Notícias

Zula Cia de Teatro apresenta o espetáculo “MAMÁ!” e realiza o workshop “Mãe, Mulher?”

As atividades acontecem a partir desta quinta-feira (15), sexta-feira (16) a domingo (18)

A Zula Cia de Teatro segue com a programação da Mostra 9 e Meio Zula! que vai acontecer até o dia 25. Nesta semana, os destaques são a peça “Banho de Sol” e o workshop “Mãe, Mulher?”. Confira abaixo mais detalhes sobre cada um dos eventos. Todas as atividades serão gratuitas e contam com os recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc da SECULT MG.

“MAMÁ!”

15 de abril 2021, às 20h

Ao Vivo no canal da Zula Cia. de Teatro no YouTube - bit.ly/zulaciadeteatro

O espetáculo reúne muitas vozes/depoimentos de mães que abordam as diversas formas de se relacionar com o universo materno. Será realizado a partir da casa de cada uma das atrizes que irão compartilhar desse espaço privado para trazer outros significados para cena.

WORKSHOP “MÃE, MULHER?”

16 a 18 de abril de 2021 – 16h às 18h – Em plataforma de reuniões online

Os formulários de inscrição estão disponíveis no site site www.zulaciadeteatro.com.br

Este workshop fez parte da pesquisa sobre o universo feminino e materno que resultou na construção do espetáculo “MAMÁ!”, o segundo da Zula. A intenção é dividir com os participantes os jogos e reflexões que fizeram parte dessa experiência. A oficina terá 6 horas de duração, sendo 2 horas por dia com número limite de 30 participantes.

Universo feminino e materno

A Zula Cia. de Teatro nasceu em 2011, a partir da apresentação de uma cena curta, realizada pelas atrizes Talita Braga e Andréia Quaresma, no Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto. Vencedora do festival, a cena circulou por algumas cidades, sendo premiada também em Goiânia, Manaus e Curitiba.

O reconhecimento do trabalho se deve ao ineditismo que a companhia trouxe à cena. Ainda em 2010, um grupo de artistas se reuniu em torno de um projeto autoral. Estavam entre eles, Talita Braga, Andréia Quaresma, André Veloso, Cristiano Araújo, Jane Porto, Sérgio Abritta, Cris Moreira, Fernanda Marçola. “Eu sempre era convidada para participar de espetáculos idealizados por outras pessoas. Resolvemos nos reunir para ver o que a gente queria falar. E a gente queria falar do universo feminino”, conta Talita.

A vida de Rosângela, a mãe de Talita, foi o ponto de partida para o primeiro trabalho. Uma mulher casada, com filhos, que abandona a vida que tinha para viver na rua, onde encontra também o universo da prostituição. O grupo, então, começou a pesquisar o uso da realidade no teatro, chegando a uma nova linguagem teatral que vinha surgindo no Brasil, o Teatro Documentário. “Em 2010, não tinha a menor referência sobre esses trabalhos em BH e a gente não tinha conhecimento de outros existentes no país", recorda Andreia.

Para contar a história da mãe, Talita foi para São Sebastião do Paraíso com uma câmera na mão. Ela registrou uma conversa de três horas com sua mãe, abordando temas como a infância, o casamento e o momento em que abandonou os filhos e seu encontro com a rua. Assim nasceu a cena curta “As Rosas no Jardim de Zula”, que logo se tornou um espetáculo em agosto de 2012, com direção de Cida Falabella. Vencedor do Prêmio Myriam Muniz, o espetáculo circulou por diversas cidades, inclusive em Buenos Aires, o que deu a oportunidade às atrizes de fazerem um workshop com a Vivi Tellas, criadora do Biodrama, uma metodologia que prioriza a encenação de biografias de pessoas.

O segundo espetáculo da companhia, “Mamá!” investigou o universo feminino e materno, mas agora ouvindo também outras mulheres sobre o que não é dito sobre a maternidade. Por meio de workshops realizados em centros culturais de BH, as atrizes dialogaram com cerca de 150 mulheres, colhendo depoimentos que seriam incorporados ao espetáculo, que contou com a direção de Grace Passô e dramaturgia de Assis Benevenuto. O trabalho estreou em novembro de 2015, fazendo reverberar no palco diferentes histórias e contextos em torno da vivência da maternidade.

Foto: Guto Muniz

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.