Notícias

Grupo Sarandeiros apresenta DANÇA BRASIL com coreografias inéditas em BH e prepara-se para novos integrantes

Após circulação internacional o grupo retorna ao Brasil, apresenta espetáculo e abre inscrições para novos dançarinos

Exaltando os grandes ciclos festivos brasileiros – Carnavalesco, Junino e Festas do Boi – o Grupo Sarandeiros sobe ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes no próximo dia 07 de Maio, 19 horas, com o espetáculo “Dança Brasil”. Baseado na pesquisa e livro homônimo do diretor Gustavo Côrtes a montagem é uma tradução artística das mais representativas tradições nacionais transpostas para a cena pelos dançarinos e exuberantes figurinos do Grupo Sarandeiros. Composta por grande elenco a montagem leva ao Palácio das Artes quarenta dançarinos e cinco músicos sob a direção musical de Tatá Sympa, direção artística de Petrônio Alves e coordenação de ensaios de Carol Vaz e Diego Marcossi.

Em “Dança Brasil” o grupo reafirma seu trabalho e envolvimento com a ampla valorização da riqueza cultural brasileira para além das regionalizações de cada manifestação, demonstrando a multiplicidade das danças populares nacionais que ganham vida e podem ser reconstruídas fora de seus contextos originais.

“Estreamos esse trabalho em 2002, mas as coreografias tornaram-se mais dinâmicas e ousadas com o passar do tempo” conta o diretor Gustavo Côrtes. Constantemente renovada com novos elementos coreográficos e dramatúrgicos que surgem das intensas vivências do Sarandeiros esta apresentação de “Dança Brasil” traz coreografias de Samba e Lundu Marajoara inéditas na capital mineira que foram criadas para a mais recente turnê feita pelo grupo ao México.

 “Nesse sentido faço a observação de que “Dança Brasil” não se trata de um resgate da cultura folclórica nacional, mas sim um trabalho autoral de pesquisa e tradução cênica original das tradições pesquisadas e revisitadas constantemente pelo coletivo” ressalta o diretor.

Retornando ao Brasil após sua 16ª turnê internacional o grupo prepara-se ainda para a seleção de novos integrantes. A audição acontece no dia 13 de maio na UFMG e tem inscrições abertas pelo site do grupo. Para se inscrever é necessário ter mais de dezessete anos, demonstrar habilidades em qualquer estilo de dança, ter interesse em participar de um grupo de danças brasileiras e disponibilidade no horário dos ensaios. Mais informações pelo site www.sarandeiros.com.br.

O Grupo

Consolidados em trinta e sete anos de trajetória o Sarandeiros é considerado hoje um dos maiores e melhores grupos de dança voltado para a divulgação da cultura brasileira. Com mais de mil apresentações em seu currículo o grupo já percorreu quinze países entre Europa e Américas em diversas turnês internacionais e marcou presença em mais de duzentos festivais.

Unindo as artes com o propósito da valorização e do reconhecimento da cultura popular brasileira o trabalho do diretor Gustavo Côrtes e do Sarandeiros surpreende o público por traduzir em gestos e cantos, de forma interativa e emocionada, o vibrante folclore nacional.

Atualmente o grupo traz três espetáculos em seu repertório: “Dança Brasil”, “Gerais de Minas”, premiado trabalho inspirado na obra de Guimarães Rosa focado na tradução artística da cultura mineira, e “Quebranto”, obra afro-brasileiro com diversas premiações que mostra de maneira exuberante o universo dos deuses africanos no Brasil.

Além da criação artística, o Sarandeiros mantém desde sua origem parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais através de cursos de extensão universitária gratuitos. Voltados  para o ensino e a valorização da cultura tradicional brasileira o trabalho atinge mais de 500 pessoas por semestre entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Ficha Técnica:

Diretor Geral: Gustavo Côrtes
Direção Administrativa: Ângela Liparini e Gilce Félix
Direção Artística: Petrônio Alves
Coordenação Preparação Física: Diego Marcossi
Coordenação de Ensaios: Carolina Vaz
Figurinos: Telma Rodrigues
Iluminação: Joana D'arc e Ângelo Henrique Machado
Direção musical: Joao Di Souza (Tatá Sympa)

Músicos: Analu Braga, Joao Di Souza (Tatá Sympa), Marco Aur, Rafael Leite

Bailarinos: Andréia Abreu, Anne Vaz, Ayrsha Tallarico, Barbara Fonseca, Barbara Santana, Barbara Guerra, Brenda Lopes, Bruna Marchezini, Carolina Vaz, Caroline Cavalcante, Christian Sousa, Davidson Rocha, Diego Marcossi, Diogo Silveira, Fabiane Almeida, Gerson Carvalho, Glauce Almeida, Gustavo Côrtes, Hélio Navarro, Hugo Martins, João Gatto, Juliana de Paula, Laura Tomaz, Laura Scur, Lívia Borges, Luiza Rallo, Luizza Borboleta, Marcos Liparini, Mariana Gomes, Marina Marques, Michael Kenji, Nádia Bueno, Palloma Santos, Paula Debien, Pedro Menegasse, Pedro Barbosa, Petrônio Alves, Ramsés Silva, Roberta Faria, Rodrigo Gavioli, Talita Cotta, Thiago Carvalho, Tiago Quirino, Vitor Tallarico, Wanderson Dutra

Produção: Gustavo Machado e Tiago Sgarbi
Produção Sarandeiros: Guilherme Côrtes
Sonorização: Diano Carvalho

Apoio Cultural: Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - PROEX (Pró-Reitoria de Extensão); Departamento de Educação Física da EEFFTO-UFMG

Espetáculo inspirado no Livro " Dança Brasil" de Gustavo Côrtes

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.