Notícias

Projeto “LivroCenAção”, do Grupo Trama de Teatro, chega ao fim com 13 cenas inspiradas em obras de escritores de Contagem (RMBH)

Iniciado no dia 9 de março, o “LivroCenAção”, projeto do Grupo Trama de Teatro, que desde 1998 instiga o público à reflexão e ao pensamento crítico, chega ao fim no próximo sábado, dia 10 de abril, com 13 cenas teatrais adaptadas de obras de escritores e escritoras da cidade de Contagem, na região metropolitana de BH. Os vídeos estão disponíveis no canal da companhia teatral no YouTube e foram realizados com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc/ Edital 02 - Pontos de Cultura - Secult/MG.

Os vídeos, que flertam com a linguagem online, mas trazem a experimentação teatral como principal ponte entre os textos e a interpretação, propõem um mergulho nas obras literárias “O Meu Bernardo Monteiro” (Ailson Leite), “Primavera, Outono e Outras Estações” (Andréia Carvalho), “Com o Coração na Boca” (Vinícius Fernandes Cardoso), “Orun” (Ana Paula Sobrinho), “Mundo das Nuvens” (Daniela Braga e Aline Braga), “Aprendendo Sobre Honestidade com Lili” (Paula Fernandes), “A Verdadeira História de Contagem” (Yendis Asor Said), “Antônio Bartolomeu Cândido: do Plágio Concreto para o Imaginário” (Uraci Micael), "Primeira Pessoa Plural" (Lecy Souza), “No Meu Guarda-Roupa Eu Escolho a Minha Roupa” (Otávio Henrique), “Kunston” (Marcelo Dias Costa), “Vida Cigana” (Júlia Carolina) e “Valsa Mínima” (Antônio Souza Capurnan). E as adaptações ficaram sob a responsabilidade dos atores e atrizes Carlos Henrique, Cibele Andrade, Daniela Graciere, Elisângela Souza, Frodo, Gabriel Vinícius, Gabriela Vieira, Lavínia Antônia, Léo Campos, Lúcio Honorato, Manu Macedo, Marco Túlio Zerlotini e Kako Arancibia.

De acordo com Carlos Henrique, coordenador artístico do “LivroCenAção”, o projeto já deixa um legado ao valorizar e divulgar a produção artística de Contagem e de artistas de várias gerações. “Já estamos sentindo heranças dessa ação. A começar pelos agradecimentos dos autores e autoras, que têm nos relatado um sentimento de reconhecimento”, destaca. “Esperamos que a ação aumente ainda mais a conexão entre o teatro e a literatura, fazendo com que os artistas da cidade se conheçam, criem novas ações conjuntas e fortaleçam o sentimento de pertencimento à cidade de Contagem”, completa ele. 

A cada semana, o projeto “LivroCenAção” lançou entre dois e três vídeos no canal do Grupo Trama, no YouTube, e, aos sábados, realizou uma roda de conversa, via Zoom, com os autores e artistas envolvidos nas cenas apresentadas. Nesta semana, a última do projeto, serão lançadas as cenas "Aprendendo Sobre Honestidade com Lili”, “No Meu Guarda-Roupa, Eu Escolho a Minha Roupa”, ambos voltados para o público infantil, e “Kunston”, interpretada pelo ator Lúcio Honorato.

Idealizado pelo Grupo Trama, companhia fundada em BH nos anos 90, mas que há 10 anos  está sediada em Contagem, o projeto “LivroCenAção”, conforme destacado por Patrícia Matos, coordenadora de produção, é uma ponte — e não apenas entre a literatura e o teatro, mas sim entre o público e a arte, já que a pandemia do novo coronavírus afastou os espectadores das arenas teatrais. “O Trama é um dos Pontos de Cultura de Contagem. E um dos nossos objetivos é criar possibilidades de expansão do fazer artístico cultural na cidade, estabelecendo conexões entre os artistas e os públicos”, diz a coordenadora, destacando que, além do atual projeto, a companhia segue com a produção do  Trama Festival: Teatro em Contagem, com perspectiva de realização em Setembro de 2021.

Projeto “LivroCenAção”

Período: de 9 de março a 10 de abril

Onde? No canal do Grupo Trama de Teatro no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UChQRPkx_51bDHIy5lT9Prjg)

Valor? Gratuito

Assessor de Imprensa: Felipe Pedrosa (31) 98741-9539
 

SOBRE O GRUPO TRAMA DE TEATRO

Fundado em 1998, em Belo Horizonte, o histórico do Grupo Trama de Teatro, atualmente sediado em Contagem, na região metropolitana da capital mineira, pauta-se pela criação de memoráveis espetáculos, como “Abracadalivro” (1998/1999), peça infantil com direção de Glicério Rosário; “O Homem da Cabeça de Papelão” (2001/2002), com direção de Marcelo Bones; “Tabu” (2003/2004), com direção de Gustavo Bartolozzi; e “Os Três Patéticos” (2006), com texto inédito e direção de Eid Ribeiro. As montagens têm como característica lançar luz em temas que provoquem a reflexão crítica sobre a sociedade atual. 

Os projetos além-palco do Grupo Trama de Teatro incluem atividades de intercâmbio com outros grupos e a valorização da cultura popular. São 20 anos de história para além das arenas. Atualmente, a companhia também é um Ponto de Cultura na região metropolitana.

Há dez anos, o Grupo Trama de Teatro está sediado na cidade de Contagem, onde realiza diversos projetos cujo foco é o fortalecimento da produção teatral e a valorização da cultura local.  Dentre as ações, estão: “Trama Festival:  Teatro em Contagem”; formação e intercâmbio para atores e atrizes locais; curso teatral para crianças e idosos.

Foto: Daniel Márcio

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.