Notícias

MOVIMENTO GIRO ABRAÇA COMPOSITORES MINEIROS COM PROJETO INÉDITO

Iniciativa propõe “feats” entre alguns dos principais blocos da cidade e artistas regionais, como a banda Graveola

O movimento GIRO acaba de dar mais um passo para movimentar a cena cultural de Belo Horizonte, usando como ferramenta o carnaval. Idealizado pela Do Brasil Live, o projeto agora ganhará uma vertente musical, onde blocos e artistas locais se unem em parcerias inéditas e exclusivas.

Com a proposta de abraçar e resgatar a música independente belo-horizontina, o pontapé inicial foi dado através de um convite ao grupo Graveola, que se uniu aos blocos Então Brilha, Chama o Síndico, Sagrada Profana e Juventude Bronzeada para a produção dos primeiros feats.

Segundo Zelu Braga, integrante e fundador do Graveola, a iniciativa promove um resgate de grupos mineiros ao Carnaval de BH. “Nos idos de 2009, quando o Carnaval de rua da capital começou a se reinventar, estávamos profundamente conectados com os movimentos culturais da cidade, e de certa forma contribuímos para consolidar o que hoje se tornou uma potência. Com essa nova iniciativa, nos reaproximamos desta festa, celebrando a diversidade ao lado de muita gente boa que faz a cultura acontecer em BH, e o resultado foi incrível”, conta.

Na etapa inicial, foram gravadas, em estúdio, canções consagradas do Graveola em arranjos produzidos e ressignificados de acordo com a personalidade de cada bloco. O single “Insensatez” tem participação do bloco Então Brilha, que priorizou o pagodão baiano com pitadas de arrocha; “Babulinas Trip” com Chama o Síndico, trouxe o swing do soul music em ritmo funkeado; “Aurora” com o Sagrada Profana, elucidada um arranjo suave, todo produzido em instrumentos de sopro; e “Talismã” com Juventude Bronzeada (participação de Samuel Rosa), dá luz às guitarras baianas e paraenses em um samba reggae arrastado. Os dois primeiros fonogramas foram lançados nesta terça-feira, dia 18, exclusivamente no Youtube.

De acordo com Patrícia Tavares, sócia-diretora da Do Brasil, o projeto não para por aí. “Durante todo o ano, a Do Brasil convidará outros compositores e grupos para novas parcerias e, além de canções já conhecidas, a proposta é produzir trabalhos inéditos. Ao fim do ano, um compilado de tudo o que foi desenvolvido será lançado e disponibilizado para o público”, conclui.

Link Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQRFPLEExz7ULb2yj5WNWiQ/videos

Sobre o Giro

O projeto GIRO ocupa o Espaço Gofree, no icônico bairro da Lagoinha. O local tem mais de 1.800m² e é dividido em três ambientes que recebem, entre os dias 09 de janeiro e 01 de março, uma programação diversa que vai desde festas consagradas até oficinas de capacitação, workshops eensaios de blocos. A iniciativa tem realização da Do Brasil Live, Gofree e SKOL, além do patrocínio da cervejaria Wäls, Zuur Gin e da Pier Digital. Entre os diferenciais do movimento está o envolvimento com a comunidade, através da parceria com o Viva Lagoinha e o selo Estômago da Lagoinha.

Como projeto proprietário da Do Brasil Live, o GIRO tem o intuito de circular pela cidade em diferentes formatos e frentes, para construir pontes de conexão entre artistas, cidadãos e marcas que queiram promover transformações.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.