Notícias

“Campos Culturais” exibe os primeiros filmes produzidos por jovens da periferia de BH

Projeto que promove atividades culturais em comunidades da capital mineira apresenta dois curtas-metragens produzidos no Granja de Freitas e no Morro do Papagaio em sessões gratuitas

Neste final de semana, o projeto Campos Culturais, exibe ao público os dois curtas-metragens produzidos por jovens do Granja de Freitas e do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte. Os filmes “L4 Hit Favela” e “Emoções Periféricas” mostram o resultado da primeira ação do projeto na capital mineira, patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com a realização de oficinas gratuitas de cinema para moradores de 13 a 19 anos dos dois bairros. Além dos dois filmes, outros dois curtas-metragens nacionais serão exibidos. As sessões acontecem no sábado, dia 20 de abril, a partir das 17h30, na Quadra Morro do Papagaio; e no domingo, dia 21, na Quadra Granja de Freitas, também a partir das 17h30.

“Uma oficina de audiovisual que propõe ser uma janela para um primeiro olhar de jovens através do cinema é sem dúvida uma ferramenta poderosa, para quem faz e para quem assiste”, define o cineasta Cris Azzi, que ministrou as aulas. Lançado no final de 2023, a proposta do Campos Culturais é fortalecer os territórios periféricos de Belo Horizonte, potencializando os espaços de convivência dentro das comunidades, para realização de atividades culturais, esportivas e comunitárias. O projeto atua em quadras esportivas dos bairros beneficiados, assim como seu entorno; além de apresentações e sessões de cinema, os espaços também receberão pinturas artísticas com uso de graffiti e outras técnicas, produzidas por artistas locais. 

Primeira exibição - O curta “L4 Hit Favela” foi produzido por jovens do Granja de Freitas (região Leste), primeiro bairro a receber o projeto. O filme aborda a música hip hop e o desejo da juventude de se manifestar por meio dessa arte.  Já “Emoções Periféricas” é fruto da criatividade e do trabalho dos jovens do Morro do Papagaio (região Centro-Sul), que também contou com a oficina de cinema. A produção acompanha a história de uma jovem que dialoga diretamente com suas próprias emoções, conflitos e sonhos. “Acho que o grande legado do Campos Culturais é deixar uma janela aberta, um canal para que esses jovens possam se comunicar através do sensível, colocar pra fora seus sentimentos e transformar tudo isso em histórias”, afirma Cris Azzi.

As oficinas de cinema no Granja de Freitas aconteceram em dezembro de 2023 e no Morro do Papagaio no começo deste mês, abril de 2024. Ao longo das atividades, os participantes passaram por uma verdadeira imersão pelo audiovisual, vivenciando coletivamente todas as etapas da realização de um filme – desde a concepção de uma ideia à escrita do roteiro, o manuseio dos equipamentos, a produção das cenas, a filmagem e a montagem das produções. “Desenvolvemos um conjunto de dinâmicas para que a turma pudesse encontrar temas convergentes para todos que estavam participando e, a partir daí, um eixo para a história e para a construção do roteiro foi definido. A escolha temática foi feita com muita liberdade pelos alunos e pelas alunas”, reforça o cineasta. Agora é a hora da comunidade conhecer o resultado desse trabalho.  

O Campos Culturais é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tem parceria do Coletivo Levante, apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e realização do Instituto Vivas e Governo de Minas Gerais.

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.

SERVIÇO: Exibição dos curtas-metragens do projeto Campos Culturais

Dia: 20/04, a partir das 17h30
Local: Quadra Morro do Papagaio - Via do Bicão, em frente ao número 565

Dia: 21/04, a partir das 17h30
Local: Quadra Granja de Freitas - Rua Coronel Robson Zamprogno, n. 10

Mais informações pelo e-mail [email protected], WhatsApp (31) 97117-8101 e nas redes sociais instagram.com/camposculturais e facebook.com/camposculturais

Foto: Andre Amparo

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.