Notícias

Que tal explorar cavernas sem sair de casa? Newton realiza tour virtual gratuito pela Gruta do Rato

Desenvolvido pelo centro universitário e pelo Opilião - Grupo de Estudos Espeleológicos, programação fomenta conhecimento sobre patrimônio espeleológico de Minas Gerais

E se o tempo de cumprir o isolamento social, permanecendo em casa para combater o novo coronavírus, fosse também o tempo de conhecer belezas da natureza, visitando patrimônios espeleológicos? Uma ideia, antes inimaginável, será realizada neste sábado, 9 de maio, pela Newton e pelo Opilião – Grupo de Estudos Espeleológicos (OGrEE) com o tour virtual pela Gruta do Rato. A caverna, localizada em Jequitibá, na Serra de Baldim, região central de Minas Gerais, é considerada uma das mais volumosas e imponentes, com mais de 600 metros de profundidade linear e com pontos que chegam a ter 40 metros de teto, equivalente a um prédio de 10 andares. O passeio on-line começa às 17h e os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo link https://bit.ly/2SFCI4w.

Além da visita virtual guiada, o roteiro dessa viagem, com duração de aproximadamente uma hora, inclui conhecimentos sobre a Espeleologia – ciência que estuda as cavernas –, a importância das cavernas para a humanidade e curiosidades da Gruta do Rato, como os processos de estalactites, estalagmites, formação de paredes e vestígios fósseis. “Parte do trabalho do nosso grupo de pesquisa e extensão é oferecer aos nossos alunos e ao público a oportunidade de conhecer e divulgar a Espeleologia e as cavernas de Minas Gerais, que constantemente sofrem com a exploração de minerais e de grandes obras no entorno”, ressalta o professor da Newton Luciano Faria, doutor em Química e integrante do Opilião. A visita, ao final, contará com espaço para perguntas e comentários dos participantes.

Experiência virtual – A criação do ambiente tridimensional foi desenvolvida em 2018 pelo grupo, composto por professores e alunos do curso de Engenharia Ambiental, em parceria com uma empresa de desenvolvimento de tours virtuais. “A ideia de digitalizar a caverna foi para poder testar a tecnologia em ambientes subterrâneos, uma vez que o mapeamento de cavernas, da forma convencional, é muito demorado e necessita de profissionais com treinamento avançado. Além disso, os mapas gerados da forma tradicional podem apresentar erros e não representar os detalhes das cavidades exploradas”, conta Luciano.

A tecnologia para esse passeio conta também com informações adicionais, como a indicação de textos, vídeos e fotografias da gruta.  

Tour virtual pela Gruta do Rato

Quando: sábado, 9 de maio, às 17h

Inscrições: gratuitas pelo link https://bit.ly/2SFCI4w

Sobre a Newton – Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Veja mais em newtonpaiva.br

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.