Notícias

Chocolate faz mal para a pele?

Especialista revela mitos e verdades sobre a influência do doce para o corpo e o rosto.

A biomédica esteta Jéssica Avelino explica que o chocolate não é de todo um vilão. Tudo vai depender de fatores como a quantidade ingerida, nível de açúcar e ingredientes. “Não é o chocolate em si que faz mal, mas os seus componentes. Açúcar, leite e gorduras são considerados prejudiciais para a pele. Alimentos com farinha branca (carboidrato simples) ou açúcar aumentam a insulina no sangue. Ela estimula a produção de hormônios andrógenos, que acarretam maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, e assim, aumenta a chance de aparecimento de cravos e espinhas”. 

A especialista acrescenta que os chocolates amargos são os mais indicados. “Eles têm maior concentração de cacau, mesmo assim, o ideal é consumir sempre com moderação. Isso vale tanto para os cuidados com a face e também para o corpo, evitando o ganho de peso neste período", alerta.

Consultoria online 

Em meio ao isolamento social para o controle da pandemia, alguns grupos de risco como os idosos, gestantes e outros precisaram redobrar os cuidados com a saúde. Porém, os cuidados com a pele não podem parar. Pensando neles, a biomédica criou uma consultoria online para tirar as dúvidas dos pacientes sobre os cuidados com a pele e o corpo em casa. “Nesse momento, a pele precisa de atenção redobrada, pois, em casa, os hábitos alimentares são afetados e isso influencia na saúde dela”, esclarece.

Ela ainda acrescenta que receber uma orientação correta pode fazer toda a diferença para os pacientes. “Muitos recorrem às informações disponíveis atualmente na internet e redes sociais, mas quase nunca funcionam, já que é preciso avaliar caso a caso, até mesmo para evitar complicações para a saúde”, alertou Jéssica Avelino.  

Durante a consultoria online com cerca de 30 minutos, a especialista tira todas as dúvidas do paciente. “Ofereço explicações sobre o uso dos produtos indicados, analiso cada caso de acordo com o tipo de pele e o que a cliente deseja. Desde que comecei após o novo fechamento do comércio não essencial, o trabalho tem dado bons resultados e o feedback dos pacientes está sendo bastante positivo. Além de contribuir para a saúde deles e aumento da auto-estima neste momento tão desafiador para todos”, concluiu a biomédica esteta.

Fonte: Dra. Jéssica Avelino é biomédica esteta, toxicologista, analista clínica, especialista em estética corporal e facial avançada. Atua na Le Clinic Bh, na região da Savassi, e no Instituto Faissal em Belo Horizonte (@drajessicaavelino).

Foto: divulgação pessoal.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.