Notícias

Prefeitura de Belo Horizonte promove carnaval infantil no Parque Municipal

Já tradicional na capital mineira, o Carnavalzinho 2020 promete fazer a alegria das crianças neste domingo

Chegou a hora das crianças aproveitarem a maior festa popular do mundo. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Belotur, promove neste domingo de Carnaval, dia 23, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o Carnavalzinho 2020. O projeto é voltado às famílias e crianças e pretende resgatar os carnavais infantis, com marchinhas e fantasias. A folia infantil é gratuita e acontece das 9h às 13h30.

O Carnavalzinho 2020 terá apresentação do brincante Mestre Amâncio, que unirá às falas, atividades lúdicas e brincadeiras ao vivo com as crianças. O evento contará com a presença de crianças de todas as regiões de Belo Horizonte que participaram de uma série de oficinas, gritos de carnaval, entre outras ações com temas carnavalescos nos centros culturais da Fundação Municipal de Cultura nos meses que antecedem a festa.

“Na festa mais democrática do calendário brasileiro a criançada não poderia ficar de fora. Pensando nisso, nós desenvolvemos uma programação especial, com foco em toda a família. Será uma manhã de muita música, festa e brincadeiras, com apresentação e cortejos de blocos, formados, como é o caso do Kizomba, por crianças e adolescentes, os demais blocos, Pé di Chinelo e Chama que Vem, voltaram seu repertório para canções do universo lúdico e afetivo”, afirma Barbara Bof, diretora de promoção dos direitos culturais da Fundação Municipal de Cultura.

O evento terá a apresentação dos blocos carnavalescos “Pé Di Chinelo”, de origem do bairro Padre Eustáquio e que se desenvolve com apoio do Centro Cultural Padre Eustáquio, “Chama que Vem”, que foi criado no bairro São Bernardo e conta com apoio do Centro Cultural São Bernardo, além do “Kizomba”, formado por jovens moradoras do Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango. Os três blocos se apresentam no palco, direcionando seus repertórios para canções mais lúdicas do universo infantil. Ao final das apresentações, os três blocos e o público presente puxam um cortejo pelo Parque.

Também haverá uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), por meio do Teatro Mobs, chamada “Carnaval da Proteção de Crianças e Adolescentes”. Nesta ação, agentes devidamente paramentados com fantasias e pernas de pau, divertem as crianças e realizam a conscientização do público adulto no combate ao uso de álcool e outras drogas, abuso e exploração sexual e trabalho infantil.

Foto:Ricardo Laf

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.