Notícias

Fundação Clóvis Salgado lança novos cursos de Música, Teatro e Dança

Processo Seletivo conta com Programa de Inclusão Digital a estudantes em situações de vulnerabilidade socioeconômica para todos os 16 cursos ofertados

Para o ano letivo de 2021, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, amplia sua oferta de Cursos Regulares, ministrados pela plataforma exclusiva CEFART VIRTUAL. Nesse ano, quatro novos cursos foram implementados: Preparatório para Técnico em Dança, Regência de Bandas, Musicalização para Adultos e Laboratório de Investigação Cênica. A ampliação da oferta de cursos objetiva alcançar novos públicos, otimizando e difundindo o ensino remoto de qualidade para alunos e professores. Todo o processo seletivo será feito virtualmente, e as inscrições, que podem ser realizadas até o dia 21 de abril de 2021 (quarta-feira) através de formulário, não possuem taxa de inscrição. Ao todo, são ofertadas 409 vagas, distribuídas entre 16 cursos gratuitos das escolas de Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e Tecnologias da Cena. Para consulta de editais, acesso aos formulários de inscrição e passo-a-passo do Processo Seletivo, clique aqui.

PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL

O Processo Seletivo 2021 conta com uma importante ferramenta de acesso, o Programa de Inclusão Digital. A ação fornece auxílio via contratação de serviços de internet para estudantes que apresentaram alguma dificuldade no acesso à rede durante o período de aulas remotas. O programa oferece chips de celulares para assegurar aos alunos matriculados e frequentes em Cursos Básicos e Técnicos o acesso às atividades acadêmicas de Ensino Remoto Emergencial, durante o período da pandemia da COVID-19.

Em 2020, 64 pessoas receberam auxílio do Programa de Inclusão Digital. O programa terá continuidade em 2021, assegurando que estudantes em situações de vulnerabilidade socioeconômica possam dar continuidade em sua formação através das plataformas virtuais do ensino remoto.

“Processo Seletivo de Cursos Regulares 2021” é realizado pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS e FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO e tem a APPA ARTE E CULTURA como correalizadora. Conta ainda com o patrocínio Master da CEMIG e INSTITUT UNIMED-BH (viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores).

NOVOS CURSOS

Curso Preparatório para Técnico em Dança (20 vagas)

Ofertado por meio da Escola de Dança do Cefart, o novo curso tem por objetivo preparar os estudantes para ingresso no Curso Técnico em Dança. É também complementar à formação em dança, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a consciência corporal, convidando os alunos a compreenderem e refletirem sobre sua atuação na sociedade e no contexto cultural.

A carga horária semanal é de 16 horas, com aulas de segunda a sexta-feira, no turno da manhã, entre 8h30 e 13h. Para se inscrever e concorrer a uma das 20 vagas, é preciso ter idade entre 15 e 20 anos, além de pelo menos 3 anos de experiência comprovada em Técnica em Dança Clássica e Dança Contemporânea. Segundo Sarah Lignani, Coordenadora da Escola da Dança, o novo curso veio complementar ainda mais a formação das bailarinas e bailarinos do Cefart. “No Curso Preparatório Técnico, de nível intermediário, podemos ampliar o percurso formativo dos nossos estudantes por mais um ano, possibilitando um melhor aprimoramento técnico e artístico. É um prazer podermos viabilizar essa formação integral e aprofundada em dança!", celebra.

Curso de Regência de Bandas (45 vagas, sendo 30 vagas para Turma Iniciante e outras 15 vagas para Turma do nível Intermediário)

Ofertado por meio da Escola de Música do Cefart, o Curso de Regência de Bandas propicia um conteúdo teórico e prático que reconhece as particularidades desta área da regência. Tem como objetivos reconhecer a relevância da atuação do Mestre/Regente de Bandas como gestor cultural e educador, propiciando a ampliação e a sedimentação do seu conhecimento através de ferramentas teóricas e práticas necessárias para a condução dos trabalhos frente às bandas de música. O curso está alinhado com as principais tendências no ensino de bandas e tem foco no desenvolvimento do repertório, análise, técnicas de ensaio e leituras de bibliografias ligadas à área.

