Notícias

Aulas Abertas traz Neise Neves, atriz, para falar sobre a produção teatral no cenário de pandemia

A convidada conta a história da Cia belo-horizontina para refletir sobre as possibilidades e desafios do fazer teatral no cenário de pandemia

Segundo Neise, a Cia nasceu em 1993, no Curso de Formação de Atores da Fundação Clóvis Salgado, e, a partir de 2007, iniciou a pesquisa de formas de transpor a narrativa literária para a cena teatral. Em 2008, com a criação do Espaço Aberto, no bairro Floresta, o Pierrot Lunar passa a ter um lugar de encontro, onde recebe grupos, eventos e ações culturais.

Com a pandemia, o espaço foi fechado e a Cia teve que se reinventar, utilizando a internet e a câmera do celular para continuar criando e se expressando. Nesse processo nasceu o “Quarentena Teatral”, leituras dramáticas feitas em casa e divulgadas ao vivo pelo Facebook. A partir desse trabalho desenvolveram o espetáculo “Antigamente é quando?”, com direção compartilhada, produzida e transmitida de forma on-line.

Para terminar a reflexão, a convidada considera que o desafio do teatro interativo no contexto da pandemia se tornou um instrumento de pesquisa de espetáculos digitais. O hibridismo de linguagens utilizado no teatro pandêmico (on-line) já estava a caminho do palco com o público presencial e apenas foi acelerado pela necessidade de interatividade dos tempos atuais. Ela acredita que mesmo quando o teatro presencial voltar, o teatro digital será uma realidade que rompe fronteiras e permite que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo assista aos espetáculos.

Link do vídeo: https://youtu.be/YfqcHZ8-ixo

Neise Neves é atriz, gestora cultural, professora e cantora, graduada em Comunicação Social e Pós-Graduada em Gestão Cultural. Atriz formada pela Fundação Clóvis Salgado, fundadora e integrante da Cia Pierrot Lunar e atual gestora do Espaço Aberto Pierrot Lunar. É atriz e produtora nos espetáculos da Cia, trabalha como preparadora de elenco e atua no cinema e audiovisual.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Projeto Aulas Abertas
Quartas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.