Notícias

Cantora portuguesa Mariza volta a Belo Horizonte com seu novo show “Mundo”

Uma das vozes mais representativas do fado e a artista mais internacional de Portugal, a cantora Mariza voltará a Belo Horizonte, em maio, para única apresentação no Grande Teatro do Palácio das Artes, dia 21 de maio, domingo, às 19h. O show “Mundo”, que chega pela primeira vez à capital mineira, reúne inéditas e releituras de grandes sucessos da música mundial com influência do fado. Informações e ingressos pelo site ingressorapido.com.br

Sobre o show “Mundo

“Mundo”, o sexto disco de estúdio de Mariza, o seu primeiro álbum inteiramente novo depois de cinco anos. “Mundo” não esquece o Fado onde tudo começou. Um outro Fado, mais aventureiro, expandindo-se em direção a uma nova identidade, a um novo começo. Na sua voz, na sua    alma, na sua paixão, quer ela cante Javier Limón ou Jorge Fernando, Paulo de Carvalho ou Carlos Gardel, Amália ou Marceneiro, Pedro da Silva Martins (dos Deolinda) ou Rui Veloso, Mariza é o Fado. Não o Fado de ontem, mas o Fado de hoje, aberto ao mundo, aberto ao mar.                          

“Mundo” é um disco de viagens, em viagem. Vai do Cabo Verde de “Padoce de Céu Azul” ao flamenco de “Adeus”, poema de Cabral de Nascimento musicado pelo guitarrista Pedro Jóia, passando pelo tango revisitado de “Caprichosa”, criado por Carlos Gardel em 1930. Na voz de Mariza, com a produção de Javier Limón (regressado depois de “Terra”) atenta às mais ínfimas vibrações de emoção, é fácil acreditar que o mundo é pequeno, e que já não há distância, nem de espaço nem de tempo.            

O “Mundo” que ela canta é, sim, do Fado e de todas as músicas que o rodeiam. Mas, sobretudo, é o mundo de Mariza – um mundo que cresceu ao longo de cinco anos sem gravar, um mundo que revela novas paisagens, novos lugares, novas músicas. Como ela o vê. Como ela o canta. Como só este “Mundo” o poderia mostrar.  

Sobre a carreira de Mariza

A carreira de Mariza conta com constantes apresentações nos palcos mais importantes do mundo, como:       Olympia de Paris; Ópera de Frankfurt; Royal            Festival Hall de Londres; Le Carré de Amsterdam; Palau de la Música de Barcelona; Sydney Opera House; Carnegie Hall de Nova Iorque; Walt Disney Concert Hall de Los Angeles (com cenografia especialmente concebida por Frank Gehry).      

Trabalhos em cinema e televisão

Em 2007 foi uma das estrelas principais do filme Fados, do realizador espanhol Carlos Saura, exibido em quase cem países, e protagonizou o documentário Mariza and the History of Fado, produzido para a BBC pelo crítico musical Simon Broughton, e no ano seguinte participou de forma destacada na primeira série documental da televisão pública portuguesa sobre a História do Fado, Trovas Antigas, Saudade Louca, narrada por Carlos do Carmo sobre guião de Rui Vieira Nery.   

Principais prêmios e menções

Embaixadora de Boa Vontade da UNICEF

Embaixadora da candidatura do Fado a Património Mundial da UNESCO

Grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras (França)

BBC Radio 3 – Prémio Melhor Artista World Music

Prémio Internacional Fundação Amália Rodrigues

Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique

Medalha de Mérito Turístico da Secretaria de Estado do Turismo

Womex – Melhor Artista 2014

Songlines – Best Album 2015

Songlines - Best Artist 2016

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.