Notícias

Terreiros de Umbanda celebram, em lives, 1 ano de tombamento da Festa de Preto Velho

A tradicional Noite da Libertação (Festa dos Pretos Velhos) foi adiada em virtude do cenário mundial de pandemia do Covid-19. “De acordo com o isolamento social, a data 13 de maio será celebrada conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde, sem aglomeração, através da Internet e de dentro da casa de cada participante do terreiro”, diz Pai Ricardo (Ricardo de Moura), integrante da Reunião Umbandista Mineira (RUM) e presidente da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente. Os centros de umbanda farão suas homenagens de dentro de seus terreiros, usando a tecnologia das redes sociais para postar vídeos de depoimentos de zeladores e médiuns participantes da festa do Preto-Velho. A Live com Pai Ricardo acontecerá hoje, dia 12 de maio, às 20 horas, no instagram do RUM (@gruporum) com a diretora de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da prefeitura de Belo Horizonte, Francoise Jean de Oliveira Souza e com o historiador da Diretoria de Patrimônio Cultural, Arquivo Público e Conjunto Moderno da Pampulha, Alan Pires. Eles vão falar sobre o registro imaterial da Festa de Preto Velho (Noite da Libertação) e o significado que isso tem para a cidade e para os terreiros de Umbanda em Belo Horizonte.

Esse ano a celebração seria realizada no dia 16 de maio, data em que seria comemorado também o Registro desta cerimônia como Patrimônio Imaterial de Belo Horizonte. O pedido de Registro do festejo foi feito ao Conselho de Patrimônio em 2017, com uma proposta de auto registro. O auto registro foi realizado por uma equipe composta por jovens e zeladores de terreiro, usando uma metodologia a partir dos saberes tradicionais. A partir dessa metodologia foi gerado um dossiê com a história da festa e seus fundadores desde 1982 e dos participantes do festejo até os dias de hoje.

“Celebraremos tal conquista por enquanto de dentro de nossos terreiros, e vamos pedir aos bondosos Pretos e Pretas Velhas a sua sabedoria e resistência para vencermos essa pandemia. Vamos tocar de dentro de nossas casas, emanando energias para os contagiados por essa doença, pediremos conforto às famílias que tiveram perda de seus entes queridos e proteção para os trabalhadores e trabalhadoras da saúde que estão na linha de frente dessa luta”, conclui Pai Ricardo.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.