Notícias

Sindicato do Blues recebe Ablusadas no “Especial Mês da Mulher”

Primeira e única banda formada só por mulheres em Belo Horizonte se apresenta no próximo dia 29, na Casa do Jornalista.

Etta James, Peggy Lee, Wynona Carr, Ella Fitzgerald, Nina Simone e Imelda May. A obra dessas figuras icônicas será revisita e homenageada no próximo dia 29, às 22h, na Casa do Jornalista, no Especial Mês da Mulher do Sindicato do Blues. E quem sobe ao palco são as Ablusadas, quinteto feminino que se reuniu no primeiro semestre de 2017. A banda, que também tem composições autorais, é a primeira e única em Belo Horizonte formada exclusivamente por mulheres.

A vocalista Roberta Magalhães é a idealizadora do projeto. Ela conta que sentia falta da presença feminina no blues da capital mineira. “A história da participação da mulher no blues é importantíssima, mas existe machismo na música, não tem tantas bandas só de mulher. Sempre participei de projeto com cantoras, mas nunca uma banda inteira”, diz. Completam a formação da Ablusadas a guitarrista Mel Martins, a baterista Brenda Marques, a baixista e backing vocal Débora Coimbra e a tecladista Milena Zannini.

O repertório do show, além de fazer um passeio pelos sucessos das grandes cantoras, também trará clássicos de nomes de peso como Ray Charles e Screamin' Jay Hawkins. “O mais legal é que a gente se diverte muito tocando. A relação é de muito respeito, de ajuda, curtimos muito o que estamos fazendo. Também investimos no trabalho autoral, todas na banda compõem. O público pode espera um show dançante, animado”, comenta a vocalista.

Roberta acredita que o surgimento da Ablusadas pode contribuir para a presença feminina no blues da capital mineira. “Que isso incentive outras mulheres a se reunir. Queremos estimular uma celebração feminina no blues. Que surjam outros movimentos como esse”, finaliza.

O SINDICATO DO BLUES

Idealizado e produzido pelo jornalista Bruno Mateus, o projeto pretende divulgar a efervescente produção blueseira de Belo Horizonte realizando shows mensais e encontros entre bandas na Casa do Jornalista. A estreia do Sindicato do Blues aconteceu em dezembro de 2015, com show da banda Audergang e convidados. Já passaram pelo palco do projeto nomes como Affonsinho e Radioblues, Shello & LoBo Blues Band, O Elemento Blues, The Deal Blues Band, Alexandre Araújo, Doctor Ray! Band, Bulldose, The Lee Gang, Redblues, Guto Grandi&Sérgio Geleia, Gustavo Fofão&Patrick Blancos, Machaka Blues, Regali Blues Band, BlackTrack Blues, Auder Jr & Blues Friends, Black Blues, Nomad’s Blues e Pocket Band.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.