Notícias

ESCRITOR LAURENTINO GOMES ANALISA OS ACONTECIMENTOS QUE LEVARAM À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM BATE-PAPO NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

ENTREVISTA ACONTECE NO DIA 13/05 E INTEGRA A PROGRAMAÇÃO DO PROJETO 22 ENTREVISTAS NO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Muitos foram os eventos que fizeram o Brasil se tornar um país independente e eles serão discutidos pela Academia Mineira de Letras. No dia 13 de maio, o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, conduz o bate-papo “1822”, com jornalista e escritor Laurentino Gomes. Em formato de entrevista e transmitido ao vivo pelo YouTube da AML, o público poderá conferir a exibição às 19h30. O conteúdo integra o projeto especial “22 entrevistas no Bicentenário da Independência”.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH - por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Em entrevista ao presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, o consagrado jornalista e escritor Laurentino Gomes analisa os principais acontecimentos que levaram à Proclamação da Independência, em 7 de setembro de 1822.

Autor de "1822", livro que ficou vários meses nas listas dos mais vendidos, o autor paranaense fala sobre a vinda da família real para o Brasil, em 1808; sobre a elevação do Brasil a Reino Unido, em 1815, e sobre a Revolução do Porto, de 1820, que resultou na volta de Dom João VI para Portugal.

Ele também analisa a tensa relação entre a Casa de Bragança e as Cortes portuguesas, que queriam limitar o poder do Rei e sobre o Dia do Fico, quando Dom Pedro I resolveu permanecer em solo brasileiro, recusando-se a voltar para a Europa.

Laurentino Gomes também fala sobre os personagens mais marcantes da história da Independência, como José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como o 'patriarca da Independência', e a Princesa Leopoldina, mulher de Dom Pedro I, que teria desempenhado papel fundamental na articulação do 7 de setembro.

Outra personalidade lembrada na entrevista é Thomas Alexander Cochrane, mercenário contratado para ajudar os brasileiros a expulsar os portugueses do seu território. A resistência à Independência no Maranhão e no Pará também é comentada pelo palestrante.

O bicentenário da Independência do Brasil será celebrado em 2022. Considerando a importância da data, a Academia Mineira de Letras preparou uma programação de um ano e meio para falar sobre o assunto. O projeto “22 entrevistas no Bicentenário da Independência” conta com bate-papos conduzidos pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, e convidados que são referência nos assuntos abordados. As transmissões poderão ser acompanhadas pelo YouTube da AML.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Sobre o palestrante:

Laurentino Gomes nasceu em Maringá e se formou em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná. Tem pós-graduação em Administração pela USP. Trabalhou como repórter e editor no "O Estado de São Paulo", na revista "Veja" e foi diretor da Editora Abril. É autor dos livros "1808", "1822" e "1889". Agora, está escrevendo a trilogia "Escravidão". É membro da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

SERVIÇO:

Palestras virtual “1822” – com Laurentino Gomes

Data: a partir de 13 de maio, às 19h30

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.