Notícias

Academia Mineira De Letras Abre Inscrições Para Curso De Mitologia Comparada Ministrado Por Jacyntho Lins Brandão

INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 30 DE MARÇO E AS AULAS COMEÇAM EM ABRIL

As mitologias que hoje despertam tanta curiosidade já foram as principais explicações sobre origens do ser humano e da formação do mundo. Para quem tem interesse nesse assunto, a Academia Mineira de Letras lançou o curso “Mitologia Comparada – As Origens do Mundo e da Humanidade nos mitos gregos e médio-orientais”. Ministrado pelo acadêmico, professor e especialista no assunto Jacyntho Lins Brandão, o curso conta com quatro módulos e as inscrições já estão abertas.

O curso abordará, de uma perspectiva comparada, as mais importantes cosmogonias e antropogonias da Grécia e do Oriente Médio antigo, analisando suas convergências e divergências.

Destacam-se algumas ideias que tiveram grande repercussão, como a do abismo de águas primordial, a da sucessão da realeza entre os primeiros deuses, com a vitória do mais jovem, a da modelagem do homem de argila, sua destinação para o trabalho, o crescimento descontrolado da humanidade e a tentativa de que fosse eliminada com o dilúvio, a que se segue uma nova aliança entre deuses e homens.

Os textos em pauta incluem, dentre os gregos, Teogonia e Trabalhos e dias de Hesíodo, Prometeu acorrentado de Ésquilo e Protágoras de Platão; dentre os mesopotâmicos, Poema da criação (Enuma élish), Poema do supersábio (Atrahasis) e Epopeia de Gilgámesh.

O livro Epopeia de Gilgámesh – Ele que o abismo viu – com tradução do acádio, introdução e comentários do professor Jacyntho Lins Brandão - será apresentado aos participantes do curso.

Sobre Jacyntho Lins Brandão:

Jacyntho Lins Brandão é professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, onde lecionou língua e literatura grega de 1977 a 2018, tendo exercido ainda os cargos de diretor da Faculdade de Letras (1990-1994 e 2006-2010) e vice-reitor da UFMG (1994-1998). Doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (1992), foi professor-visitante da Universidade de Aveiro, em Portugal (1998-1999). É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, da qual foi o primeiro secretário (1985-1987), além de presidente (1991-1993) e tesoureiro (2004-2005). Desde 2018 é membro da Academia Mineira de Letras

Publicou livros sobre a literatura grega, A poética do hipocentauro: literatura, sociedade e discurso ficcional em Luciano de Samósata (Editora UFMG, 2001), A invenção do romance (Editora UnB, 2005), Antiga musa: arqueologia da ficção (Relicário, 2015). Traduziu, do grego, Como se deve escrever a história, de Luciano de Samósata (Tessitura, 2009), bem como, do acádio, Ele que o abismo viu: epopeia de Gilgámesh (Autêntica, 2017) e Ao Kurnugu, terra sem retorno: descida de Ishtar ao mundo dos mortos (Kotter, 2019). É autor ainda de obras de ficção: Relicário (José Olympio, 1982), O fosso de Babel (Nova Fronteira, 1997), Que venha a Senhora Dona (Tessitura, 2007).

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.