Notícias

rampulim inicia celebração de 24 anos com apresentação gratuita de 'Manotas Musicais' na Floriano Peixoto

Misturando música e palhaçaria, espetáculo que tem participação do público e completa dez anos acontece no dia 24/3 (sábado)

Em 2018, o Trampulim festeja 24 anos de caminhada. Para dar um pontapé com sapato de palhaço nas comemorações, o grupo apresenta gratuitamente o espetáculo “Manotas Musicais”, no dia 24 de março (sábado), na praça Floriano Peixoto. Carro-chefe do repertório do Trampulim, a peça interativa ­­– que completa dez anos de história ­– mistura cultura popular, música e palhaçaria, deslocando o público para um lugar de protagonismo, numa divertida experiência para todas as idades.

“Manotas Musicais” nasce do uso da música como ferramenta de jogo para o palhaço. Entre brincadeiras musicais e piadas, Benedita Jacarandá (Adriana Morales) e Sabonete (Tiago Mafra) conduzem o espetáculo a um momento surpreendente: sob a regência destes palhaços-maestros, junto à banda formada por Alfinete (Rafael Protzner), Conselhos (Chaya Vazquez) e Socorro (Poliana Tuchia), o público se transforma numa grande orquestra. Em dado momento, cerca de 350 tambores são distribuídos à plateia, que se torna parte integrante da cena.

“O que acontece é uma catarse muito forte e transformadora. Principalmente quando têm muitos adultos na plateia. É bonito demais ver o povo se jogando, virando criança, num jogo de palhaço totalmente vivo, do presente, do momento”, afirma Poliana Tuchia, destacando a circulação do espetáculo pelo projeto Sesc Palco Giratório, em 2016, quando foram realizadas apresentações em 24 cidades, de seis diferentes estados brasileiros

O repertório de “Manotas Musicais” vai desde “O Trem Caipira”, de Heitor Villa Lobos”, a canções inventadas pela banda de palhaços, ressaltando a relação estreita entre música e palhaçaria, que orienta o trabalho do Trampulim desde seus primórdios. “‘Manotas’ nasceu como um espetáculo de rua, que juntava nossas pesquisas na música, no circo, nas artes cênicas. Depois, circulou em espaços fechados e foi, assim como os personagens, mudando ao longo dos anos. É incrível poder apresentá-lo novamente ao ar livre, num ano tão importante para o Trampulim”, pontua Tuchia.


Trampulim Ano 24

Criado em 1994, o Trampulim é, hoje, uma das mais respeitadas companhias de circo do Brasil. O grupo especializou-se na linguagem do palhaço que, aliada à música e à improvisação, formam um potente eixo artístico. Reconhecido por sua maneira autêntica de se comunicar com o público, o Trampulim carrega na bagagem 18 montagens, sendo a mais recente delas “Acorda”, cuja estreia aconteceu no ano passado.


“Hoje, somos mais que um grupo. Somos amigos e irmãos, somos uma família na qual as pessoas dividem, há mais de uma década, sonhos, dificuldades, oportunidades e trabalhos”, afirma Adriana Morales, uma das fundadoras do Trampulim. “O que nos une é nos mantêm juntos como grupo há tanto tempo é a sinergia”, completa a atriz.

“O palhaço é esse ser totalmente complexo, com um olhar revolucionário para o mundo. Que brinca com os erros, que ri de si mesmo, que caçoa do opressor e não do oprimido. E a música tem essa coisa de agregar, de fortalecer laços. Potencializa o nosso poder de ser feliz, de ser do bem”, completa Poliana Tuchia, lembrando que as comemorações dos 24 anos do Trampulim incluem apresentações em cidades como Curitiba, polo das artes cênicas no Brasil.

Foto: André Fossati

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.