Notícias

COMUNICADO: Circuito de Gastronomia e Arte é adiado para 24 de março

Organizadores da festa optaram por remarcar evento, que iria acontecer neste sábado (17), na Rua Sapucaí, devido alta possibilidade de chuva em BH para o fim de semana

Em virtude da alta possibilidade de chuva para Belo Horizonte neste fim de semana, conforme previsão do ClimaTempo, os organizadores da primeira edição do Circuito de Gastronomia e Arte, decidiram adiar o evento para 24 de março, das 11 às 20h.O evento iria acontecer neste sábado (17) na Rua Sapucaí, bairro Floresta, entre os restaurantes Salumeria Central e Pecatore. Mesmo com a mudança na data da festa, a programação não sofrerá alterações. A entrada também continua sendo gratuita.

O objetivo principal do Circuito é unir gastronomia e cultura, além de apresentar uma releitura das feiras livres europeias, marcadas pelo comércio a céu aberto, ocupação do espaço público e promoção dos produtores locais. A Sapucaí, considerada hoje um dos principais redutos boêmios de BH, será fechada para o trânsito de veículos e transformada em uma piazza italiana.

O tema da primeira edição será o “Mar Sapucaí”, em comemoração ao aniversário do Pecatore, estabelecimento famoso pelos pratos com peixes e frutos do mar, comandado pelo chef Raffaele Autorino. “Vamos trazer o clima praiano para a Sapucaí. As pessoas poderão consumir bebidas refrescantes acompanhadas de frutos do mar, além de curtir uma praia adaptada na rua”, afirma André Hallak, responsável pela produção do evento e sócio das casas.

A fim de aproximar o público da culinária, chefs renomados serão convidados especiais e irão apresentar pratos clássicos, bem como a releitura da gastronomia brasileira e internacional. Além disso, a ideia é que o circuito aconteça em outras datas ao longo do ano, na região, e promova uma completa integração entre arte e boa gastronomia. Uma segunda edição, a ser realizada em abril, já está, inclusive, em andamento. “O foco será o sabor da Salumeria, com seu tradicional porquinho, mascote da casa, que é encontrado como ingrediente em vários pratos”, revela Hallak.

Programação Circuito Sapucaí de Gastronomia e Arte

Dia 24 de março, de 11h às 20h

11h30 - Aula show com o chef Raffaele Autorino

chef Raffaele Autorino possui cerca 20 anos de experiência atuando nos principais restaurantes da Ilha de Ischia, na baía de Nápoles, no sul da Itália, sua terra natal. Especializou-se em frutos do mar e nas variedades gastronômicas da região. Mora no Brasil desde 2013, quando tornou-se sócio das renomadas casas Salumeria Central, L’Osteria Casa Mattiazzi e Pecatore Banca de Peixe. No Pecatore, Raffaele chefia a cozinha e ganhou destaque, quando, em 2014, recebeu o prêmio de melhor restaurante de frutos do mar de Belo Horizonte pela revista “Veja Comer e Beber”.

15h – Aula com o chef Carlo Caredda (Pizzaria Don Carlo)

O chef napolitano, que já foi dono de restaurante premiado na Alemanha com uma cozinha italiana de vanguarda, hoje comanda as cozinhas do Barolio e da Pizzaria Don Carlo, ambos em Belo Horizonte. A marca de sua gastronomia é o uso de matéria prima fresca e massas artesanais. Para ele a cozinha tem que ser simples, mas com matéria prima de primeira qualidade.

Durante as aulas, os dois chefs vãos ensinar pratos da gastronomia italiana para o público. Para participar basta fazer inscrição prévia no evento.

11h às 19h - Espaço Kids

As crianças têm um lugar especial no Circuito. A praia será representada com um grande tanque de areia com baldinhos e brinquedos. Além disso teremos cama elástica, caminhão de sorvete e a apresentação do multiartista circense Sufoco, às14h.

11h às 20h - Feira Gastronômica e harmonização de bebidas

O clima praiano dará o tom da feira, que apresentará pratos com peixes e frutos do mar como pasteizinhos de siri, camarão frito, ceviche, ostras, acarajé e arroz com bacalhau. Para brindar essas delícias, a feira terá espumantes, vinhos, spritz, além de drinks gelados e refrescantes.

11h às 20h - Feira de produtores

Espaço para expositores da cadeia produtiva da gastronomia, entre eles fornecedores locais de embutidos, queijos, vinhos, hortifruti, massas e molhos.

16h às 20h - Música

Na primeira edição do “Circuito Sapucaí de Gastronomia e Arte” haverá apresentação da DJ Aida, roda de samba com o grupo “Filhas da Mãe” e cortejo de maracatu com o grupo “Patangome Maracarte”. O encerramento do evento é com o show de Veronez, intitulado “Não sou nenhum Roberto”.

Foto: Maíra Cabral

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.