São ofertadas 30 vagas para a Turma Iniciante e mais 15 vagas para a Turma do nível Intermediário. Ambos os níveis têm duração total de um semestre, com carga horária semanal de 4 horas. Para ingressar na Turma Iniciante, é necessário ter idade a partir de 18 anos completados até o ato da matrícula, e experiência como Regente ou músico de bandas. Para ingressar na Turma do nível Intermediário, é preciso apresentar o certificado de conclusão do Curso de Regência de Bandas do Cefart, realizado no ano de 2020.

Para o professor responsável pelo curso de Regência de Bandas, Gilson Silva, as Bandas representam o que há de mais genuíno na cultura musical brasileira. “Espalhadas por todo Brasil, elas carregam anos de história e vivência no campo da performance e educação musical. Sempre se reinventaram e em tempos tão atípicos continuam em um processo de relações integradas com o passado, o presente e o futuro. Ao disponibilizar um curso de formação na área de Regência de Bandas, a Fundação Clóvis Salgado demonstra um olhar sensível para a prática, preocupando-se sobretudo com os agentes responsáveis pela disseminação do conhecimento nessas organizações”, relata Silva, que afirma ainda a importância dos Mestres de Banda para que a cultura se mantenha viva. “Eles são responsáveis pela condução pedagógica, artística e até mesmo gerencial das corporações. Isto configura a Banda como um espaço importante não só na formação de músicos, mas também como um lugar propício para a formação de gestores culturais nos municípios brasileiros. Tenho convicção que a FCS, com os seus cinquenta anos de experiência, prestígio e nobres serviços prestados à sociedade é a instituição certa para alavancar políticas públicas em prol das Bandas de Minas e do Brasil”.

Curso de Musicalização para Adultos (20 vagas)

O Curso de Musicalização para Adultos, ofertado por meio da Escola de Música do Cefart, convida os alunos a explorar as ideias de criação, expressão e invenção, aliadas ao fazer musical cotidiano. Além disso, o percurso formativo oferecido neste curso contempla um refinamento da escuta dos participantes através de experiências auditivas, pautadas pela compreensão do entorno sonoro ambiental e urbano, e do aprendizado do repertório musical brasileiro e internacional. O curso proporciona a iniciação musical através do aperfeiçoamento da escuta, da prática musical coletiva através do canto e das fontes sonoras alternativas e tradicionais.

O curso possui duração total de um semestre e carga horária semanal de 4h, com aulas às segundas e quintas-feiras, de 19h às 21h. Para concorrer a uma das 20 vagas ofertadas, o candidato precisa ter idade a partir de 18 anos completos até o ato da matrícula. Segundo Luiz Franceschini, professor do curso, a musicalização é a primeira etapa do processo de educação musical, e nela busca-se desenvolver no indivíduo as primeiras percepções em relação aos materiais sonoros que nos rodeiam. “Ao contrário do que muitos acreditam, a musicalização não é uma atividade dirigida exclusivamente ao público infantil. Em qualquer etapa da vida é possível iniciar os estudos musicais e, com o Curso de Musicalização para Adultos, a FCS oportuniza a qualquer pessoa a partir dos 18 anos iniciar os estudos nessa arte tão reconfortante e prazerosa. No atual contexto de políticas públicas educacionais do Estado de Minas Gerais, o curso é um importante primeiro passo para o estabelecimento da ideia de que a música é uma arte acessível a todos”, declara Franceschini.

