Notícias

Festival Giro Brasil promove o encontro entre Bahia e Minas Gerais, com atrações de destaque da cena contemporânea da música brasileira

Belo Horizonte recebe no dia 6 de maio a primeira edição do Festival Giro Brasil, no Music Hall. Com ingressos a preços populares, R$20(inteira) e R$10(meia-entrada), o festival promove o encontro entre dois estados brasileiros (Minas Gerais e Bahia) por meio da música. Para isso, alguns dos nomes mais celebrados da música brasileira contemporânea sobem ao palco do Giro Brasil: os baianos do BaianaSystem e Lucas Santtana; e os mineiros Di Souza e DJ Thiagão.

O BaianaSystem é hoje um dos grandes nomes do cenário independente brasileiro. Em sua música, o grupo resgata a guitarra baiana - considerada a alma do carnaval da Bahia, criada pela dupla Dodô e Osmar nos anos 50. A lendária dupla também é responsável por outra criação genuinamente baiana: o trio elétrico. Não é a toa que, hoje, o bloco comandado pelo BaianaSystem no carnaval de Salvador, chamado de “Navio Pirata” pelo grupo, é uma das atrações mais aguardadas da festa soteropolitana. Complementam sua sonoridade, ainda, os blocos de música afro, o raggamuffin da Jamaica, o kuduro de Angola e a música eletrônica.

Seu segundo trabalho, “Duas Cidades”, foi considerado um dos melhores discos brasileiros de 2016, por publicações como a Revista Rolling Stone e o jornal O Estado de São Paulo. A banda também foi agraciada com prêmios pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) – Melhor Show –; e pela Revista Bravo! – Melhor Disco e Melhor Show. “O BaianaSystem representa o que há de mais forte na música independente da Bahia hoje, arrastando multidões com uma energia incrível”, destaca Fernanda Alves, idealizadora do Festival.

Compositor e instrumentista de peso, o também baiano Lucas Santtana completa 17 anos de carreira, com seis discos lançados. Sua lista de colaborações é extensa: como instrumentista, trabalhou com Caetano Veloso, Chico Science & Nação Zumbi, Tom Zé e Gilberto Gil; como compositor, teve suas canções gravadas por artistas como Marisa Monte, Céu, Márcia Castro e Gui Amabis. Seu trabalho mais recente, “Sobre Dias e Noites”, de 2014, foi destaque na imprensa brasileira e internacional – angariando elogios de publicações como The Guardian (Inglaterra) e Le Monde (França). Ao longo dos anos, sua empreitada autoral rendeu diversos frutos positivos, como o reconhecimento da inventividade e qualidade de seu trabalho: Lucas é notadamente conhecido por ser um camaleão, onde cada trabalho é uma surpresa sonora. Para Fernanda, “o som do Lucas se destaca por trazer o eletrônico junto com a música baiana de uma forma bem dançante”.

Representando Minas Gerais, o Festival Giro Brasil recebe o músico Di Souza, nome em ascensão na cena autoral da capital mineira e uma das figuras mais celebradas do carnaval de rua belo-horizontino. Verdadeiro “Ativista Cultural”, Di Souza é um dos integrantes do bloco Então, Brilha!, um dos principais agitadores do carnaval da cidade, levando a cada edição uma verdadeira multidão para a rua Guaicurus, ano após ano. Seu primeiro trabalho foi lançado em 2015, “Não Devo Nada Pra Ninguém”. Parte dos recursos para a produção do álbum foi alcançada com a ajuda do público, por meio da plataforma de financiamento coletivo Catarse. “O Di Souza traz ao palco do Giro Brasil um som fortemente influenciado pela música baiana, sua sonoridade tem uma pitada do axé, da música mais descontraída, com uma forte identificação com o carnaval”, comenta Fernanda.

O mineiro DJ Thiagão completa a festa e promete trazer uma mistura de sonoridades para o Festival. Criador e DJ residente da festa Sexta Básica, realizada em Belo Horizonte e em São Paulo, Thiago tem um repertório diversificado, com foco na música brasileira. De Minas Gerais, mas apaixonado por música brasileira e pelo carnaval de Salvador, Thiagão roda o país com suas discotecagens, inclusive com animadas apresentações no verão baiano. Por isso, ele foi escolhido como nome ideal para compor a programação: “O DJ Thiagão toca em uma das maiores festas de música brasileira do país, a Sexta Básica, é mineiro e apaixonado pelo carnaval da Bahia. Ninguém melhor que ele para compor o clima baiano desta edição.”. 

Pensado para celebrar e fortalecer o diálogo entre Minas Gerais e as demais culturas do Brasil, o Festival Giro Brasil é um desejo antigo de Fernanda Alves: “Trabalhei com produção de festivais ao redor do Brasil por muitos anos, e pude sentir a especificidade de cada local, de cada festa. Nas experiências que tive na Bahia, Pará ou no Pernambuco, percebi na prática que cada estado tem a sua cultura muito forte. Daí veio a ideia de realizar o Giro Brasil. A proposta é trazer um pouco da cultura de outros estados para Minas Gerais: promovendo um verdadeiro encontro entre artistas e do público, criando toda uma atmosfera que inclui, inclusive, uma cenografia especial para o evento”. Assim, a edição Minas + Bahia é apenas o começo. Ainda em 2017, o Festival Giro Brasil contará com uma segunda edição, promovendo o encontro de artistas mineiros com músicos de outro estado brasileiro

O Festival Giro Brasil tem o patrocínio da Claro Net através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura

 Sobre os artistas 

BaianaSystem (BA)

BaianaSystem é um dos principais nomes de um movimento independente que busca ressignificar a sonoridade da música urbana produzida na Bahia. Sob a influência dos sound systems, o grupo se utiliza do conceito de sistema como forma de amplificar não só o som, mas principalmente a essência das tradições populares. Esse sistema se manifesta no palco ou nas ruas, em casas de show, trios elétricos ou carros de som ambulantes, disseminando a música do Brasil ao Japão, sem fronteiras.

Lucas Santtana (BA)

Lucas é um baiano do mundo que trilha um caminho sonoro notável, mesclando influências do funk, hip hop, eletrônica, samba, reggae, MPB, pop e dub jamaicano. Hoje é um dos mais reconhecidos e requisitados artistas da cena nacional e, desde o seu disco de estreia, tem se destacado por uma sonoridade rica, uma desafiadora mistura de gêneros e uma vastidão de possibilidades.

Di Souza (MG)

“Ativista Cultural” em Belo Horizonte, Di Souza é dos mais expressivos de sua geração. Figura consagrada no Carnaval de rua, a frente do Bloco Então, Brilha!, o músico traz para o palco todo o brilho e a espontaneidade de um artista livre e corajoso, num show eclético e animado.

DJ Thiagão (MG)

Produtor/DJ da Festa Sexta Básica e um dos criadores do Coletivo Punch. Thiago tem um repertório diversificado, com forte influência da música brasileira e da black music. Acostumado a trabalhar em shows, festas, festivais, casamentos, aniversários e eventos Corporativos conseguiu uma bagagem extensa e muitos trabalhos importantes nesses anos de carreira. Atualmente mora em São Paulo e vive em constante ponte aérea mostrando seu trabalho em diversos locais do Brasil.

Foto: Divulgação 

 

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.