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Atividades físicas ajudam no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes

Indivíduos que praticam esportes com frequência têm desempenho 20% superior aos alunos sedentários

O calendário escolar de crianças e adolescentes sofreu grandes mudanças em 2020. Acostumados ao convívio social diário com professores e colegas, os alunos passaram a estudar em casa, via internet.

A transformação do método de ensino também trouxe mudanças no comportamento. Crianças e adolescentes passaram a ficar conectados a dispositivos digitais por muito mais tempo. Com isso, o sedentarismo e a ansiedade vêm ganhando cada vez mais espaço em suas rotinas.

A retomada das aulas na rede estadual de ensino em Minas Gerais está marcada para o dia 08 de março. A Prefeitura iniciou a programação on-line do dia 1ª de fevereiro. Algumas instituições da rede privada também já iniciaram o calendário. Contudo, a volta das aulas presenciais segue sem previsão. O que, mais uma vez, provoca uma ausência de convívio social e prática de atividades físicas.

Pensando em minimizar os efeitos dessa nova rotina, muitos pais têm recorrido às academias para ajudar os filhos a ficar com a saúde em dia e também se preparar para o retorno às aulas. Uma pesquisa realizada por neurocientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, reforça a importância da atividade física na rotina de crianças e adolescentes e aponta que indivíduos que praticam esportes com frequência têm desempenho 20% superior aos alunos sedentários.

“Retomar as aulas, além de recuperar a rotina de socialização e interação com os colegas e professores, é válido pela importância da ação corporal orientada. A volta à rotina, mesmo que gradativamente, traz ainda mais benefícios para todos. Para as crianças, é um ensaio para a volta às aulas na escola. Os pequenos já entenderam a importância do uso da máscara, de passar álcool em gel nas mãos a todo instante e do distanciamento com todos à sua volta”, ressalta a gerente nacional Acqua e Kids da Bodytech Company, Paula Toyansk.

De acordo com Toyansk, antes da criança chegar à sala de aula para ler, escrever e receber conteúdo de cunho intelectual, ela precisa conhecer e dominar o corpo.

“Toda a aprendizagem passa pelo corpo. Escrever não é apenas utilizar uma folha de papel e uma caneta. Precisamos de controle tônico muscular para manter uma postura adequada, coordenação motora fina para colocar a pressão correta no papel ao escrever. É necessário também ter ritmo para escrever, noção de espaço para distribuir os elementos no papel. A atividade física, a brincadeira e o esporte ajudam a sustentar a atenção e manter o foco no que é prioridade”, esclarece.

Ainda segundo a especialista, a prática de atividades físicas traz disciplina e contribui para o aprendizado de regras e respeito ao próximo, trabalho em equipe e autoconfiança. “O exercício físico auxilia no desenvolvimento da criança e do adolescente, não apenas no aspecto motor, mas também no cognitivo, no social e afetivo. É pelo corpo que exploramos, conhecemos e aprendemos”, esclarece.

Paula Toyansk listou seis benefícios proporcionados pela atividade física regular no desenvolvimento escolar:

Fortalece o desenvolvimento motor.

Desenvolve a autoconfiança e as habilidades motoras.

Ensina a respeitar a diversidade que faz parte da sociedade, sobre inclusão social e partilhar e também a trabalhar em grupo.

Facilita o processo de aprendizagem, melhora a capacidade de concentração, estimula o raciocínio lógico.

Contribui para a integração social da criança e do adolescente.

Ajuda a conhecer, a compreender as mudanças e os limites do corpo.

Foto: Divulgação

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