Notícias

Projeto À Margem e cinefronteira promovem sessão à beira do Arrudas

Na próxima terça-feira, o coletivo cinefronteira promove o Cine Arrudas, sessão de cinema às margens do Ribeirão Arrudas que faz parte da programação da exposição À Margem: água, cultura e território, que vem promovendo debates, atividades e encontros para discutir a relação dos belo-horizontinos com os rios que cortam a cidade. No dia 2 de maio, a partir das 19h30, serão exibidos 8 curtas-metragens e logo após haverá mesa de debate com especialistas e entusiastas do assunto.

À Margem: o rio e a cidade

Belo Horizonte tem quase 700 km de cursos d’água, mas quase todos nossos córregos e ribeirões estão escondidos: debaixo de asfalto ou misturados a tanto lixo e esgoto, são vistos como problemas. Mas e se a possibilidade de ter rios na cidade não representasse um transtorno?

A mostra 'À Margem - água, cultura e território', no Espaço do Conhecimento até 18 de junho, traz perspectivas de um rio das Velhas em três tempos: o que era, o que é, e o que pode vir a ser. Belo Horizonte está situada nas bacias hidrográficas do ribeirão Arrudas e do ribeirão Onça, afluentes do rio das Velhas. O rio conecta diversos territórios e, além de olhar a cidade a partir das águas, podemos conhecer a realidade e as relações entre outros pontos da bacia do rio das Velhas, desde a nascente em Ouro Preto, até a foz no rio São Francisco, em Barra do Guaicuí.

Para os três meses de exposição, foi promovida uma programação com mesas, aulão público, expedições, jogos, cinema e café no rio para ampliar os temas da conversa e levá-la para outros pontos da cidade.

cinefronteira

O cinefronteira é um coletivo cineclubista que busca exibir, debater e refletir o cinema nacional contemporâneo, estabelecendo um diálogo constante entre realizadores, críticos, educadores, ativistas e o público. Nossa proposta é deslocar a distribuição cinematográfica atual, organizando mostras em espaços públicos, ocupações urbanas e escolas, contribuindo para a democratização da cultura e o direito à cidade.

Cine Arrudas

Curtas:

Carne e casca: Direção de Daniel Drumond, produzido durante oficina de cinema promovida pelos Ateliers Varan em Recife, PE. Carne e casca retrata a vida de um pescador de sururu nas águas poluídas do Rio Capibaribe.

Duas Águas: Direção de Joelton Ivson, produzido durante oficina de cinema promovida pelos Ateliers Varan em Recife, PE. Através de sua pequena empresa de perfuração de poços, sr. Lima leva água a bairros que não dispõem mais de águas para consumo.

Arrudas: Direção de Sávio Leite. Um rio, uma avenida. O progresso. Quarto vídeo do projeto Nessa rua tem um rio – Laboratório Undió de Intervenções Artísticas.

Nascente: Direção de Helvécio Marins. A vida flui e se renova como a água, o destino torna-se nascente.

Águas Sagradas*: O filme Águas Sagradas traz histórias, cantos, cultura e tradições do Quilombo Mangueiras, na região norte de Belo Horizonte. As águas da nascente e do córrego que margeia o Quilombo, além de presentes na vida cotidiana dos moradores, são usadas para preparar a festa das Yabás, uma comemoração para as Orixás femininas.

Brejinho*: Desde muito tempo, comunidade, poder público e mercado imobiliário vivem uma disputa tensa pelo uso do território do Parque do Brejinho, na região da Pampulha. No filme Brejinho, memória e realidade se confundem na investigação daquilo que tece esse conflito.

Felicidade*: Um retrato cotidiano do Bairro Jardim Felicidade, na região norte de Belo Horizonte, a partir das relações de seus habitantes - humanos e não humanos - com o córrego Tamboril e duas de suas nascentes, muito presentes e importantes na paisagem e na vida coletiva local.

*Pré-lançamento dos filmes produzidos durante oficina de cinema promovida pelo Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça.

Debate:

Gustavo Jardim

Gustavo é realizador áudio visual, arte-educador e pesquisador do cinema no contexto da escola (Faculdade de Educação - UFMG). Sócio-fundador do coletivo de arte Durolo, trabalha atualmente com a ONG Imagens em Movimento/RJ, junto à Cinemateca Francesa de Paris, e já participou de diversos festivais no Brasil e no exterior.

Sávio Leite

Sávio Leite é um cineasta de animação brasileiro. Estudou Comunicação, Artes Visuais, Cinema e Vídeo. É um videoartista, diretor de curtas-metragens, professor e coordenador de workshops de vídeo e imagem, tendo colaborado ainda em vários projetos cinematográficos. Seus trabalhos foram apresentados em diversos festivais ao redor do mundo.

Lindaura Rosa

Lindaura é aposentada, formada em serviço social e responsável pelo Núcleo Brejinho. É membro da associação comunitária dos bairros Aeroporto, Liberdade, Santa Rosa e adjacências, secretária do Conselho de Segurança Pública e membro da UNEGRO-BH. Há 20 anos luta pelo Parque do Brejinho e fez parte da equipe do filme Brejinho.

A programação completa de À Margem: o rio e a cidade se encontra neste link https://goo.gl/pGz5kV.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.