Notícias

FASCISMO ITALIANO É TEMA DE PALESTRA NAS QUARTAS ITALIANAS NA CASA FIAT DE CULTURA

Giuseppe Ferraro, professor da Fundação Torino e doutor em Filosofia, apresenta as circunstâncias que fizeram desta ideologia uma força política poderosa

A próxima palestra das "Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura", no dia 12 de abril, às 19h30, traz um dos movimentos políticos que marcou o século XX. A ideologia política encabeçada por Benito Mussolini, que até hoje influencia movimentos políticos no mundo, será abordada pelo professor da Escola Internacional Fundação Torino Giuseppe Ferraro na palestra “Fascismo italiano:  origem e ascensão”. A conferência, que será em italiano com tradução simultânea, tem entrada gratuita e está sujeita à lotação do espaço (250 lugares).

O movimento “Fasci di Combattimento”, que originou o Partido Nacional Fascista fundado por Mussolini na Itália, em 1919, tornou-se, em apenas dois anos, uma força política poderosa. O Fascismo foi capaz de dominar o parlamento e, por consequência, governar ditatorialmente a Itália por um duro período de mais de vinte anos. Sendo assim, nesta edição das “Quartas Italianas”, o professor Giuseppe Ferraro vai apresentar as circunstâncias políticas, econômicas e sociais que determinaram o crescimento rápido e impetuoso deste movimento que deixou marcas profundas na história italiana e mundial. 

Esta é a quinta edição do programa “Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura” que, desde 2015, apresenta palestras gratuitas de experts em arte, história, música e literatura italiana. O programa é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Consulado Italiano em Belo Horizonte, e uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com o apoio do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Banco Fidis, Fiat Finanças, CNH Industrial, New Holland, Banco Safra, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Giuseppe Ferraro

O pesquisador italiano Giuseppe Ferraro é professor de Filosofia da Escola Internacional há 17 anos, referência em ciências políticas e história do século XX, com doutorado e pós-doutorado em Filosofia pela UFMG, mestrado em Filosofia pela Universidade de Roma La Sapienza, especialização em história do século XX pela Universidade de Roma Tor Vergata. Ferraro também é autor de quatro livros sobre a filosofia budista clássica e assina artigos nas principais revistas de filosofia nacionais e internacionais.

Casa Fiat de Cultura

Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, mais de 20 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais. Sempre com mostras inéditas, a instituição desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo. Cerca de 1,8 milhão de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público. 

Fundação Torino

A Fundação Torino atua como Escola Internacional, da educação infantil ao ensino médio, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, oferecendo dupla diplomação aos seus alunos. Há 40 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, possibilita o ingresso dos alunos nas mais conceituadas universidades do Brasil e da União Europeia, além de prepará-los para os exames de seleção das melhores universidades das Américas. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes e tecnologia, dentre outros.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.