade, os jovens devem comparecer Rua Padre Adolfo Kolping, 170, bairro Minas Caixa ou ligar para (31) 3455.5010 entre 13h e 20h, ou mande mensagem para: [email protected]

Bairro Santinho, (Ribeirão das Neves) – 240 vagas

Na unidade Nossa Senhora do Carmo, localizada no Bairro Santinho, em Ribeirão das Neves, há 40 vagas para aulas de Informática; 30 para Dança, 30 para Inglês, 15 para Violino, 30 para Violão, 10 para Teclado, 20 para Iniciação Teatral, 20 para Fotografia, 5 para Estamparia e 20 para Rotinas Administrativas.

De acordo com Izabella Cristina Teixeira Tavares Coordenadora do Projeto nesta unidade, além dos cursos, os alunos participam ainda de atividades de educação patrimonial, arte, cultura e memória. Isso sem contar os temas transversais, como direitos humanos, ética e cidadania. “Está programado ainda a tarde e manhã cultural, onde ocorrerá as apresentações dos cursos e atividades como totó, sinuca e outros”, explica.

Para fazer inscrição nesta unidade, os jovens devem comparecer a Rua Pedro Guerra, 51, Bairro Santinho, em Ribeirão das Neves, ou ligar para 3627-4747

O que é o projeto? O projeto que, teve início em 2015 em parceria com a Obra Kolping Internacional, fortalece a vocação da Obra Kolping, preconizada pelo Beato Adolfo Kolping (fundador do movimento em 1849), que fez a opção de se dedicar a formação da juventude para o mundo do trabalho.

O que é a Kolping? A Kolping é um movimento social, popular, e sem fins lucrativos a serviço do trabalhador e sua família, e historicamente zela a favor da juventude. Presente em cerca de 60 países, foi fundada pelo Beato Adolfo Kolping (1813-1865), em Colônia, Alemanha, no dia 6 de maio de 1849. A primeira unidade da Kolping em Minas Gerais, foi fundada em 7 de setembro de 1978. Assim como em toso o mundo, neste Estado, a Kolping sob os princípios de Adolfo Kolping e da Obra Kolping do Brasil (OKB).

Atualmente existem 13 unidades ativas em Minas Gerais. Além da Capital, há Casas Kolping também em Boa Esperança, Couto Magalhães de Minas, Diamantina, Felício dos Santos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Santa Luzia, São Gonçalo do Rio Preto, São Vicente de Minas e Turmalina.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.