Notícias

Academia Mineira de Letras apresenta entrevista ao vivo sobre Henriqueta Lisboa

Os 120 anos de nascimento de Henriqueta Lisboa são celebrados com lançamento da obra completa da poetisa. Pela ocasião, a Academia Mineira de Letras realiza uma live especial com entrevista com os dois organizadores da coletânea: o acadêmico Wander Melo Miranda e o professor Reinaldo Marques. Quem conduz o bate-papo é presidente da AML, Rogério Faria Tavares, no dia 11 de março, às 19h30, na plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal da AML no YouTube.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH - por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Considerada uma das poetisas e autoras brasileiras de maior relevância, Henriqueta Lisboa deixou um legado que encanta gerações. Nascida em Lambari (Minas Gerais), foi a primeira escritora a ser eleita membro da Academia Mineira de Letras, recebeu diversos prêmios e publicou 20 livros.

A entrevista abordará a vida e obra da escritora, que tomou conta do trabalho de Wander Melo Miranda e Reinaldo Marques nos últimos anos, ao se debruçarem em seus textos para um dos lançamentos mais aguardados. A obra completa da poetisa finalmente pode ser encontrada em três volume: Poesia, Prosa e Poesia traduzida.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever. Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

Sobre os entrevistados

Reinaldo Marques é doutor em Literatura Comparada e Professor Associado da Faculdade de Letras da UFMG. Integra a equipe de pesquisadores do Acervo de Escritores Mineiros da UFMG, dedicando-se atualmente a pesquisas sobre arquivos literários e arquivos pessoais de escritores. Atua nas áreas de Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Literatura Brasileira. Autor do livro Arquivos literários: teorias, histórias, desafios (Ed. UFMG, 2015) e coorganizador do volume Henriqueta Lisboa: poesia traduzida (Ed. UFMG, 2001).

Wander Melo Miranda é professor aposentado de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor emérito da Faculdade de Letras da UFMG. Foi diretor da Editora UFMG (2000-2015) e também pesquisador 1A do CNPq, com pesquisa sobre Literatura e Biopolítica. Foi professor visitante nos EUA, na Argentina, na Itália, no Uruguai e em diversas universidades brasileiras. Autor de "Os olhos de Diadorim e outros ensaios" (Cepe Editora, 2019); “Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago” (Edusp, 1992; 2ª ed. 2009; trad. chilena: “Cuerpos escritos”. Santiago: Arcis, 2002), Graciliano Ramos (PubliFolha, 2004) e “Nações literárias” (Ateliê, 2010). Organizou o volume “Narrativas da Modernidade” (1991) e coorganizou “Crítica e coleção” (2011), entre outros. Traduziu “Noturno indiano”, de Antonio Tabucchi (1991; tradução revista, 2012), “Ângelo”, de Luchino Visconti (1993), “Antiafrodisíaco para o amor platônico”, Ippolito Nievo (2015) e “Bios, biopolítica e filosofia”, de Roberto Esposito.

SERVIÇO:

Live - “Henriqueta Lisboa” – Rogério Faria Tavares entrevista Wander Melo Miranda e Reinaldo Marques

Data: 11 de março, às 19h30

Acesso: https://bit.ly/aml-youtube

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.