Notícias

Profissional para organizar ambientes ganha espaço em Belo Horizonte

Método facilita a arrumação, auxilia na economia de espaço e ainda possibilita ideias criativas para decorar o ambiente Um closet ou armário bem arrumado, uma cozinha organizada e funcional, ou um escritório com tudo no lugar. Este é o cenário perfeito e idealizado por muitas pessoas que não têm tempo ou não conseguem dar um jeito na bagunça. Mas se antes organizar de forma ideal um ambiente era uma tarefa bem difícil e que ocupava horas preciosas na vida das pessoas, hoje a situação é bem diferente já que existem profissionais treinados para tal fim, o personal organizer. Mais que uma faxineira ou empregada doméstica, o personal organizer é um consultor treinado com habilidades para arrumar um espaço e mostrar soluções para conservar toda a organização. Maria Goretti Caiafa trabalha no ramo há quatro anos desde que se aposentou e viu a oportunidade de fazer o curso ‘Organização de Armários e Closets’ pelo SENAC. “Sempre gostei de organização e de produtos que facilitariam a vida doméstica. Após me aposentar, passei a me interessar mais pelo tema e, em 2009, fiz um curso e me profissionalizei na área. Desde então organizo casas, escritórios e treino funcionárias e donas de casa”, relembra Goretti. Para muitos especialistas, livrar-se da bagunça elimina 40% do trabalho e, em 80% dos casos, o problema é desorganização e não falta de tempo. Segundo Maria Goretti, “em lojas como a Cash Box sempre encontramos ótimos produtos que auxiliam na arrumação. Ferramentas que ajudam a economizar no mínimo 30% do espaço, sem considerar os descartes, como roupas e acessórios sem uso”. Maria Goretti Caiafa ainda dá algumas dicas: “Uma roupa bem dobrada, ou pendurada adequadamente quando lavada, praticamente elimina o uso do ferro elétrico. E um armário bagunçado ´esconde` peças, nos fazendo comprar novas roupas sem necessidade”, finaliza. Estilo na hora de organizar Com o aumento na procura pelo personal organizer, um segmento do comércio ganhou destaque: o de lojas de produtos e objetos que auxiliam na hora de organizar residências, empresas e até na organização pessoal. Nestes espaços encontramos os mais diferentes artigos: caixas de tamanhos variados, colméias, baús, cabides, capas protetoras de roupas de vestir e de cama e banho. Além disso, o cliente tem como opção caixas de costura, de ferramentas, para guardar sapatos, divisórias de gavetas, recipientes para maquiagem, remédios, jóias e bijuterias, protetores de portas e quinas de móveis, suportes diversos, organizadores especiais para produtos de limpeza, banheiro etc. Na capital mineira, a gerente de marketing da loja Cash Box, Rosário Rameh, conta que a diversidade de produtos disponíveis no mercado facilita a busca pela organização e que, independente do tamanho do cômodo ou da casa, é possível deixar tudo no lugar e com economia de espaço. “Temos vários itens para auxiliar a colocar uma casa ou um escritório em ordem e produtos para finalidades diferentes. Hoje já é possível encontrar uma capa protetora a vácuo, que economiza bastante espaço e é ótima para colocar edredons, como também divisórias de gavetas específicas para guardar sutiãs, calcinhas, cintos”, revela. Rosário afirma também que já existem opções disponíveis no mercado de diferentes faixas de preço. “Os produtos não são exclusivos para a classe A. Temos linhas que agradam a todos os bolsos e públicos”, informa. As caixas e cestas são as campeãs no gosto dos clientes, especialmente no de mulheres e adolescentes. Aliar funcionalidade, criatividade e bom gosto também é importante para os mineiros. “Os clientes da loja já conferem os benefícios de se manter um ambiente bem organizado. E costumam voltar inúmeras vezes em busca de artigos com formas, materiais e cores diferentes. As pessoas não querem que suas casas tenham cara de estoque e se utilizam de boas ideias e muita criatividade para colocar tudo em ordem”, finaliza Rosário.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.