Notícias

Zé da Guiomar lança “Carta na Manga”

O grupo é responsável pelo fortalecimento e renovação do samba na capital mineira

No dia 06 de maio, sábado, a partir das 22 horas, o grupo de samba Zé da Guiomar estará no Distrital do Cruzeiro (Rua Opala s/n – Bairro Cruzeiro) mostrando seu novo trabalho “Carta na Manga” numa grande festa. Com 17 anos de carreira, quatro discos e muitos shows pelo Brasil e até no exterior, Zé da Guiomar é considerado um dos mais autênticos e requisitados grupos de samba da atual cena mineira.

Formado por Alexandre Batista (percussão), Gustavo Monteiro (violão de sete cordas), Márcio Souza (vocal e violão), Marcos Flávio (trombone), Renato Carvalho (sax), Rodrigo Martins, Totove Ladeira (percussão) e Valdênio Martinho (cavaquinho), o Zé da Guiomar se transformou em um dos grupos mais bem-sucedidos de Minas Gerais.

Com um instrumental eficiente, arranjos criativos e um repertório cuidadosamente escolhido, que mescla temas próprios, clássicos de várias épocas e tendências, o Zé da Guiomar é também lançador de novos talentos, pois está sempre pesquisando e mostrando para seu público, lindas canções inéditas. O grupo iniciou sua trajetória em 2000, e tem como repertório o melhor do nosso samba com inserções na bossa nova e MPB.

Zé da Guiomar lançou seu primeiro cd “Zé da Guiomar” em 2005, o segundo trabalho, intitulado “O Samba Tá” foi em 2008 e “Samba Feiticeiro”, o terceiro de sua história discográfica foi lançado em 2012. Os dois primeiros álbuns obtiveram um grande sucesso de vendas para os padrões da cena independente daquela época, e atualmente encontram-se esgotados.

“Carta na Manga” segundo o Zé da Guiomar

O quarto álbum do ZdG reúne basicamente autores mineiros, com doze músicas, sendo três autorais, onze inéditas e apenas uma regravação. A intenção é justamente reverenciar e exaltar o samba composto aqui, de belíssima qualidade, e muitas vezes pouco reconhecido e divulgado. O cd anterior, “Samba Feiticeiro”, teve mais ou menos o mesmo propósito e o enfoque foi o universo autoral baiano.

A primeira faixa, Carta na Manga, música de conotação mais amorosa, romântica, também dá nome ao disco, mas, aqui, explorando outro sentido do termo. Assim, o título é meio que uma "provocação", um desafio àqueles que desconhecem ou subestimam o samba produzido aqui, por um lado; e uma oferta, um presente àqueles que se interessam e valorizam o samba das gerais, por outro.

Achamos assim, que Carta na Manga tem uma proposta muito bem delineada, concisa, com a sonoridade característica do Grupo e escolha de um repertório diverso, seja pelas variações rítmicas características do gênero, ou pela mensagem e conteúdo de suas letras. Fizemos questão, também, de gravarmos só com os integrantes do Grupo (Alexandre Batista, Gustavo Monteiro, Márcio Souza, Marcos Flávio, Renato Carvalho, Rodrigo Martins, Totove Ladeira e Valdênio Martinho), à exceção da participação das Formosas (Babaya, Celinha e Lu Braga); com o intuito de fortalecer, ainda mais, a identidade do trabalho e a nossa linguagem musical. Todos os arranjos e a direção musical foram feitos pelo carioca Jayme Vignoli, arranjador de renome nacional, o que caracteriza, valoriza e referência o novo trabalho.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.