Para o Coordenador Interino da Escola da Música do Cefart, Guilherme Brant, os cursos Regência de Bandas e Musicalização para Adultos fortalecem e ampliam as possibilidades de ensino da instituição. “Esta é uma oportunidade única para os candidatos estarem cercados de grandes profissionais e aprenderem um pouco mais sobre música, tendo a oportunidade de estarem imersos em um caldeirão cultural”, celebra Brant.

Curso Laboratório de Investigação Cênica (20 vagas)

Ofertado por meio da Escola de Teatro do Cefart, o novo curso é focado para atrizes e atores profissionais, no aprofundamento de seus conhecimentos teóricos e práticos em artes cênicas. Através de disciplinas ligadas às áreas de expressão corporal, expressão vocal, atuação e dramaturgia (textual e cênica), o curso visa criar um espaço de pesquisa e descobertas, no que diz respeito às dimensões técnicas e estéticas, para o ofício de atrizes e atores contemporâneos.

O curso se dará em um semestre e tem carga horária semanal de 8 horas. As aulas serão realizadas a terças e quintas-feiras, de 14h às 17h40. Para concorrer a uma das 20 vagas, é preciso ser atriz ou ator com formação concluída e/ou profissional comprovada, e ter interesse em aprofundar seus conhecimentos e pesquisas artísticas.

Segundo Paulo Maffei, Coordenador da Escola de Teatro do Cefart, o curso foi criado com o propósito de ofertar um espaço de pesquisa e de criação artística para atrizes e atores que já possuem experiências, estimulando a verticalização das investigações pessoais numa perspectiva coletiva. “Acreditamos que este novo curso possa ser um espaço importante para a cena teatral belo-horizontina, uma vez que a proposta é a de que, ao final, o processo criativo seja compartilhado com o público, colocando em discussão o fazer e o pensar teatral contemporâneos. Criamos um curso que visa enriquecer os conhecimentos e as práticas de artistas, abrindo o debate sobre os processos com o público”, explica.

TOTAL DE VAGAS E CURSOS OFERTADOS

A Escola de Artes Visuais oferece 120 vagas, sendo distribuídas entre os módulos de Arte e Educação (30), Curadoria (30), Expografia (30) e Produção (30).

A Escola de Dança oferece 70 vagas, dividas entre Curso Básico (30), Curso Pré-Técnico (20) e Curso Técnico (20).

A Escola de Música, oferece 105 vagas, distribuídas entre Coral Infantojuvenil (15), Curso Básico (25), Curso de Regência de Bandas (45 vagas, sendo 30 vagas para turma Iniciante e outras 15 para turma Intermediária), e Curso de Musicalização para Adultos (20).

A Escola de Teatro oferece 34 vagas, ofertadas para Curso Técnico, divididas entre os turnos manhã (8) e noite (6), e para o Curso Laboratório de Investigação Cênica (20).

Já a Escola de Tecnologia da Cena oferece 80 vagas, dividas entre os módulos de Auxiliar de Cenotecnia (20), Figurinista (20), Iluminador Cênico (20) e Sonoplasta (20).

PROCESSO DE SELEÇÃO 2021 | CURSOS REGULARES DO CEFART

aulas ministradas pela plataforma cefart virtual

Inscrições: até 21 de abril de 2021

Inscrições habilitadas: 22 de abril de 2021, a partir das 18h

Recursos referentes às inscrições: 22 até 23 de abril de 2021, até às 18h, pelo e-mail ([email protected])

Cronograma das etapas de seleção: 26 de abril de 2021, a partir das 18h

Etapas de seleção: 27 de abril a 7 de maio de 2021

Resultado preliminar: 10 de maio de 2021, a partir das 18h

Recursos referentes ao resultado preliminar: 12 de maio de 2021, até às 18h

Resultado final: 14 de maio de 2021, a partir das 18h

Matrícula: 24 a 28 de maio de 2021

Início das aulas: 14 de junho de 2021

Informações para o público: das 9h às 17h, pelo telefone (31) 3236-7471

Foto: Paulo Lacerda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.